quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Mercado imobiliário pode sofrer correção suave de preços

O portal Infomoney traz uma matéria sobre Bolha Imobiliária, suspeita recorrente após uma valorização de 90% de valorização nos últimos 3 anos, e, de quase 30% no último ano, na cidade de São Paulo.

Valorização de imóveis no Brasil

A elevação de preços dos imóveis no Brasil decorre da expansão da demanda, a qual foi influenciada pela alteração no sistema de crédito. Ocorre que, como essa demanda não encontrou um ambiente de ofertas, sobretudo nos centros urbanos, os preços subiram.

Especulação

Em relação à especulação, um dos fatores que podem levar à formação de bolhas de preços, verifica-se que esse tipo de negócio no mercado brasileiro é insignificante em relação ao volume total de transações.

Uma das possibilidades de bolha imobiliária é quando um especulador compra um imóvel na planta, com objetivo de vender em um prazo bem curto. Se acontecer qualquer problema e ele mudar de planos, pode desistir da compra com facilidade.

Além disso, a maioria das construtoras fazem uma venda consistente, com análise de crédito, o que afasta a possibilidade de formação de bolha no mercado brasileiro de imóveis na planta.

Outro ponto que reforça a ideia de que não há bolha imobiliária no Brasil é a característica conservadora crédito imobiliário. O Brasil tem regras rígidas para o financiamento de imóveis, e, além disso, o comprometimento de renda é limitado, o que impede a alavancagem.

Preços - manutenção ou queda de até 20% nos preços

Segundo o vice-presidente do Ibef (Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças) e autor do Livro “Imóveis, Seu Guia Para Fazer da Compra e Venda um Grande Negócio”, Luiz Calado, o preço dos imóveis, de uma maneira geral, deve se estagnar a partir de agora e pode haver redução. “Eu enxergo um cenário de manutenção ou de queda de até 20% ao longo do tempo, não de um mês para o outro”, diz. “Acho que estamos no topo e tem uma chance muito grande de cair”, completa.

Para outros especialistas, porém, as variações futuras dependerão do local do imóvel. Em áreas em que não há restrição de oferta, pode ocorrer uma estagnação ou altas próximas dos índices de inflação. Já em locais com maior escassez e necessidade de novos empreendimentos, os preços ainda podem subir mais.

Custo de vida x preço de imóveis

Quando se analisa o preço dos imóveis no Brasil em relação ao custo de vida da população, observa-se que ainda não se atingiu um patamar de preço de preço tão elevado, tendo em vista que esse indicador de outras cidades do mundo evidencia que o preço dos imóveis no Brasil ainda é um dos menores.

Com informações [Infomoney]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões) ou conteúdo ofensivo, racista, homofóbico ou de teor neonazista ou fascista (e outras aberrações do tipo) serão apagados sem prévio aviso.

alert('Olá prazer em conhecê-lo!'); alert('Olá ' + comment.authorUrl + ', prazer em conhecê-lo!');