segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Mercado Imobiliário em SP: lançamentos, vendas e preços em alta

O mercado imobiliário em São Paulo observou uma evolução nas vendas de 10,1% em agosto quando comparado com o resultado do mês anterior, com vendas totais de 1.860 unidades. O volume geral de vendas observou aceleração ainda maior: crescimento de 14,9%, para R$ 978,8 milhões.


O mês de agosto também representou uma evolução nos lançamentos, com 2.078 unidades - uma alta de 19,6% em relação às 1.737 de julho, evidenciando a boa fase do mercado imobiliário em SP com uma combinação de avanço em vendas, lançamentos e preços.


Preços em elevação - valorização

Um ponto importante a observar em SP são os preços, que têm mostrado uma trajetória de aceleração na valorização ao longo do ano, sendo que só no mês de setembro os preços subiram 1.5%, segundo o índice FIPE-ZAP, com valorização acumulada nos últimos 12 meses de 17,9%, e de 12,3% só em 2012 - trata-se do terceiro melhor resultado anual, perdendo apenas para Recife e Fortaleza, com 15,5% e 12,7% respectivamente.



Essa valorização observada no mercado de Sâo Paulo é especialmente interessante pois ocorreu em um cenário de desaceleração de vendas, uma vez que o mercado sofreu os efeitos do desaquecimento da economia brasileira, uma vez que, no acumulado do ano observou-se queda de 6,6% em vendas e de 38,3% em número de lançamentos.

Conclusão

O mercado imobiliário em SP observou uma das maiores valorizações reais mesmo em um cenário de desaceleração das vendas. Entretanto, as vendas estão paulatinamente recuperando seu vigor, e a valorização em SP está se acelerando.

Isso mostra que o mercado imobiliário está observando uma aceleração ainda maior de vendas e preços a partir deste final de 2012 - algo que confirma nossa tese que, quem não comprar imóvel agora, vai pagar mais caro no futuro.

Com infomrações: SECOVI-SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões) ou conteúdo ofensivo, racista, homofóbico ou de teor neonazista ou fascista (e outras aberrações do tipo) serão apagados sem prévio aviso.

alert('Olá prazer em conhecê-lo!'); alert('Olá ' + comment.authorUrl + ', prazer em conhecê-lo!');