quinta-feira, 7 de julho de 2011

Privatização dos Aeroportos provoca protestos no Aeroporto JK em Brasília

Os funcionários da Infraero lotados no Aeroporto Internacional de Brasília Juscelino Kubitschek realizaram na manhã desta quarta-feira um protesto contra a privatização dos aeroportos, anunciada pelo governo do PT neste ano. Eles fizeram uma caminhada pelo terminal e distribuíram panfletos aos passageiros, com informações sobre o que pode acontecer se a concessão for realizada.

Aeroporto JK Brasilia

O protesto ocorreu também nos aeroportos de Viracopos, em Campinas, e Guarulhos, ambos em São Paulo. Segundo o Sindicato Nacional dos Aeroportuários (Sina), as manifestações fazem parte do Dia Nacional de Mobilização, da Central Única dos Trabalhadores (CUT).

Privatização Infraero

De acordo com o governo federal, as concessões dos aeroportos Juscelino Kubitschek, Guarulhos e Viracopos serão feitas por meio de uma Sociedade de Propósito Específico, constituída por investidores privados. A Infraero terá até 49% de participação nas sociedades. As empresas privadas ficarão com pelo menos 51% e serão responsáveis pela ampliação e gestão dos terminais.

Privatização Infraero - protesto Brasília

Os aeroportuários reivindicam a participação no processo de concessão. “A Infraero é uma empresa que sempre gerou lucro, não há porque privatizá-la dessa maneira. As taxas (de embarque, por exemplo) atuais são baixas, justamente por se tratar de uma empresa pública. Se ocorrer a privatização, até uma conexão simples poderá ser cobrada”, afirma o diretor do Sina no DF, Francisco Hélio de Barros.

2 comentários:

  1. É lógico que haverá protesto, se privatizar acaba a mamata.

    ResponderExcluir
  2. Acaba a mamata e o serviço passa a ser melhor gerenciado. Na realidade, a INFRAERO vem apresentando um déficit de administração. Até 2002, na gestão FHC, mesmo sendo estatal, foram construídos e inaugurados o 2ªº terminal de Guarulhos, o novo aeroporto de Fortaleza, inaugurado COFINS (MG), o segundo terminal do Galeão (RJ), o novo Aeroporto de São Luiz (Maranhão), o aeroporto d Porto Seguro (BA), entre outros. Desde 2003 a qualidade do serviço prestado pela Infraero caiu muito, então é necessária mesmo a privatização.

    ResponderExcluir

Observação: comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões) ou conteúdo ofensivo, racista, homofóbico ou de teor neonazista ou fascista (e outras aberrações do tipo) serão apagados sem prévio aviso.

alert('Olá prazer em conhecê-lo!'); alert('Olá ' + comment.authorUrl + ', prazer em conhecê-lo!');