domingo, 3 de junho de 2012

Preços de imóveis em Brasília continuam a subir em 2012

As avaliações recentes de players do mercado imobiliário era a de que a situação atual seria a de "estabilidade de preços", que os preços de imóveis teriam atingido o seu pico, que não há renda suficiente, entre outros argumentos. O problema é o indicador de preços imobiliários FIPE-ZAP vem apontado valorização em 2012.

Apartamento - Brasília (DF) - preços continuam a subir

Isso mostra que as avaliações de analistas que saem na imprensa não estão apresentando correspondência com os fatos, que mostram uma insistente subida de preços de imóveis no mercado do Distrito Federal. Eu acompanho os valores do DF em alguns bairros específicos: Asa Norte, Asa Sul, Noroeste e Park Sul.

E, das minhas avaliações com base em anúncios no WIMÓVEIS, posso afirmar que os preços em Brasília continuam a subir em 2012. Como exemplo relaciono um apartamento pronto na SQN 213, de 110m2, Residencial Evaristo de Oliveira (foto abaixo), que até 2011 chegou a ser ofertado por valores até mesmo inferiores a R$ 1 milhão de reais. Hoje, uma unidade nesse prédio não sai por menos que R$ 1.2 milhão de reais para unidades acima do segundo andar e com duas vagas de garagem.

Residencial Evaristo de Oliveira em Brasília
Residencial Evaristo de Oliveira em Brasília
Por outro lado, no Noroeste observei, sim, uma estabilidade de preços de 2011, e, em alguns empreendimentos, até queda. Os apartamentos da SQNW 310 da Rossi estão sendo vendidos em 2012 em valores mais baixos que os pedidos em 2011. Essa estratégia agressiva de preços da Rossi freou a subida de preços do Noroeste, e as outras construtoras estão sendo obrigadas a acompanhar a Rossi para poder vender.

Por fim, o Park Sul, que até 2011 tinha unidades a venda no empreendimento Ilhas Maurício por valores em torno de sete mil reais o metro quadrado, e que, agora, com a entrega do empreendimento, os valores deram uma subida média de 15%, puxando os preços do metro quadrado em toda a região.

Conclusões

Os preços dos apartamentos nos bairros nobres do Distrito Federal - Asa Norte, Asa Sul, Sudoeste, Noroeste e Park Sul - estão subindo em 2012, apesar das previsões de analistas de mercado de que haveria uma tendência de estabilidade em 2012. Entretanto, esse movimento não é uniforme. Na Asa Norte e Sul está ocorrendo uma elevação de preços de imóveis usados. No Park Sul, com a entrega de novos empreendimentos, os preços subiram também. 

Evolução dos preços de imóveis em Brasília
Evolução dos preços de imóveis em Brasília

O Noroeste é o único bairro no Plano Piloto de Brasília que ainda conta com preços depreciados, mas mesmo aí é uma questão de tempo, pois com proximidade da entrega das primeiras unidades e da conclusão de parte da infra-estrutura, a tendência dos preços no Setor Noroeste é de superar o Park Sul e se igualar com Asa Norte e Asa Sul.

3 comentários:

  1. Estou prestes a fechar um negocio no park sul, mais estou com receio, pois o metro quadrado esta saindo muito caro na faixa dos 9mil reais.
    Achei isso uma loucura!!! O que vc me fala do Venice park sul?
    Aguardo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não conheço. Mas por 9k/m2, eu procuraria algo no Noroeste.

      Excluir

Observação: comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões) ou conteúdo ofensivo, racista, homofóbico ou de teor neonazista ou fascista (e outras aberrações do tipo) serão apagados sem prévio aviso.

alert('Olá prazer em conhecê-lo!'); alert('Olá ' + comment.authorUrl + ', prazer em conhecê-lo!');