sábado, 9 de julho de 2011

Imóveis em Miami: bom investimento ou apenas consumo?

Associe-se Real valorizado e crescimento econômico da economia brasileira com uma economia americana em crise desde 2008 decorrente da explosão da bolha imobiliária, e se tem a recorrência de certos fenômenos econômicos: viajar para os EUA custa em muitos casos mais mais barato do que se fazer turismo no Brasil, e, agora, com a queda dos preços dos imóveis nos EUA, amplia-se o fenômeno de brasileiros comprando imóveis nos EUA.

Imóveis em Miami: bom investimento?

As aquisições concentram-se principalmente em Miami, onde os brasileiros responderam, só em 2010, por 50% das compras de imóveis com valor acima de US$500 mil dólares no badalado balneário americano. A questão que fica é: até que ponto é um bom investimento comprar imóveis em Miami? Vamos analisar os dois lados da questão.

comprar Imóveis em Miami - Florida

Sim, comprar imóveis em Miami, hoje (julho de 2011) é um bom investimento, porque:

1. O dólar tende a se valorizar em relação ao real no longo prazo;
2. O preço dos imóveis nos EUA tende a subir quando a economia americana voltar a crescer;
3. Os imóveis que estavam com preços inflados se encontram com descontos de cerca de 30% em relação à máxima histórica observada em 2006.
4. Miami é uma cidade onde, caso haja uma perspectiva de permanência de médio prazo na cidade, vale mais a pena comprar que alugar um imóvel, tendo em vista os preços de imóveis bastante depreciados na Flórida.

Praia de Miami Beach

Não, comprar imóveis em Miami, hoje (julho de 2011) não é um bom investimento, porque:

1. As taxas de juros nos EUA giram ao redor de 5% enquanto no uma aplicação financeira baseada em renda fixa no Brasil (Tesouro Direto) apresenta rentabilidade de média de 12% ao ano, e esse é um dos motivos que gera um grande afluxo de dólares na economia brasileira, pois os investidores pegam dinheiro emprestado nos EUA e aplicam em títulos de renda fixa no Brasil;
2. Com a economia dos EUA crescendo abaixo do necessário e a taxa de desemprego mantendo-se elevada, os preços dos imóveis nos EUA, no curto/médio prazo ainda podem cair e permanecerão neste nível nos próximos anos;
3. No curto/médio prazo a tendência é o dólar se desvalorizar ainda mais em relação ao Real.
4. O IPTU de Miami é da ordem de 2% ao ano, configurando-se em um custo adicional de se manter um imóvel por lá.
5. O imposto sobre herança na Flórida é de 55%, dificultado bastante a transmissão dos bens para os filhos;

Imóveis em Miami: bom investimento?

Conclusão

Afirmar se é ou não um bom investimento comprar imóveis em Miami é arriscado. Entretanto, com base nas premissas acima, é possível supor que, em um horizonte de longo prazo, comprar um imóvel em Miami, hoje (julho/2011)), pode se configurar um bom investimento, tendo em vista uma perspectiva de valorização dos imóveis nos EUA e também do Dólar frente ao Real.

No curto/médio prazo, porém, a situação é diversa: os imóveis nos EUA podem não ter atingido o fundo do poço, assim como a cotação do dólar frente ao Real, o que suscita a idéia que até meados de 2012 pode-se conseguir preços ainda mais interessantes de imóveis nos EUA.

Por fim, é preciso considerar que uma coisa é investimento e outra é o lazer. Se você e sua família vão muito à Miami e ficam longos períodos por lá, então pode ser bastante atrativo e compensador do ponto de vista financeiro adquirir um imóvel na Flórida.

Com informações: É bom investimento comprar imóveis em Miami?

5 comentários:

  1. O dólar NÃO vai se valorizar em relação ao Real. O dólar está vivendo um momento histórico de desvalorização (leia-se IMPRESSÃO EXAGERADA DE CÉDULAS) que não deve se reverter, não tem porque se reverter e só tende a piorar.

    ResponderExcluir
  2. O dólar já passou por processos de valorização e desvalorização. No curto prazo acho que a tendência é ainda de desvalorização, mas no longo prazo, com o fim do QE e a economia dos EUA ganhando tração, haveria espaço para valorização. Minha opinião.

    ResponderExcluir
  3. Evidentemente que é o tipo de resposta que só o interessado poderia adequadamente responder. Assim como também só se pode dizer que o preço da açao está baixo quando você compra, pois do contrário você, de fato, não acredita em baixa coisa nenhuma. Simples assim, não?

    ResponderExcluir
  4. Para obter informações sobre todos os empreendimentos de luxo em Miami, visite nosso site: www.CamilaMiamiRealty.com.

    ResponderExcluir

Observação: comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões) ou conteúdo ofensivo, racista, homofóbico ou de teor neonazista ou fascista (e outras aberrações do tipo) serão apagados sem prévio aviso.

alert('Olá prazer em conhecê-lo!'); alert('Olá ' + comment.authorUrl + ', prazer em conhecê-lo!');