sexta-feira, 4 de maio de 2012

Perspectivas para o setor imobiliário em 2012

O Núcleo de Real Estate da Escola Politécnica da USP emitiu a Nota da Reunião de 15 de março de 2012, onde os membros fazem uma análise e traçam cenários para a economia global, nacional e seus reflexos no setor de construção civil do Brasil.

Perspectiva do setor de Real Estate no Brasil

Economia

No que respeita a economia mundial, o NRE-POLI aponta que a economia dos EUA está melhorando e gerando mais empregos, mas há desafios pela frente, como o déficit fiscal em 9%, o que exigirá um ajuste futuro para 7%, o que restringirá o crescimento.

No caso da Europa, observa-se uma situação pior, pois da mesma forma que ocorreu nos EUA, o BCE está atuando para fornecer liquidez ao sistema financeiro, mas não está comprando títulos podres do sistema bancário (como fez o FED nos EUA), o que leva a contração do crédito, e, consequentemente, da economia como um todo.

A segunda maior economia do mundo, a China, tem seu crescimento baseado no superinvestimento, atualmente da ordem de 45% do PIB (contra 18% do PIB, no Brasil), e esse modelo está chegando aos seus limites. Além disso, há demanda por aumentos salarias, o que pressiona a inflação e deve exigir elevações das taxas primárias de juros, levando a uma redução do crescimento.

No caso da economia brasileira, será afetada negativamente pela redução dos preços das commodities, necessidade de conter a inflação. Por outro lado, está em curso uma alteração no cálculo do IPCA-IBGE, que é o indicador oficial de inflação, o que pode permitir reduções adicionais nos juros.

O resultado disso é que o crescimento do PIB brasileiro em 2012 deve se situar no máximo em 3,5%. Há, porém, um processo de elevação da renda em decorrência da baixa taxa de desemprego e também da elevação do salário mínimo.

Endividamento das famílias e empresas

O endividamento das famílias cresceu de 20% em 2006 para 45% em 2011, assim como crédito, que pulou de 20% em 2005 para 45% em 2011. O comprometimento da renda, porém, variou de 18% em 2005 para 20% em 2011, resultado da elevação da renda média da população, alongamento dos prazos e redução dos juros dos financiamentos.

Tendo em vista a perspectiva de redução de juros, haverá uma redução no comprometimento da renda e, consequentemente, um maior espaço para novos endividamentos.

Demografia

O população economicamente ativa é a que mais cresce no Brasil, o que amplia a demanda por imóveis. Assim, a taxa média de crescimento econômico de 4% prevista para os próximos anos deve se concentrar no setor de serviços em detrimento da indústria.

Setor imobiliário

Com a redução dos juros cria-se uma demanda de investidores que saem do mercado financeiro em busca de rentabilidade em ativos reais, e nesse sentido o setor imobiliário é um dos destaques.

Fundos Imobiliários

Devem apresentar crescimento em decorrência das vantagens tributárias e busca por maior rentabilidade. Além disso, podem se configurar como uma alternativa de financiamento para o setor.

Estoques

Os estoques de imóveis em mãos das construtoras estão se elevando, o que deve levar as construtoras a adotar uma política de descontos no curto / médio prazo.

Assim, com o nível atual de estoques elevados, o NRE-POLI não acredita em elevação de preços reais de imóveis em 2012.

Além disso, o núcleo alerta que os preços subiram acima das rendas do mercado promovendo desorganização, o que exige um ajuste, que poderá ser feito por redução de preços, adequação de produto (imóveis menores e mais baratos) ou redução dos juros de financiamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões) ou conteúdo ofensivo, racista, homofóbico ou de teor neonazista ou fascista (e outras aberrações do tipo) serão apagados sem prévio aviso.

alert('Olá prazer em conhecê-lo!'); alert('Olá ' + comment.authorUrl + ', prazer em conhecê-lo!');