segunda-feira, 17 de outubro de 2011

China sofrerá redução abrupta do crescimento econômico, afirma Noriel Roubini

O economista Noriel Roubini, que ficou famoso por prever o estouro da Bolha Imobiliária nos EUA em 2008, afirmou que "a China não vai conseguir escapar a uma aterrissagem forçada de sua economia, o que deverá acontecer em 2013 ou 2014. 

China Economia

A perspectiva de uma “aterragem suave” é uma “missão impossível”, disse o economista, argumentando que o sobre-investimento “sempre” conduziu aterragens forçadas. Nunca é demais lembrar que a China apresenta uma taxa de investimento agregada superior a 40% do PIB, mais do que o dobro da taxa brasileira, a qual situa-se entre 17% e 20% do PIB.

Segundo Roubini, os políticos vão “fazer tudo o que for possível” para manter o crescimento acima de 8%, mas não o deverão conseguir, acrescentou. A economia chinesa terá provavelmente abrandado para uma taxa anual de crescimento de 9,3% no terceiro trimestre, depois dos 9,5% registados no trimestre anterior.

Europa não deve contar com ajuda da China

Roubini também avisa que existe uma elevada probabilidade de a recessão se espalhar às economias avançadas uma vez que o falhanço em controlar a crise de dívida da Europa choca com as perspectivas de recuperação dos EUA.

Crise européia

Sobre a crise da dívida soberana, Roubini deixa um aviso aos políticos europeus. A Europa não deve contar muito com a ajuda da China, diz o economista, sublinhando que a declarações de responsáveis chineses nesse sentido não passam de “conversa fiada”.

Efeitos no Brasil

A hipótese de uma redução abrupta do crescimento econômico chinês traz perspectivas negativas para a economia brasileira. Se o crescimento chinês cair abaixo de 8% o preço das commodities (minério de ferro, petróleo, soja, entre outros) irá se reduzir, o que reduzirá o superávit comercial da economia brasileira, podendo, inclusive, invertê-lo, resultando em um déficit comercial.

Nessa situação, o governo brasileiro se verá obrigado a desacelerar a economia brasileira, subindo os juros. Além disso, o dólar ficará mais caro, alimentando pressões inflacionárias, que também precisarão ser solucionadas com maiores juros.

Essas medidas levarão a uma queda importante do crescimento da economia, o que elevará o desemprego e à redução da renda. Evidentemente que esses efeitos econômicos terão efeitos políticos nas eleições de 2014, tendo em vista que a popularidade do governo nessas situações será afetada.

2014: Lula, Dilma ou Aécio?

Diante de um quadro de recessão, inflação e desemprego elevado, é evidente que a reeleição de Dilma Rousself será uma tarefa complicada, até mesmo impossível. O cenário poderá favorecer o candidato da oposição - Aécio Neves - do PSDB.

Ocorre que o PT poderá optar também por lançar Lula como candidato em 2014. Mas será que Lula topará? Sabe-se que Lula é um político populista e que para manter sua popularidade não pode governar em ambiente de restrições, que é o que se vislumbra para após 2013 ou 2014.

Além disso, dada a péssima capacidade gerencial dos governos petistas, as dificuldades econômicas e restrições orçamentárias ficam ainda mais evidentes em um tipo de governo baseado em fisiologismo, que é o formado pelo PT, pois os "aliados" demandam cargos e verbas para manter seu apoio no Congresso.

Conclusão

A economia brasileira sofrerá bastante com a desaceleração chinesa, e essa desaceleração terá reflexos políticos importantes. Os governos de Lula e Dilma não prepararam o país para um período de menor crescimento da economia mundial. Ao contrário, tornaram o país extremamente dependente dos fluxos externos de capital, que financiam o consumo interno e a popularidade dos presidentes.

Quando o cenário internacional virar, como o que está se projetando para 2013/2014, todo esse castelo de cartas petista irá desmoronar. Lula poderá ser chamado para salvar uma eleição, mas, uma vez eleito, terá que resolver o problema, aplicado um ajuste que ele não tem competência para fazer, além de demandar muito capital político. Não parece ser uma tarefa para um político populista e fisiológico como Lula.

Com informações [Jornal de Negócios]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões) ou conteúdo ofensivo, racista, homofóbico ou de teor neonazista ou fascista (e outras aberrações do tipo) serão apagados sem prévio aviso.

alert('Olá prazer em conhecê-lo!'); alert('Olá ' + comment.authorUrl + ', prazer em conhecê-lo!');