quinta-feira, 21 de junho de 2012

O Brasil é vítima da incompetência do governo petralha

Desde que o Brasil entrou em colapso, ouvimos falar dos erros dos brasileiros. As acusações correspondem em parte à realidade, algumas são falsas – mas não vêm ao caso. De fato, são enormes as falhas na economia, na política e na sociedade do Brasil. Mas essas falhas não são o resultado da crise que dilacera o país, e ameaça se espalhar pela América Latina.

Crise econômica Brasil


As origens desse desastre estão bem no centro do país, em Brasília, onde as autoridades petralhas criaram uma política econômica profundamente – e talvez fatalmente – falha, e depois agravaram os problemas desse sistema substituindo a análise pelo moralismo. E a solução da crise, se é que será possível, terá de ser encontrada por essas autoridades.

A corrupção no Brasil, de fato, é grande, assim como a sonegação de impostos, e o governo brasileiro tem o hábito de viver além dos próprios recursos. Sem falar que a produtividade brasileira é baixa pelos padrões mundiais.

Por outro lado, muito do que se ouve a respeito da Brasil não corresponde à verdade. Os brasileiros não são preguiçosos – ao contrário, sua jornada de trabalho é mais longa do que a dos norte-americanos e europeus, particularmente. Nem o Brasil tem um estado do bem-estar social que não consegue controlar, como os conservadores gostam de dizer. Os gastos na área social do Brasil, enquanto porcentagem do PIB é bem inferior aos dos EUA, México e Argentina. Portanto, como foi que o Brasil chegou a esse ponto? A culpa é da incompetência do governo brasileiro.

Em 2003 o Brasil não era nenhum paraíso, entretanto não estava em crise. O desemprego era elevado, mas não catastrófico, e a nação mais ou menos se mantinha à tona nos mercados mundiais, ganhando o suficiente com as exportações, o turismo, o transporte marítimo, e conseguia pagar mais ou menos as suas importações.

Então a China aderiu à OMC e as commodities minerais e agrícolas brasileiras dispararam de preço no mercado internacional, e isso levou a algo terrível: passou-se a acreditar que era um lugar seguro para investir. O dinheiro de fora começou a inundar o Brasil, financiando em parte, mas não totalmente, os déficits do governo; a economia cresceu; a inflação subiu; e o Brasil se tornou cada vez menos competitivo.

Na verdade, os brasileiros, estimulados pelo governo, dilapidaram grande parte, quando não a maior parte do dinheiro que entrava incessantemente.

Bolha

A bolha estourou quando as falhas fundamentais de todo o sistema econômico tinham se tornado plenamente evidentes.

Portanto, embora o Brasil não deixe de ter seus pecados, enfrenta graves problemas por causa da arrogância e da incompetência dos políticos que estão no poder desde 2003, que estavam convencidos de que poderiam fazer funcionar uma economia com base em estímulos consecutivos de consumo.

E essas mesmas autoridades tornaram a situação ainda mais grave ao insistir, apesar das evidências, que todos os problemas do Brasil eram causados pelo comportamento irresponsável dos outros países, como EUA, e Europa, e que tudo se resolveria se as pessoas estivessem dispostas a gastar um pouco mais.
----------------------------------------------------------

O texto acima é uma ficção, baseado no artigo "A Grécia é uma vítima", do Paul Krugman. Mas poderá se tornar atual em um futuro próximo, caso o governo brasileiro insista em sua política econômica baseada em estímulos ao consumo, sem que ocorra investimento em infra-estrutura, educação e saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões) ou conteúdo ofensivo, racista, homofóbico ou de teor neonazista ou fascista (e outras aberrações do tipo) serão apagados sem prévio aviso.

alert('Olá prazer em conhecê-lo!'); alert('Olá ' + comment.authorUrl + ', prazer em conhecê-lo!');