segunda-feira, 25 de junho de 2012

Gastos excessivos do governo criam "falhas geológicas" na economia brasileira

A combinação de gastos públicos excessivos, incentivo ao endividamento irresponsável, crescimento do tamanho do estado com a contratação de milhares de funcionários públicos e afagos a setores escolhidos para receber aportes bilionários do BNDES é, em termos fundamentais, a essência da política econômica do governo Lula/Dilma.

Política Fiscal Expansionista

A expansão da economia chinesa, com a disparada dos preços das matérias primas exportadas pelo Brasil turbinou a economia brasileira e fez parecer, para grande parte da população, que esse modelo de crescimento era virtuoso.

Ocorre que intervenções dessa magnitude do estado na economia de mercado levam, inexoravelmente, à desequilíbrios que uma hora terão que ser ajustados. Esses desequilíbrios são "falhas geológicas" nos fundamentos da economia, conforme aponta o economista indiano Raghuram Rajan, ex-economista-chefe do FMI e professor da Universidade de Chicago.

Segundo ele, os altos gastos do governo federal e a política de concessão de crédito via BNDES podem causar "falhas geológicas" na economia brasileira, que poderão se transformar em rachaduras se a política fiscal continuar expansionista para manter o crescimento do país.

Rajan aponta que seria melhor desenvolver mais o setor financeiro para que os bancos pudessem realizar empréstimos com 'spreads' [diferença entre a taxa de captação paga pelos bancos para obter recursos e a cobrado dos consumidores] menores.

É claro que essa seria uma política econômica adequada, pois assim o crédito no Brasil seria direcionado segundo critérios de mercado, buscando a maximização de seu retorno, e não com base em critérios políticos, com a finalidade de turbinar candidaturas de apaniguados políticos.

O problema é que o Brasil ainda não chegou a esse nível de maturidade institucional. Por aqui ainda se acredita que o estado forte, com um governo que briga com bancos obrigando-os a baixar os juros é o que vai resolver o problema. Ainda precisamos de muitos anos, e muitas crises, até compreendermos que o governo é, em geral, a causa fundamental de todos os problemas econômicos.

Com informações: BOL



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões) ou conteúdo ofensivo, racista, homofóbico ou de teor neonazista ou fascista (e outras aberrações do tipo) serão apagados sem prévio aviso.

alert('Olá prazer em conhecê-lo!'); alert('Olá ' + comment.authorUrl + ', prazer em conhecê-lo!');