segunda-feira, 18 de abril de 2011

Brasil ruma para regime de partido único: a hegemonia do PT

O PT - Partido dos Trabalhadores - foi fundando na década de 80, nasceu na oposição, e, desde então, vem se fortalecendo e se tornando mais poderoso a cada dia que passa. Com a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições em 2002, porém, o processo se acelerou.

Brasil ruma para regime de partido único

Enquanto o PT caminha para ser cada vez mais poderoso e representativo na sociedade brasileira, os partidos de oposição estão em processo de decomposição. O DEM - Democratas - antigo PFL, está implodindo com a criação do PSD. Não há outra alternativa ao DEM senão se fundir com o PSDB, o principal partido de oposição no Brasil.

Ocorre que o PSDB vive um processo de enfraquecimento também. Após três derrotas consecutivas para o PT nas eleições presidenciais, o partido está completamente sem rumo, com suas lideranças abatidas e desnorteadas. FHC ainda tentou traçar algumas diretrizes, mas escorregou nas palavras, e o que já estava ruim, ficou pior.

Economia em crescimento acelerado por Copa e Olimpíada favorecerá ainda mais o PT

O fato é que a economia brasileira está crescendo em taxas aceleradas, e esse processo vai continuar nessa década inteira, em decorrência dos investimentos para a realização da Copa do Mundo, em 2014, e da Olimpíada, em 2016, no Rio de Janeiro.

Então, no lado da economia, o Governo Federal, comandado pelo PT há nove anos, voará em céu de brigadeiro. Isso faz com que a maior parte da população continue a votar no PT, em função da fruição dos programas sociais - Bolsa Família e BPC - Benefício de Prestação Continuada, que garante o pagamento de um salário mínimo a idosos sem fonte de renda.

A oposição vai tentar conseguir os votos da classe média ascendente no Brasil, mas a tarefa será bem difícil, tendo em vista que a atual presidente da República - Dilma Rousseff - mostra-se uma figura bastante apreciada na classe média, o que terá o efeito de consolidar e ampliar ainda mais o poder do PT em toda a sociedade brasileira.

Muro de Berlim
Essa situação, conforme o cientista político Cesar Zucco, da Universidade de Princeton, nos EUA, aponta uma tendência de formação de um regime de partido único no Brasil, em decorrência da total incompetência das oposições em fazer seu trabalho no governo do PT. Isso é até um pouco previsível, tendo em vista que o único partido que sabe fazer oposição no Brasil - o PT - está no poder.

O resto dos partidos - PSDB, DEM, PPS - foram partidos que nasceram no poder, e não sabem operar na oposição. Nas últimas três eleições PSDB e DEM acharam que o poder voltaria para suas mãos por gravidade, ou por definição divina. A ficha parece que caiu, agora, e estão vendo que a parada será bastante difícil, para não dizer impossível. 

O que não parece impossível, porém, é, no médio prazo, caso os partidos de oposição não se organizem, vivermos um regime de partido único no Brasil, não por violência ou revolução promovida pelo PT, mas pela total incompetência política dos demais partidos brasileiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões) ou conteúdo ofensivo, racista, homofóbico ou de teor neonazista ou fascista (e outras aberrações do tipo) serão apagados sem prévio aviso.

alert('Olá prazer em conhecê-lo!'); alert('Olá ' + comment.authorUrl + ', prazer em conhecê-lo!');