sábado, 17 de fevereiro de 2007

O Capitalismo é cooperativo: a natureza cooperativa das economias de mercado

Um dos aspectos mais interessantes e eficientes das economias capitalistas é a sua natureza cooperativa. Em uma economia de mercado, todos os agentes estão cooperando o tempo todo, com o intuito de produzir mais, melhor, e com preços mais baixos, ampliando constantemente o nível de bem estar social.

A natureza cooperativa do capitalismo

Em economias capitalistas temos a introdução de inovações tecnológicas, de processo produtivo, gerenciais e financeiras acontecendo a todo momento, e toda inovação tecnológica gera uma ruptura nos equilíbrios de mercado, conforme demonstrou o Shumpeter.

Apesar de ser bastante complicado obter um modelo econométrico que demonstre a natureza intrinsicamente cooperativa das economias capitalistas, podemos ver esse fenômeno ocorrer na prática. Vamos analisar o mercado de imóveis. Uma inovação que aumente a produtividade da oferta de imóveis, gera também uma diminuição na demanda que esse mercado gera sobre outros mercados, como os de cimento, aço para construção civil e etc. E com reduções na demanda nesses mercados adjacentes, teremos um deslocamento das curvas de oferta e demanda nesses mercados, reduzindo seus preços, repercutindo em toda a economia.

Então, a questão principal que determina os níveis de produção é a quantidade de capital dos empresários donos das empresas. Quanto mais ele vai lucrando, mais ele vai investindo e aumentando sua produção. Ocorre que todos os mercados de uma economia estão integrados com outros mercados, e uma alteração nesse mercado, gera alterações de equilíbrio em outros mercados: o benefício se espalha por toda a economia, por todos os cidadãos. O conceito econômico que define esses processo é o SPILL-OVER (transbordamento).

As inovações tecnológicas incorporada no processo produtivo da primeira empresa que gera essa inovação também se espalha pela economia, por intermédio da transmissão de empregados entre uma empresa e outra. No longo prazo (ou no equilibrio) toda produção que um fator adicional gera vai p/ esse fator, não fica como "lucro" da empresa, é justamente a concorrencia entre as empresas p/ abocanhar esse lucro q leva a esse resultado de cooperação.

O efeito cooperativo nas economias capitalistas é gerado pelo fato de que os direitos de propriedade, apesar de parecerem absolutos, na realidade eles são relativizados. Os direitos de propriedade intelectual do que é produzido dentro de uma empresa é da empresa, e não do empregado.

A realidade da economia mostra uma constante introdução de novas inovações no processo produtivo. E essas inovações são decorrentes da competição de mercado. No mundo real os mercados estão sempre em desequilíbrio, pois, existem introduções constantes de novas inovações, o que vai gerando aumento de produtividade global da economia e consequentemente enriquecimento da sociedade.

Um comentário:

Observação: comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões) ou conteúdo ofensivo, racista, homofóbico ou de teor neonazista ou fascista (e outras aberrações do tipo) serão apagados sem prévio aviso.

alert('Olá prazer em conhecê-lo!'); alert('Olá ' + comment.authorUrl + ', prazer em conhecê-lo!');