sexta-feira, 23 de setembro de 2011

FT: governo brasileiro é o culpado pelo Real forte

O país que inventou o termo "guerra cambial" acaba de acrescentar mais uma novidade ao seu arsenal retórico. O Brasil quer que a Organização Mundial do Comércio permita o uso de medidas anti-dumping contra países que promovem desvalorizações competitivas de suas moedas através de políticas de expansão monetária. A proposta não tem a menor chance de ser aprovada, mas é um sinal preocupante do tipo de protecionismo que o mundo até agora evitou em quatro anos de crise financeira e recessão.

Real Valorizado é culpa do governo brasileiro

Apesar da recente desvalorização do Real, o Brasil está preocupado que o Real pode voltar a se apreciar ainda mais se os EUA eo Reino Unido embarcarem em mais flexibilização quantitativa (QE). Brasília, assim, se vê como vítima inocente de uma guerra cambial entre potências, ainda que a apreciação do Real seja, em grande parte, culpa do próprio governo brasileiro.


No ano passado, o governo gastou torrou livremente antes das eleições presidenciais. O BNDES, um banco de desenvolvimento estatal, despejou crédito brarato no mercado. Quando a economia superaqueceu, o Banco Central foi obrigado a subir as taxas de juros, o que atraiu enormes fluxos de capital, que por sua vez, empurrou o real para a valorização. O Brasil tiro no próprio pé, mas culpou outros por lesão.

Artigo do Financial Times

Pior ainda, por razões políticas, tem frequentemente acusado no país errado: os EUA, ainda que sejam os baratos produtos chineses, e não os americanos, que são os responsáveis pelo esvaziamento da base industrial do Brasil. Na verdade, o Brasil tem muito a ganhar com a política monetária do FED. A forte economia dos EUA poderia estimular a demanda chinesa por importações de manufaturados, o que por sua vez, apoiariam as exportações de commodities do Brasil para a China. Os EUA também é um grande mercado para os produtos brasileiros.

Os diplomatas brasileiros sabem que sua manobra na OMC não vai dar em nada. Estabelecer o que significa uma moeda subvalorizada ou manipulada é algo bastante difícil. O Brasil sugeriu que o Fundo Monetário Internacional como árbitro, mas o FMI nunca se envolveria nesse tipo de disputa. Reescrever as leis da OMC que determinam que os subsídios não são permitidos também exigiria que todos os membros concordassem - uma impossibilidade.

Entretanto, as ações brasileiras na OMC fazem parte de uma artimanha elaborada: a inevitável rejeição da proposta pela OMC pode levar à decepção fingida, que justificaria o protecionismo unilateral seguido de uma guerra comercial. Como um prenúncio de escaramuças futuras, o Brasil subiu recentemente as tarifas sobre carros importados. O Brasil gosta de jogar como pacificador quando ele não está agindo da vítima. Desta vez, ele precisa dar um passo atrás e pensar de novo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões) ou conteúdo ofensivo, racista, homofóbico ou de teor neonazista ou fascista (e outras aberrações do tipo) serão apagados sem prévio aviso.

alert('Olá prazer em conhecê-lo!'); alert('Olá ' + comment.authorUrl + ', prazer em conhecê-lo!');