sábado, 3 de março de 2007

Cuba inventa novo método de crescimento econômico: mudando o cálculo do PIB

O grupo encastelado no poder em Cuba, liderados pelo ditador moribundo Fidel Castro, é uma usina de produção de bobagens e de baboseiras incrivelmente competente.


Quando vejo algum artigo do ditador moribundo na mídia "burguesa" sempre podemos esperar que no meio do texto o barbudo acuse os Estados Unidos da América de serem os culpados por algumas das desgraças que afligem a ilha, decorrentes da própria incompetência dos seus proprietários - Fidel Castro e sua corte de puxa-sacos.


Mas o ditador moribundo, além de saber culpar os Estados Unidos da América por tudo (isso é coisa de criança mimada), notabiliza-se também por inventar estatísticas exóticas para vender sua revolução no mercado mundial. Estatísticas de Saúde e Educação cubanas têm tanta credibilidade quanto uma nota de US$ 3,00!

A economia cubana está em petição de miséria, destroçada por anos de incompetência de seus proprietários. O povo não tem nem sequer acesso a bens básicos como papel higiênico e sofre com o racionamento de comida há mais de cinquenta anos. O desastre da economia cubana tem um nome: socialismo.

Entretanto, o debate sobre crescimento econômico na América Latina está crescendo, com as pessoas querendo saber qual país cresce menos, ou mais, e por quê? Muito bem, a produção agrícola de Cuba, hoje, é menor do que a de antes da revolução, o que é um indicativo que a economia cubana só encolheu sob o ditador moribundo Fidel Castro! Ah! Mas Cuba precisa entrar na América Latina liderando mais uma coisa: crescimento econômico!

Mas o crescimento econômico cubano é muito baixo, ou negativo, então o quê fazer? Simples: mude-se o método de cálculo e seeus problemas acabaram: Chegou o método cubano-tabajara de crescimento econômico: mude-se o método de cálculo e aí, pronto, todos os seus problemas estão resolvidos!!!!

http://oglobo.globo.com/mundo/mat/2006/12/23/287181733.asp

HAVANA (Reuters) - O líder interino de Cuba, Raúl Castro, pediu hoje maior transparência a respeito dos problemas crônicos da ilha, como falta de moradia e transporte público, áreas que atraem o maior número de críticas no país comunista, informou a mídia oficial neste sábado.

"Digam a verdade, sem justificativas, porque estamos cansados de justificativas nesta revolução", disse Raúl Castro na sexta-feira, segundo o jornal Juventud Rebelde.

(...)

A população tem que esperar durante horas por ônibus lotados, alguns deles meras carrocerias puxadas por caminhões, e muitos moram em casas caindo aos pedaços, freqüentemente divididas por mais de uma família.

(...)

Ele já havia criticado ineficiências do Estado no passado, mas agora está efetivamente no comando do país. Acredita-se que ele vá favorecer reformas, reduzindo o controle do Estado sobre a economia.

(...)

Cuba apresentou uma taxa de crescimento de 12,5 por cento este ano, utilizando um método particular de cálculo que soma educação, atendimento médico gratuito e outros serviços sociais prestados pelo Estado.

18 comentários:

  1. [...] http://neoliberalismo.wordpress.com/2007/03/03/cuba-inventa-novo-metodo-de-crescimento-economico-mud... [...]

    ResponderExcluir
  2. Pegar o site da Globo como fonte de referência para denegrir Cuba?
    Faça me o favor!
    É o mesmo que pegar o livro "MEIN KAMPF" do Hitler para defender o nazismo.

    ResponderExcluir
  3. DOBRE A LINGUA ANTESDE FALAR DA ILHA...
    MESMO COM TODO OS PROBLEMAS A ILHA SOBREVIVE E COM SATIFAÇÃO POPULAS POR MAIS DE MEIO SECULO, SATISFAÇÃO POPULAR SIM! PQ SE A POPULAÇÃO NÃO APOISSE O GOVERNO COM TODA A CERTEZA NÃO DURARIA POR TANTO TEMPO ... E OQUE IMPORTA E ISSO... QUEM DISSE Q CUBA PRECISA DE TODO ESSE CONFORTO E CONSUMISMO RESTRITO DO BRASIL .. CONFORTO E RIQUEZA PARA POUCOS E MISERIA E FOME PARA A MAIOR PARTE DA POPULAÇÃO .... FELICIDADE COM SUAS VIDAS ISSO E OQ IMPORTA

    Dobro a língua nada, querido. Sempre denunciarei a bárbarie genocida que acontece em Cuba! Cuba é um imenso latifúndio, de propriedade da família Castro (reparou como morre Fidel e fica o irmão, com a "herança"). Eu nunca apoiarei o trabalho escravo. Quem apóia escravidão, então apóia Cuba e seu regime genocida!

    Kassia Tavares!

    ResponderExcluir
  4. brasil 100% + que cuba

    ResponderExcluir
  5. OI MEU NOME EMARCE
    DSDV 464K57KEX4EO5E5PE4PR73YRIBGQWHWN45RUFG UKETUB4R F

    ResponderExcluir
  6. Me surprende que ainda tenha gente idolatrando o neoliberalismo, isso se chama ignorancia. Isso se chama falta de estudo de qualidade.
    Voce quando fala de cuba, tem que compara-la com economias similares, como angola, camerun, brukina faso, haiti, voce nao pode comparar cuba com estados unidos, por ex.
    Os indicadores Sociais de Cuba sao de primeiro mundo e o nivel de estudo primario e 2 veces superior ao segundo colocado na america latina, conforme o estudo realizado pela UNESCO. Cuba e um territorio livre de analfabetos e tbm de analfabetos funcionais. Dados do Brasil: 5% analfabetos, 55% analfabetos funcionais. Os cubanos, de nascimento tem direito e sua propia casa, saude de primer nivel e estudos de primer nivel. Me diz que brasileiro pode ter acesso a isso? 3% do brasil?, ou por ahi?
    Isso tendo em conta que Brasil e 8tava potencia mundial !, cuba esta no posto 87 !, depois de camerun e outros paises africanos.
    Agora voce ainda defende o neoliberalismo que foi o que marcou mais que nunca as diferenças sociais no brasil que e onde tem os pobres da africa e os ricos da suiça. Voce defende o neoliberalismo quando e justamente a causa da crisis argentina no 2001, a crise venezolana no 2000, o saqueio do ecuador, bolivia, peru e 80% dos paises de america central e o caribe. Voce esta muito mal informado. Te recomendo sair dessa burbulha e voltar para a realidade.

    //////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

    Olá Alfonso.

    Suas informação não são verídicas. O neoliberalismo é o responsável pela multiplicação por 10 do parque de telefones instalados no Brasil. É responsável pela maior e mais ampla redução de pobreza que o Brasil jamais verificou em toda sua história. O neoliberalismo é o responsável pela consolidação de 600.000 assentamentos rurais. As políticas neoliberais são as responsáveis por, hoje, o Brasil ter a 2ª maior mineradora do mundo (Vale do Rio Doce) e pela 4ª maior fabricante de aviões do mundo (EMBRAER). O Neoliberalismo foi o responsável por um salto na quantidade de crianças em idade escolar matriculados, que eram de menos de 80% em 1992, e passaram para mais de 97% em 2002.
    O neoliberalismo é também responsável pela eficiente política de gestão macro-econômica, baseada no tripé cambio-flutuante / sistema de metas de inflação / superávit primário.
    Foi durante o neoliberalismo que a Petrobrás e o Banco do Brasil se modernizaram, e se tornaram empresas sólidas e lucrativas,, pois passaram a ter seus papéis negociados na Bolsa de Nova York (caso da Petrobrás, e do BB, logo logo).
    Cuba, infelizmente, não sabe o que é neoliberalismo, então o povo cubano padece na miséria, na ditadura e na opressão de um regime assassino e genocida, que tem o único intuito de perpetuar no poder a corja ligada ao clã Castro.
    Como Cuba não tem nada de bom para mostrar, então, precisam inventar mentiras, como essa do crescimento econômico falacioso e baseado em falsas estatísticas.
    De qualquer forma, você não rebateu nenhum argumento. Nem mostrou nenhum link para sustentar suas suposições. Falar é fácil, argumentar é mais difícil. Tente, pelo menos.

    Obrigada.
    Kassia Tavares

    ResponderExcluir
  7. Estimada Kassia Tavares,

    Quando se privatiza uma empresa nacional o primeiro que tem que se fazer e ter um motivo para privatizar.
    As telecomunicações no Brasil foi inversão de acionsitas, comprada pelo propio povo braileiro. Voce quando comprava uma linha telefonica na epoca, automaticamente, era dono da linha e acionista da empresa. Quando ja se tinha estrutura, como fizeram em toda America Latina, derrubaram a empresa, criaram dividas ficticias internas, para declarar quebra para poder privatizar, isso ocorreu na maoria das empresas nacionais de America Latina nesses anos. E hoje em dia, todos os paises estao na correria para recuperar esse setores estrategicos.
    A telefonia avanzou por si mesma, nao pela privatização. Nao sei se voce se lembra que na epoca, un celular era um tijolo. Hoje em dia, em todo o mundo todos temos um celular, e da alta tecnologia, os tempos mudaram. Emquanto a seu comentario das empresas que voce chama de nacionais so pode estar brincando; Vale do rio Doce e uma empresa 100% Norte Americana, e como voce falou, uma das maiores do mundo, com um potencial enorme. A Petrobras se autodenomina nacional, mas nas horas das contas...
    A petrobras exporta primeiro para depois abastecer o mercado interno, nunca vi uma empresa nacional fazer isso.
    A propia petrobras denunciou o governo, e tem um processo vigente, porque o governo esta presionando para que a petrobras primeiro abasteça o mercado interno para depois vender seu ouro; Esta se nega e recorre. A petrobras, declarando o Brasil auto-suficiente consegue manter os preços da gasolina entre a mais caras do mundo, emquanto em outros paises autosuficientes, como Venezuela, a nafta esta a preço de agua. Sem ir tao longe, na mesma Argentina, um pais que logo, tera que importar petroleo para se autoabastecer, tem preços claramente mais accesiveis para a população.
    Em quanto a Embraer, e uma empresa Americana, nao Brasileira. Sua sede e no Brasil, somente.
    O Brasil tem hoje em dia 5% de analfabetos e 55% de analfabetos funcionais. Nao temos escolas suficientes e um deficit de 250 mil profesores. Nossa saude colapsa, e isso mesmo com o grande CPMF que arrecada 40 bilhoes de dolares ao ano, que chega ser equivalente ao produto bruto interno de cuba, que exporta medicos e profesores a paises de todo o mundo, so na Venezuela 30.000 medicos em serviço.
    Hoje em dia o mundo, e mais que nada o Brasil se divide entre consumidor e mercado, e isso graças a neolibralismo, emquanto deveria ser, pessoas e empresas.
    Nunca se pode colocar um pais a disposição de um grupo de pessoas privilegiadas, o pais e do povo, e isso e democracia.
    Aqui sobra indigencia, analfabetismo e pobreça, se voce, querida Kassia, esta confome com este sistema, podemos trocar e-mail, e posso te dar 100000000 motivos e um pouco mais de porque, matematicamente, este sistema, nao so nao funciona, c não que tambem, corroe o pais rapidamente.
    Brasil ja e 8tava economia mundial , e isso graças a povo Brasileiro, qua a traves de sua inmenza contribução tributaria, mantem essse status insostenivel e ficticio.
    O Problema do Brasil e claro, nao e a economia, e a sua distribução de renda.
    C lembre que um pais de verdade nao se forma por numeros, se forma com cultura, educação e bem estar.
    Obrigado,
    Alfonso Fontenla Neto

    ResponderExcluir
  8. Fidel Castro, sinônimo de barbárie, tirania, escravidão, miséria e mentiras. Quem acredita nesse facínora não conhece a historia de horrores por que passa o povo Cubano.
    Homem cruel e sanguinário, o criador de EL PAREDON se vangloria por haver ceifado milhares de vidas. Cuba e uma nação destroçada.

    ResponderExcluir
  9. Alfonso Fontenla Neto30 de janeiro de 2008 às 13:01

    Hum, fala o que mora na 8tava economia mundial e tem que passar por cima de familias que moram na rua ao andar.
    Compara a Cuba com paises de economia similares, e voce vai ver que nao estao tao mal como estariam ser Castro.

    ResponderExcluir
  10. Acho que alfonso disse algo muito importante, verídico e obvio.

    ResponderExcluir
  11. Meus amigos,
    Cuba era uma ilha americana como Porto Rico, comparemos o seu desenvolvimento com Porto Rico. Fidel se apoiou nos alicerces construídos pelos Estados Unidos, furtou a propriedade e os investimentos norte-americanos no país.
    IDH Porto Rico 0,944
    IDH Cuba 0,839
    Mesmo sendo manipulado o índice cubano,Cuba do século XXI( Porto Rico) é um Estado no qual há liberdade, democracia e dinheiro.

    ResponderExcluir
  12. Eu não entendo por que esses esquerdistas de m... entram em sites neoliberais.

    ResponderExcluir
  13. Carissimos companheiros a discussão não é se neoliberalismo é bom ou ruim, a questão é como as coisas são feitas, quanto custou a Vale? Logo não devemos discutir o sofá e sim para quem foi dado uma empresa com o potencial da Vale, caso os honestos neoliberais tivessem ofertado ações da Vale a população brasileira, eu estaria aplaudindo.

    ResponderExcluir
  14. É óbvio que o neoliberalismo é a ideologia mais avançada que existe, tendo em vista que parte do pressuposto que as pessoas são adultas e responsáveis por si mesmo. Qualquer retrocesso no neoliberalismo é retroceder em termos de liberdade e de responsabilidade humana, e, portanto, de dignidade.

    As ideologias que se opõem ao neoliberalismo são em geral sustentadas por pessoas que não amadureceram e não querem assumir as responsabilidades da vida adulta. Deveriam procurar ajuda média, e não ficar se lamuriando por aí, e endeusando ditadores assassinos como Fidel Castro e demagogos populistas como Chavez.

    ResponderExcluir
  15. Kassia,
    Primeiro dissem que o neoliberalismo e democracia e depois perguntam angustiados, como é que gente de esquerda entra aqui para opinar. Irónico isso...
    E saiba que o neoliberalismo e incompatível com a democracia e liberdade, alcontrario do que vc diz. A própia liberdade tem que ter limites. Eu sou livre e os tenho. Tenho que parar no sinal de tránsito, não posso agredir outras pessoas, robar e por ahi vai...
    Este Neoliberalismo não tem limites. e Socialmente irresponsavél e economicamente insustentavél, como já percebemos depois desta crise.
    As pessoas tem sim que assumir a responsabilidades da vida adulta, como voce disse, Kassia.
    Más não podemos permitir, que em uma demoracia, aonde a terra, os recursos e os bems em comúms são do povo. Tenha gente começando a vida desamparados e excluidos do sistema. No brasil não são 1, 2 ou 3. São 80% da população.
    Isso e incompativél com a democracia.
    Se a vida fosse uma corrida... No neoliberalismo, algums começariam a corrida descalços, com uma mochila cheia de pedras nas costas e outros com um tenis nike e um pouco mais a frente.
    Eu sou bem sucedido, assumo minhas responsabilidades da vida adulta. Más graças a deus, teve uma boa educação, ampla e livre de tendências. E por isso defendo o que por lógica e justo.
    Emfim, deixo a vocês analisarem o significado destas duas palavras e ver qual delas e a mais correta: Socialismo - Neoliberalismo.
    Acho que a própia palavra já o diz.
    Se o socialismo fosse tão ruim, não seriam necessarios bloqueios mundias, cronicos, exajerados e brutais para prova-lo, né?
    Kassia, estuda um pouco sobre a segunda guerra mundial, logo a guerra fria e depois vc me fala sobre Cuba. Ah !, e não esqueça de leer vários livros sobre o mesmo tema.Isso e importante para ter informaçao de qualidade e não ficar alienado.

    ResponderExcluir
  16. MUITO IMPORTANTE E ESCLARECEDOR O DEBATE (SE É Q SE PODE DAR ESSE NOME A...), entre o Fontenla e a Cassia: é como o mar e o rio, como o branco e o preto (me lembro da Mercedes Sosa, La Negra: "..gracias a la vida q me ha dado tanto... me dio dos luceros, q qdo los abro..PERFECTO DISTINGO EL BLANCO DEL NEGRO..), um lapso mui grande de informações da Cassia, sem argumento algum pra defender o neolib (pq NO HAY MISMO..), foi desmascaradamente reduzida a ZERO, com participação NULA..o Alfonso passou com seu trator de experiencia vivida atraves da PRATICA E DA TEORIA. BRAVO!!!!

    ResponderExcluir
  17. oi,vc já foi CUBA? viveu lá por por 60 dias? vivenciou a sociedade cubana no seu dia-á-dia. estudou com profundidade a História da famosa "colonização", não só de CUBA, mas de todos nós? faça isso e depois coloca novamente outros artigos aqui. abraço

    ResponderExcluir
  18. neoliberalismo é maravilhoso... o nome ja diz se eu for bom capitalista fico rico e bem... se eu for trabalhador sem estudo formal, sem parentes influentes, sem casa, sem comida, sem nada... a culpa é minha... ridiculo.

    ResponderExcluir

Observação: comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões) ou conteúdo ofensivo, racista, homofóbico ou de teor neonazista ou fascista (e outras aberrações do tipo) serão apagados sem prévio aviso.

alert('Olá prazer em conhecê-lo!'); alert('Olá ' + comment.authorUrl + ', prazer em conhecê-lo!');