quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Bolha imobiliária na China começa a desinflar

Com uma série de medidas adotadas pelo governo chinês, o mercado imobiliário do país começou a esfriar, causando uma queda nos preços dos imóveis. Segundo especialistas, limitar a compra de imóveis e reduzir a oferta monetária são as principais causas para a diminuição das especulações.

Bolha imobiliária - China

Os preços dos imóveis nas 16 principais cidades chinesas registraram uma baixa mensal em agosto. Em outras 30 cidades, os valores se mantiveram iguais aos do mês anterior. É a primeira vez que os preços imobiliários em metade das cidades de grande e médio porte param de subir.

Segundo o Departamento Nacional de Estatísticas (DNE), o total das vendas de móveis novos e usados em Beijing registrou 13 mil em agosto, uma redução de 26,4% em relação a julho. Os preços dos móveis novos tiveram uma queda de 2,5% em comparação ao mês anterior. Os usados tiveram uma redução de 0,9% em agosto. As vendas em Shanghai e ShenZhen também sofreram quedas.

O vice-diretor da faculdade de economia da Universidade do Povo Chinês, Liu Yuanchun, afirmou que desde 2010 o governo tem lançado uma série de medidas para controlar o mercado imobiliário e o aumento excessivo de preços. Entre estas medidas, estão limitar as compras, controlar os empréstimos bancários e aumentar a oferta de casas populares.

"Ao olharmos expectativa, oferta e demanda e cadeia de fundos, vemos que o setor imobiliário está diminuindo e que haverá mudanças."

No entanto, alguns especialistas consideram que o principal obstáculo para controlar o mercado imobiliário é o crescimento excessivo da oferta de moeda. O regime de terras, a dependência dos governos locais em finanças da terra e o aumento dos preços de móveis em longo prazo fortaleceram a expectativa de bolha imobiliária.

Segundo a vice-diretora do Centro de estudos de políticas do Ministério de Habitação e Desenvolvimento Urbano e Rural, é necessário ampliar a oferta de terrenos para manter os preços em um nível estável.

"Se a oferta de terras crescer, a quantidade de novas construções também vai subir. Então, é possível manter os preços dos móveis em um nível estável."

O presidente da filial chinesa da Agência Centaline Property Agency Limited, Li Wenjie, disse que serão muito importantes as medidas de controle do governo no futuro, e que o alívio da procura superior à oferta é a chave do equilíbrio entre oferta e demanda.

"Cancelar ou estagnar as vendas de algumas terras em foco pode prevenir uma subida excessivo em pouco tempo. Além disso, se aumentarem a quantidade de terras para a construção de casas populares, acho que pode ser aliviada a atual situação no mercado."

O governo propôs no início deste ano a construção de 36 milhões de casas populares nos próximos cinco anos.

Quanto ao isso, o vice-presidente da Associação de imobilidade chinesa, Chen Guoqiang, afirmou:

"Na minha opinião, a medida de fortalecimento das casas populares vai manter o crescimento e garantir a vida do povo."

O analista Wang Pei também acha que as políticas tomadas pelo governo começaram a surtir resultados. O limite de compras e a redução da oferta de moedas já começaram a agir e o mercado está desaquecendo.

Fonte CRI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões) ou conteúdo ofensivo, racista, homofóbico ou de teor neonazista ou fascista (e outras aberrações do tipo) serão apagados sem prévio aviso.

alert('Olá prazer em conhecê-lo!'); alert('Olá ' + comment.authorUrl + ', prazer em conhecê-lo!');