domingo, 17 de março de 2013

Bolha Imobiliária? ITBI DF mostra arrecação recorde em 2012

Em artigo anterior nós comparamos a evolução da arrecadação do ITBI no Distrito Federal - tributo usado como proxy da atividade do mercado imobiliário, visto que a arrecadação do ITBI só pode subir se ocorrerem mais transações imobiliárias, ou com elevação dos preços. Assim, com a disponibilidade dos relatórios de gestão fiscal relativos ao exercício 2012 já podemos avaliar o comportamento do tributo entre 2011 e 2012.


Arrecadação ITBI (DF)

O gráfico mostra uma arrecadação crescente do ITBI após o mês de março de 2012, com os valores arrecadados batendo recordes sucessivos. De fato, em novembro de 2012 atingiu mais de R$ 32 milhões de reais - um valor que é mais que o dobro do arrecadado no mesmo período de 2011.



Esses números mostram que não há qualquer indício retração dos negócios com imóveis no Distrito Federal, e muito menos de Bolha Imobiliária, visto que esse processo leva à redução de preços, e, consequentemente, de menor arrecadação.

Por outro lado, se a quantidade de unidades transacionadas está menor, e o ITBI está crescendo, então isso indica que os preços continuam em ascenção.

Dados do ITBI obtidos no Tesouro Nacional

103 comentários:

  1. isso tb reflete a alta entrega de imóveis em 2012. não há como estimar o quanto é entrega de imóvel novo e o quanto é comercialização de imóvel antigo.

    itbi acaba tendo impacto nas altas vendas de imóveis na planta de anos anteriores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bolhotas agora estão chutando desculpas esfarrapadas para todos os lados. O fato: o ITBI está disparando em arrecadação, e isso reflete atividade no mercado imobiliário.
      Bolhotas, podem continuar a sonhar, a falar que as vendas estão paradas e etc. O mercado não funciona com base nos sonhos de vocês, mas nos fatos, como os que eu acabei de mostrar.

      Excluir
    2. O fato é que as vendas no DF caíram 78% ano passado.

      E as construtoras estão praticando preços de 2010.

      São fatos.

      Só quem está por fora do mercado que acredita em milagres e em valorização eterna.

      Excluir
    3. Interessante, vendas caem e a arrecadação do ITBI foi, em 2012, o DOBRO da de 2011? E quase o triplo de 2010....
      Coitados dos bolhotas: foram suas impressões baseados em notícias da imprensa...kkkk
      Depois não sabem porque têm que sonhar com bolhotas imaginárias (há cinco anos)...
      Losers serão sempre losers...

      Excluir
    4. Você se esqueceu que os valores de ITBI de hoje referem-se aos imóveis vendidos na planta em 2009 e 2010?

      A venda ou o sucesso no mercado foi exatamente há 3 anos atrás, por isso a alta no ITBI, o que não tem nada a ver com vendas concretizadas no ano de 2012.

      Excluir
  2. Que piada essa noticia. Esses dados do itbi estão refletindo as vendas de 2008/2009. O mercado em 2012 ficou estagnado. Comprar imóvel agora é o pior negócio que alguém pode fazer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmete eu vi que ficou "estagnado"....ITBI dobrou a arrecadação em 2012 frente a 2011....imagina se estivesse bombando.....kkkk

      Excluir
    2. ITBI dobrou a arrecadação? Certo, mas foi referente às vendas de 2009, imóveis em construção daquela época que ficaram prontos em 2012. E isto não reflete os imóveis que foram comercializados em 2012, ano em que as vendas tiveram uma queda absurda. Portanto, a arrecadação de ITBI não reflete exatamente as vendas do ano, em virtude dos imóveis na planta.

      Excluir

  3. Gera uma boa discussão:

    "Os valores estão quase batendo no teto, e depois dele vem o abismo. Quem estiver pronto poderá salvar um pouco de capital para aplicar em outras formas de investimento no futuro, mas os mais teimosos e gananciosos poderão ter de enfrentar, em breve, um longo e tenebroso inverno financeiro."

    http://www1.folha.uol.com.br/fsp/imoveis/99003-mesmo-com-juro-baixo-imovel-sai-pelo-dobro-do-valor-inicial.shtml

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então "estão quase batendo no teto"? Isso significa que ainda podem subir ainda mais...

      Excluir
    2. Sim, e também significa que uma eventual queda será maior depois....

      Excluir
    3. Sim, certamente virá uma queda, depois do Papai Noel e do Coelhinho da Páscoa....
      Na boa, vocês estão falando "vai cair...vai cair"...desde 2010!
      Vocês não percebem o rídículo e o mico que é isso? kkkkkkkkkkkk

      Excluir
    4. Entre 2000 e 2006 (ou seja, muito antes do estouro da bolha americana), pelo menos 12 especialistas previram a Bolha Imobiliária americana.

      Dean Baker
      Wynne Godley
      Fred Harrison (UK)
      Michael Hudson
      Eric Janszen
      Steve Keen (Australia)
      Jakob Madsen & Jens Kjaer Sørensen (Denmark)
      Kurt Richebächer
      Nouriel Roubini
      Peter Schiff
      Robert Shiller

      Por anos falaram ao vento, mas hoje são respeitados por isso

      Excluir
    5. Po.. mas eles falaram em 2006 e a bolha estourou em 2007 nos EUA.
      Aqui tem gente falando em bolha desde 2009 e até agora nada.
      5 anos já!!!!
      Viraram motivo de chacota...

      Excluir
    6. O coro sobre isso ganhou força realmente em 2006, mas eles falaram desde 2000 (é só pesquisar um por um e verá).
      A bolha por lá estourou em 2008, não em 2007

      Mais algumas referências, com datas desde 2000:
      Anderson, William L. 2001. "The Party is Over," February 20
      Anderson, William L. 2003. "Recovery or Boomlet?" July 07
      Anderson, William L. 2007. "The Party is Over – Again," August 30
      Armentano, Dominick. 2004. "Memo to Federal Reserve: Increase Interest Rates Now!"
      Beale, Theodore. 2009. "The Return of the Great Depression"
      Blumen, Robert. 2002. "Fannie Mae Distorts Markets." Mises Daily, June 17
      Blumen, Robert. 2004. "All Real Estate, All the Time". March 8
      Blumen, Robert. 2005. "Housing Bubble: Are We There Yet?" May 8
      Corrigan, Sean. 2002. "The Trouble with Debt". July 01
      Crovelli, Mark R. 2006. "Gold, Inflation, And... Austria?" May 31
      De Coster, Karen. 2003. "The House that Greenspan Built: Irrationally Exuberant Wall Street Welfare Parasites and Their Fed-God." September 12
      Duffy, Kevin. 2005A "The Super Bowl Indicator," February 5
      Duffy, Kevin. 2005B. "Honey, I Shrunk the Net Worth," March 3
      Duffy, Kevin. 2005C. "Alan, We Have a Problem," August 2
      Duffy, Kevin. 2005D. "Panic Now and Beat the Rush," September 24
      Duffy, Kevin. 2006. "Are Mortgage Borrowers Rational?" June 24
      Duffy, Kevin. 2007A. "It’s a Mad, Mad, Mad, Mad World," May 22
      Duffy, Kevin. 2007B. "For Whom Do the Bells Toll?" Barron’s, June 18
      Duffy, Kevin. 2007C. "Financial Markets on Crack," August 22
      Duffy, Kevin. 2007D. "Mr. Mozilo Goes to Washington," September 15
      Economics of contempt. 2008. "The Unofficial List of Pundits/Experts Who Were Wrong on the Housing Bubble." July 16

      Excluir
    7. Venda de imóveis recua 78% em Brasília
      DE SÃO PAULO
      A retração no setor imobiliário atingiu os principais mercados do país.

      Houve queda nas vendas e nos lançamentos em Salvador, Recife, Porto Alegre, Brasília e no Rio, segundo a empresa de pesquisas Geoimovel.

      Na capital baiana, o número de novos apartamentos caiu 56,5% no ano passado em relação a 2011. As vendas, por sua vez, recuaram 73,6% (veja quadro ao lado).

      No caso de Brasília, a retração foi ainda mais intensa: de 78% nas vendas e de 61,3% nos lançamentos. Porto Alegre e Recife também apresentaram recuo nas duas frentes.

      No Rio, foi apurada queda de 16,5% nas unidades lançadas (12.993) e de 44% nas comercializadas.

      Mesmo com o desaquecimento do mercado, os preços subiram em Porto Alegre (2,1%), Recife (26,7%), Salvador (15%) e no Rio (31,3%).

      Em Brasília, dona do metro quadrado mais caro do país (R$ 10.206), os preços caíram 5,3%.

      João Teodoro da Silva, presidente do Cofeci (Conselho Federal dos Corretores de Imóveis), diz que a queda nos lançamentos no ano passado ocorreu para equilibrar o mercado após "exageros".

      Segundo ele, devido ao estoque precedente, mesmo com a redução de novos projetos, a oferta de imóveis permaneceu grande em 2012. Quanto aos preços, afirma que tendem à estabilização neste ano, assim como o número de novas unidades.

      Celso Amaral, diretor da Geoimovel, também atribui ao excesso de lançamentos o tombo do mercado imobiliário no ano passado. E aponta os atrasos na entrega das obras como um sinal do nível elevado de projetos.

      Amaral diz que, mesmo com a queda no número de imóveis lançados, os estoques continuam altos. Para ele, o preço em expansão e o endividamento das famílias impediram que as vendas fossem melhores e que o setor atingisse o equilíbrio.

      Nesse cenário, recomenda que os clientes negociem descontos com as incorporadoras com estoque elevado: "Os preços se acalmaram e até podem diminuir significativamente em algumas negociações. O consumidor pode sair ganhando".

      Ele acrescenta que, se não ocorrerem novidades relevantes no cenário econômico, haverá maior velocidade de vendas e lançamentos ao longo do segundo semestre deste ano.

      (DV)

      Excluir
    8. Tá...bom, vcs já estão há 5 pagand mico com papo de bolha e até agora nada...Continuem falando e sonhando aí....

      Excluir
    9. A realidade já chegou Tia Kássia. Tem muitos apartamentos sendo entregues agora com preços de 2010. Cadê a alta nos preços?









      E o Noroeste então, que prometiam R$ 20 mil em 2014 e agora estão com R$ 8 mil o metro. Cadê a alta?

      Excluir
    10. Bolhota sonha mesmo.
      QUem comprou no NW no começo de 2009 pagou R$ 6k/m2, R$ 6.5k/m2.
      Os imóveis prontos no NW estão sendo vendidos em média a R$ 10.5 k/2.
      61% de valorização no período.
      Enquanto isso, bolhotas com dinheiro na poupança derretendo e vendo os imóveis subirem.
      Não adianta: vocês, bolhotas, são LOSERS! Vão passar a vida economizando centavos esperando preços de imóveis caírem.
      Enquanto quem compra um imóvel, fica tranquilo, e pode curtir a vida sem maiores preocupações: viagens, carros importados, restaurantes caros..
      E os bolhotas, losers, esperando preços caírem economizando, morando em muquifos alugados, fazendo comida em casa e vendendo férias para colocar na poupança que está derretendo...kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
    11. Quem pagou R$ 6 mil foi de cooperativa. Imóveis de construtora começaram cotados em R$ 8 mil, subiram para R$ 10 mil, tentaram subir para R$ 12 mil, amedrontaram falando que chegaria em R$ 20 mil em 2014, mas nem por R$ 9 mil estão vendendo.

      Os corretores estão assediando loucamente atrás de losers para comprar por R$ 8 mil. Losers é quem comprou esperando valorização que não ocorreu. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
    12. Quem comprou imóvel pode curtir a vida? E a dívida financiada por 30 anos? Vão ficar 30 anos pagando dívidas de um imóvel.

      Enquanto eles vão curtir a dívida, eu vou curtir a vida.

      Excluir
    13. Quem pagou R$ 6 mil foi de cooperativa. Imóveis de construtora começaram cotados em R$ 8 mil, subiram para R$ 10 mil, tentaram subir para R$ 12 mil, amedrontaram falando que chegaria em R$ 20 mil em 2014, mas nem por R$ 9 mil estão vendendo.

      Na realidade vc deve ser um bolhota que não tem dinheiro nem para comprar uma vagade garagem no NW então fica aí destilando ranço e inveja na Internet, já que não lhe resta nada além disso. Que vidinha miserável a sua, heim?

      O fato é que os preços variavam de R$ 6k a R$ 8k/m2 em 2009, dependendo de uma série de fatores, como localização e posição. Hoje, esses imóveis estão sendo em vendidos em média por R$ 10.5k/m2, sendo alguns mais caros que isso, até R$ 13k/m2 e outros mais baratos, dependendo da posição.

      Agora, bolhotas, aprendam: Noroeste não é para o bico de vocês. Vcs são losers, vão invejar a vida inteira o Noroeste, dizendo que é ruim, que não tem infra, etc e tal...e vão dizer isso mesmo torrando no trânsito da EPTG mais de 1 hora todo dia vindo e mais 1 hora e meia voltando do trabalho....kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
    14. Quem comprou imóvel pode curtir a vida? E a dívida financiada por 30 anos? Vão ficar 30 anos pagando dívidas de um imóvel.

      Enquanto eles vão curtir a dívida, eu vou curtir a vida.


      Sim, quem financiou um imóvel, paga prestações DECRESCENTES, e corrigidas pela TR (que dá 2% ao ano).

      Agora quem paga aluguel, paga valores CRESCENTES, e corrigido pelo índice mais elevadod e todos IGP-M.

      O que acontece com os inquilinotários : gastam cada vez mais para morar no mesmo lugar, enquanto quem comprou o próprio, gasta cada vez menos.
      E os inquilinotários uma hora terão que sair de onde moram, pois o aluguel vai subir tanto, que não terão dinheiro mais para pagar...kkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
    15. Tia Kassia, no post anterior a Sra disse que parou de fumar quando morou nos EUA, porque lá o cigarro custa US$ 10 e esse custo estava te levando a falência.

      Considerando que a Sra fumava um maço por dia, isso significa que a Sra não tinha condições de torrar US$ 300 por mês, mesmo gostando de fumar.

      Desculpe-me, mas ou a Sra melhorou muito de vida, ou quem não tem condições de vida aqui é a Sra., US$ 300 é mixaria....

      Excluir
    16. Não acredito que US$ 300 dólares deve ser mixaria para você, a julgar pelo seu baixo conhecimento do vernáculo: não conhece nem mesmo figuras de linguagem básicas, como uma hipérbole.
      Como você não conhece o básico de sua língua, deve ter pouca instrução, e, consequentemente, sua renda é baixa e tem fraca capacidade de interpretação dos fatos. O resultado: acredita em bolhotas imaginárias kkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
    17. Fato: A Sra parou de fumar por questões financeiras (US$ 300 por mês)

      Aonde está a hipérbole?????

      Excluir
    18. Enquanto o inquilino paga R$ 3 mil para morar bem no Sudoeste e sem preocupações,


      O comprador, que tem uma dívida para os próximos 30 anos, leia 30 anos, kkkkkkkkk, paga da seguinte forma:

      Prestação de R$ 5.493,53, mas que só amortiza R$ 1.396,45

      Juros mensais do financiamento de R$ 3.910,06

      Muito inteligente a escolha!

      Excluir
    19. Fato: A Sra parou de fumar por questões financeiras (US$ 300 por mês)

      Aonde está a hipérbole?????


      Nossa! O bolhota é ruim mesmo! Não conseguem nem perceber uma hipórbole.....

      Vou desenhar para você: está na expressão "me levando à falência".

      Fato: vc é semi-alfabetizado. Ou limítrofe...kkk

      Querido, eu morei nos EUA, em NY (Manhattan), Washington (DuPont Circle), San Francisco, Santa Bárbara e em Waikiki, em Honolulu, no Hawaii. Aliás, o Marlboro mais caro de todos era no Hawaii. Você acha mesmo que US$ 300 dólares por mês iria me fazer falta. Eu gastava metade disso cada vez que eu ia na Cheesecake Factory da Union Square em SanFran ou na de Waikiki...
      Coitados dos bolhotas...não sabem o que é curtir a vida...
      É a sina deles: economizar, acreditar em bolhotas imaginárias, e passar recibo na Internet que é semi-alfabetizado...kkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
    20. Enquanto o inquilinotário paga R$ 3 mil para morar bem no Sudoeste e sem preocupações

      Há 5 anos atrás o inquilinotário pagava R$ 700 reais nesse mesmo imóvel.


      O comprador, paga da seguinte forma:

      Prestação de R$ 5.493,53


      Hoje o comprador paga R$ 5.400, mas daqui a 5 anos ele estará pagando R$ 4.000, e o inquilinotário estará pagando R$ 6.000 ou mais, ou não estará pagando, pois já terá se mudado para um bairro pior.

      Os inquilinotários tentanto se auto-enganar achando que morar de alguel é a melhor coisa do mundo...kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
    21. E quem comprou pagando juros altíssimos.

      Se enganando achando que pagar prestação de apartamento por 30 anos é ser dono de alguma coisa.

      Quem financia imóvel somente vira dono quando quita o imóvel, quando paga todas as prestações.

      Excluir
    22. Faz um teste: liga em qualquer imobiliária, fala que quer comprar qualquer joça no Luana Gonçalves e, depois da negociação, ofereça 7K o metro quadrado. Fiz isso essa semana e, em dois dias, a construtora topou! O mesmo imóvel foi comprado por um amigo meu em 2011 por 10,2K. Agora vem me dizer que o bolhudo de 2011 foi mais esperto que o bolhota de 2013? Só no mundo da fantasia dos preços de imóveis que nunca param de subir, kkkkkkk!

      Excluir
    23. Bolhota é burro e acha que chega aqui e mente e vai ficar por isso mesmo. Na realidade a construtora deve ter aceito R$ 7.9k/m2 para pagamento à vista na cobertura de 300 m2.
      Os aptos tipo (não cobertura) estão sendo vendidos a mais de 10k/m2.
      Detalhe: esse imóvel não foi vendido a 10.2k/m2 em 2011. Foi menos que isso.
      Ou seja, aos bolhotas só resta a mentira. Só que deveriam mentir em sites de losers que falsificam notícias, não aqui. Aqui eles passam vergonha.

      Excluir
    24. Como você sabe tanto assim de valores Kássia, você é corretora ou dona desta construtora que vende o apartamento acima citado? Você fala com tanta catiguria...

      Excluir
    25. Kássia, por favor! Você está tentando vender seu peixe, mas controla a mentira, né?! Basta procurar no wimoveis, os preços de anúncio do Luana Gonçalves, para apartamento tipo, variam entre 9,2 mil e 10,3 mil. Preço de anúncio! E você vem me dizer que essas unidades encalhadas estão sendo vendidas a mais de 10,2k? Nem no mundo da fantasia. Estou te dizendo e confirmo outra vez, eles aceitaram minha proposta 1,1 milhão em um apartamento de 161 m2 para pagamento a vista, o que na verdade dá exatos 6.832 mil o m2. O anúncio original, da Amorim Corretor de Imoveis, oferecia a unidade por 1.490.000,00.

      Excluir
  4. Tia Kassia, lembrando que imóveis leiloados pelos Bancos (por inadimplência) também pagam ITBI. Seria bom fazer um paralelo com esses números também.

    ResponderExcluir
  5. Tia, vendeu o Bolhudinho do Noroeste?! E os de Sampa?! Vende agora não, espera que vai subir ainda mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem proposta deve ter recebido - kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
    2. Eu venho subindo o preço dos meus imóveis em SP. Quando as propostas chegam no meu valor pedido, eu imediatamente subo os preços mais 20%. Quero lucrar o máximo e não tenho pressa nenhuma.
      E outra: melhor ficar com o dinheiro em imóvel que em poupança e demais aplicações que ou estão dando rendimentos negativos ou estão perdendo feio da inflação (como a poupança).

      Excluir
    3. Por falar nisso, fico só vendo esses bolhotas vendo seu dinheiro (se é que tem mesmo) na poupança derretendo todo mês...kkkkkkkkkkkkk
      Que sina essa de bolhota, heim?
      Seus gurus garantindo há 5 anos que os preços vão cair.
      Até agora só subiram, mais de 100%.
      Os gurus falando para deixar dinheiro na poupança (que é muiiiito vantajoso).
      E agora a poupança perde da inflação.
      Vida dura de bolhota..

      Excluir
    4. Relaxa Kássia, vida de bolhota é vida sem dívida, sem preocupação com data de entrega, com acabamento ruim, com taxas ilegais, com imóveis de qualidade ruim, com morar longe do trabalho, com contrato de financiamento a perder de vista.

      Vida de bolhota é sem dívida e sem tapetão de gente desonesta.

      Excluir
    5. É sim.
      Todos. Repito: TODOS. os inquilinotários que eu conheço são pessoas que não sabem o que é investir.
      Torram todo o seu dinheiro e ainda avançam no chegue especial e no cartão de crédito.
      Não têm a menor noção de matemática financeira.
      Eles não consequem nem ao menos juntar o dinheiro da entrada de um apto na planta.
      Inquilinotários estão pagando R$ 3k/mes de alguel em imóveis que foram comprados pelos proprietários por R$ 120k há 8 anos atrás.
      Faz as contas aí e vejam como os inquilinotários são o melhor investimento do mundo.
      E são ainda melhores, pois eles dão uma rentabilidade absurda para os proprietários, e ainda acham que estão fazendo um ótimo negócio....kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
    6. Nossa, você conhece todos inquilinos do Brasil?
      Você é Deus, onipresente?

      Excluir
    7. Rentabilidade absurda? Você não conhece matemática não?

      Faça as contas:

      Imóvel avaliado em R$ 1 milhão

      Preço do aluguel: R$ 3 mil
      Gasto 1: R$ 300 imobiliária
      Valor líquido: R$ 2,7 mil
      Sem contar imposto de renda......

      Porcentagem: 0,3% de rentabilidade, abaixo até da poupança.
      E ainda não foi descontado

      Excelente!

      Excluir
    8. Nossa, você conhece todos inquilinos do Brasil?
      Você é Deus, onipresente?


      Incrível. Os bolhotas são analfabetos mesmo. Não conseguem nem entender uma frase básica.
      Vou desenhar para ele: TODOS os inquilinotários que eu conheço não são todos os inquilinotários do Brasil. Todos os inquilinotários que eu conheço são inquilinotários no Brasil, mas nem todos os inquilinotários do Brasil eu conheceço.

      Os bolhotas são semi-analfabetizados. Não me admira que acreditem em sites que falsificam notícias...eles simplesmente não têm condições cognitivas de perceber que estão sendo enganados...kkk

      Excluir
    9. Rentabilidade absurda? Você não conhece matemática não?

      Faça as contas:

      Imóvel avaliado em R$ 1 milhão

      Preço do aluguel: R$ 3 mil
      Gasto 1: R$ 300 imobiliária
      Valor líquido: R$ 2,7 mil
      Sem contar imposto de renda......

      Porcentagem: 0,3% de rentabilidade, abaixo até da poupança.
      E ainda não foi descontado

      Excelente!


      ô bolhota, vc acha que um investidor pagou R$ 1kk nesse imóvel...kk
      VOu te contar um segredo: esse imóvel que está alugado pra vc por R$ 3k, o investidor pagou R$ 150.000 reais no máximo, quando comprou na planta.
      E, além de receber o seu alguel, que corresponde a 2% do valor do investimento inicial, ainda teve seu patrimônio multiplicado por 8!!!

      E vc, inquilinotário, é que se acha ixperto...kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
    10. Exato! Quem pagar agora R$ 1kk neste imóvel é um completo idiota! Só valia a pena antes. Veja só os que compraram recentemente no Noroeste! Todos tomaram na cabeça!

      Excluir
    11. pois quem comprou no PASSADO fez bom negocio. Atualmente nao compensa comprar. E quem comprou tambem tem uma rentabilidade baixissima. Menor que a poupanca.

      Excluir
    12. Kássia, eu moro de aluguel em Águas Claras, julgo saber investir (invisto em várias classes de ativos, e em ações especificamente desde 1994), nunca usei o limite do cheque especial (hoje em dia ninguém usa cheque, vamos combinar), nunca paguei uma fatura do cartão que não fosse integral, não tenho dívidas, dirijo um puta carrão V6 de 243cv ano 2012 (pago à vista, obviamente), acabo de voltar da minha SEGUNDA viagem de férias no ano... enfim, explique "eu" para mim mesmo, por favor. Segundo você, a minha existência seria uma impossibilidade...

      Excluir
    13. Segundo você, a minha existência seria uma impossibilidade..."

      Seria pedir muito você apontar uma frase minha que lhe autoriza a tirar essa conclusão?

      É incrível: o povo vem aqui passar atestado de analfabetismo funcional!

      Eu só afirmei que dos inquilinotários que eu conheço, são todos péssimos administradores de suas próprias finanças.

      É uma questão de lógica: todos os inquilinotários que eu conheço não são todos os inquilinotários do Brasil. Logo, da minha frase não se pode concluir que eu afirmei que é impossível a existência de um inquilinotário bom administrador de suas próprias finanças, visto que pode existir um inquilinotário que eu não conheça que seja bom administrador de suas próprias finanças.

      Agora, então quer dizer que você, senhor Senso-Crítico, apoiodor incondicional do Santuário dos Pagés, porta-voz das causas ambientais, e devoto da religião petralha, usa um "puta carrão V6 com 246 cv"...

      OMG! Não se fazem mais ambientalistas como antigamente. Os atuais estão tocando o pau na gasolina com carrões V6 de 243 cavalos.....OMG!!!!!!!

      Excluir
    14. Oh My Kássia! Não acredito que existe um blog tão besta na internet como este. Vai ganhar o título de blog mais baba ovo do mercado imobiliário e mais besta do Brasil.

      Excluir
    15. O que tá fazendo aqui então? Procure aqueles sites que falsificam notícias...ou os que só fazem cop/paste de noticias alheias....e não têm capacidade nem de escrever 1 parágrafo próprio....kkk

      Excluir
    16. Que sites são estes?

      Não precisa de site nenhum não, a realidade está aí para todo mundo ver. Ninguém dá conta de pagar estes preços altíssimos e especulativos não.

      Eu ia trocar de apartamento, desisti. Vou reformar o meu, trocar a mobília e com o restante, que eu iria fazer o upgrade para um no Noroeste, vou viajar com minha esposa pelo mundo.

      Afinal de contas, já moro em um confortável apartamento de 3 quartos na Asa Norte com 150m2, vazado e duas vagas na garagem.

      Estou muito feliz e obrigado, e não me renderei ao mercado imobiliário especulativo de Brasília.

      Excluir
    17. "VOu te contar um segredo: esse imóvel que está alugado pra vc por R$ 3k, o investidor pagou R$ 150.000 reais no máximo, quando comprou na planta.
      E, além de receber o seu alguel, que corresponde a 2% do valor do investimento inicial, ainda teve seu patrimônio multiplicado por 8!!!"

      Acabou de admitir a bolha imobiliária.

      Conclusão: Quem é troxa? Quem compra imóveis HOJE. Quem comprou no passado não é "ixperto" pois ninguém sabia que iria ocorrer essa valorização maluca que está aí.

      Portanto, podemos dividir o Brasil em Normais (os que compraram antes e estão meramente se aproveitando da bolha) e Troxas (os que compram agora um imóvel de 1kk, que vale 150k, acreditando nessa baboseira e passarão 30 anos pagando prestações de 5 - 7k / mês, com abatimentos mensais ridídculos). Na prática, passarão 30 anos de aluguel compulsório, presos a um imóvel que nem sabe se poderão continuar pagando.

      Isso sim é analfabetismo funcional. Analfabetismo financeiro.

      Excluir
    18. Só pra repor a verdade, eu não sei de onde você tirou que eu sou "apoiador incondicional do Santuário dos Pagés e porta-voz das causas ambientais". Ou, nas suas palavras, seria pedir muito você apontar uma frase minha que lhe autoriza a tirar essa conclusão?

      Eu acredito firmemente que o aquecimento global é uma FARSA e que índio quer é DINHEIRO e não preservação da sua cultura. E não entendo até hoje porque eles não gostam de tomar banho. Tudo bem ser índio, mas tomar banho pelo menos uma vez ao dia não afetaria o legado deles...

      Excluir
    19. Você tem razão. Eu confundi você com uns petralhas que postaram nos posts do Santuário dos Pajés...

      Excluir
    20. Porque tanta inveja do Santuário dos Pajés e tanta proteção das construtoras? Seu pai é dono de construtora por acaso minha filha? Está parecendo conversinha de patricinha mimada. Daí papai abriu imobiliária para a filhinha, e agora que não vende nada fica dando piti na internet. Cresce minha filha. Ganhar dinheiro não é fácil como você pensa. Ninguém é bobo o suficiente para comprar imóveis nos preços atuais, ainda mais com tanto problema de entrega atrasada, acabamentos péssimos e outros problemas.

      Excluir
  6. Segue uma reportagem interessante sobre a queda dos preços dos imóveis, eu nao sei se podemos generalizar esta queda, mas uma coisa tenho certeza, visto que há um ano venho procurando um imóvel para adquirir, em Aguas Claras é fácil perceber esta queda, apenas para sitar um exemplo, há um ano atrás um corretor da Lopes Royal me ofereceu o Jales Machado por R$510.000,00, na epoca eu informei que se o preço fosse em torno de R$450.000,00 eu até poderia interessar mas com aquele valor não seria do meu interesse.
    Logo após eu informei a este corretor que iria para de procurar imóveis porque estava achando os preços muito alto.
    Há cerca de um mês eu contactei o corretor informando que estava novamente procurando um imóvel e para a minha surpresa o corretor todo contente me informou que aquele imóvel que teria interesse por R$450.000,00 poderia ser vendido a este preço ou até mesmo ser feita uma proposta para tentar baixar mais ainda, visto que a construtora havia colocado 10 dos apartamentos em estoque em promoção.
    Para mim foram várias surpresas, 1 ano depois o apartamento estar mais barato, o imóvel foi entregue já faz uns 9 meses e ainda a construtora, não é agionário, coloca 10 apartamentos em promoção, pelo jeito apesar do imóvel já estar pronto há uns 9 meses a contrutora ainda possui uma grande quantidade de apartamentos não vendidos.
    Após algumas pesquisas encontrei várias situações iguais a essa, o desfarce hoje para queda de preços chama-se promoção, o que tem de promoção em Aguas Claras é uma festa, mas os corretores falam que os preços estão estáveis, não há queda, os preços estão mais baratos apenas por causa das promoçoes...., mas eles não estão mais baratos, são só promoções, chega a ser engraçado o malabarismo para disfarçar que os preços não estão caindo.
    Segue o link:

    http://www.revistam2.com.br/queda-dos-precos

    ResponderExcluir
  7. Tia, vai aproveitar para comprar outro não? Este ano promete, vai subir ainda mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, estou, inclusive, em negociações com outro imóvel no Noroeste, que estou comprando de uma pessoa que não está conseguindo pagar. Excelente imóvel, três quartos, 3 vagas, canto, nascente, no Noroeste, e vou pagar menos de R$ 9k/m2.

      Excluir
    2. eu tb vi aptos no noroeste em 2010. o corretores so me mostravam poente e primeiro andar. 10mil o metro. hoje me ligam oferecendo nascente andar alto por 8mil. quem comprou antes se deu muito mal. e a tendencia e so cair.

      Excluir
    3. Sim, sim, vc recebe propostas de 8k/m2 de imóveis para entregar em 2015, na planta, desde que vc pagar a vista hoje.
      pagamento parcelado não existe a 8k/m2 hoje, nas construtoras. A não ser se comprar no mercado de ágios, como eu estou comprando.

      Excluir
    4. Não, as propostas que recebi é para pagamento à prazo. À vista sai por quase R$ 7 mil o metro quadrado. Ainda estou analisando a melhor construtora para fechar negócio, e sem intermediários.

      Excluir
    5. Kkkkkk, deixem os anúncios de lado, partam para as propostas reais. Hoje ofereci 7k a vista em um imóvel que será entregue daqui uns três meses no Noroeste e os caras aceitaram em exatos 35 minutos. Claro que não vou comprar, vou esperar seis meses e oferecer 6k pelo mesmo imóvel, que está encalhado há mais de 3 anos e era vendido a 11,2k no lançamento. E a tia Kátia comprando a 9k? Só pode estar doida ou mentindo.

      Excluir
    6. Cara, vc é tão burro que nem mentir direito você sabe. Desde quando imóvel no Noroeste era vendido a R$ 11,2k/m2 em 2009? Em 2009 os mais caros eram vendidos entre R$ 6 e R$ 8k/2 - desses aptos que, hoje, prontos, estão sendo vendidos entre R$ 10 e 10.5k/m2.
      Para de mentir, bolhota. Ou então, vai mentir naquele site de losers, que acreditam em notícias falsificadas e que vc coloca qualquer bobagem todo mundo aplaude.
      Na realidade você não deve ter nem dinheiro para comprar uma vaga de garagem no Noroeste...
      Quem tem dinheiro mesmo, vai lá e compra. Não fica em blog reclamando de preço, falando que morar de aluguel é o melhor negócio do mundo e destilando ranço de quem tem condições de comprar...kkkk
      Mas continuem fazendo isso...vcs são divertidos..uns verdadeiros palhaços involuntários.

      Excluir
    7. Nunca foi vendido no Noroeste a 6 mil o metro quadrado, os preços lá começaram em 8 mil e subiram, mas como não conseguiram vender, voltaram para 8 mil.

      E quanto ao dinheiro, cada um é dono do seu, e não cabe a você Kássia, predizer quem tem ou não tem, e o que compra ou não com o dinheiro.

      Palhaço é quem paga caro em imóvel e ainda paga taxas abusivas para imobiliárias, compra apartamento com acabamento ruim e ainda tem a entrega atrasada, como todos os dias mostram os jornais.

      Excluir
    8. Como você fala bobagem. Não tem a menor noção do mercado e fica chutando aí. Para começo de conversa: várias cooperativas venderam a R$ 6k/m2, mas era pagamento quase à vista.
      Segundo: quando vocês, bolhotas, falam "o metro quadrado do Noroeste é R$XYZ reais", já denota toda sua falta de conhecimento. XYZ é uma média. Existem n fatores que inflenciam um valor de metro quadrado, que vão de localização, posição, prazo de entrega, distância até as chaves, andar, vagas de garagem, percentual de amortização durante a obra, etc, etc, etc.
      Então logo se vê que vc não sabe NADA de mercado. Portanto, volte para o site de notícias falsificadas de onde você nunca deveria ter saído, visto que lá você pode falar a bobagem que quiser, que todos vão aplaudir e dar gritinhos de excitação com sua patuscada.

      Excluir
    9. E outra: não sei que tanto vocês se preocupam com a vida dos outros, especialmente de quem comprou imóveis no Noroeste. Mas que vidinha idiota desse pessoal que fica caçando notícia e inventando mentira para dizer que quem comprou em 2009 se deu mal.
      Coitados! Bolhotas, vocês são LOSERS. Perderam a maior oportunidade do mercado brasileiro em décadas. E um monte de gente não perdeu. Comprou e se deu bem. Compraram, inclusive, no Noroeste - que vcs tanto desejam - a R$ 6.5k/m2, R$ 7k/m2 e etc, e hoje estão com imóveis que estão sendo vendidos entre R$ 10.5k e R$ 11k/m2.
      Seria interessante que vcs parassem de invejar os outros, e também de se procupar com a vida alheia. Isso não fará com que vc consiga um apartamento no Noroeste. Esse bairro não é para o bico de vocês. Sorry.

      Excluir
    10. Eu tenho é pena de quem pagou R$ 9.000 no metro quadrado em 2009 e hoje não consegue revender. Afinal de contas aquilo ali é uma piada, um matagal só e uma escuridão de dar medo. Mas enfim, nem todo mundo tem cabeça para negócios, há pessoas que são facilmente enganados por pessoas que prometem milagres, como um bairro bom em pouco tempo.

      Pagou caro porque quis. Agora aguenta.

      Excluir
  8. Kássia, entenda uma coisa.... voce diz que imovel sobe, sobre e sobe eternamente...
    tente fazer uma matematica simples, seja simples...sem blá, blá, blá.
    Hoje um imovel de 300 mil (que é raro de achar a não ser na periferia das capitais), esse imovel de 300 mil tem que ter um comprador que tenha uma renda de 8.000 sem comprometar mais de 30% do seu salario com 30 anos para pagar. Um salario de 8.000 são pouco brasileiro que ganham isso, no maximo 20% dos brasileiros.... Bom, se esse mesmo imovel que voce acredita que vai subir, subir, subir.... em 2014 ele podera valer 500 mil. Quem vai ter poder de compra desses imoveis???? me explica
    Kassia, o imovel pode ate valorizar no papel, mas na pratica nao vai ter comprador...entenda isso e deixe de ser teimosa... voce esta sendo ignorante (ignorando os fatos, a realidade da coisa). Se vai explodir bolha ou não isso não vem ao caso... o fato é que se subir mais, o brasileiro não tem poder de compra com os preços subindo artificialmente e especulativo. Hoje em varias capitais não tem imovel menos de 300 mil, e só tem 15% no maximo 20% que tem renda pra comprar ...a conta não fecha.
    Olha, meu pai ja falecido me dizia, quando voce encontrar seu vizinho no elevador e ele falar que esta aplicando na bolsa é hora de voce sair fora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. @Marcelo, você é outro bolhota que vem aqui mentir. Vc acha que vc está em sites onde todos têm o seu nível de inteligência. Não venha aqui MENTIR. O que eu falo e escrevo eu me responsabilizo. Não adianta vc MENTIR e dizer que "eu digo que imóvel sempre sobe e sobe eternamente". VC MENTE ao dizer isso. Eu nunca disse que imóvel sobe eternamente e muito menos que ele sempre sobe.
      Vc não passa de um mentiroso idiota, que vem aqui falar mentiras. Tente rebater os fatos que são colocados neste artigo.

      Excluir
    2. Onde está a mentira na afirmação do Marcelo Kássia?

      Onde está a mentira na afirmação abaixo:

      Hoje um imovel de 300 mil (que é raro de achar a não ser na periferia das capitais), esse imovel de 300 mil tem que ter um comprador que tenha uma renda de 8.000 sem comprometar mais de 30% do seu salario com 30 anos para pagar. Um salario de 8.000 são pouco brasileiro que ganham isso, no maximo 20% dos brasileiros.... Bom, se esse mesmo imovel que voce acredita que vai subir, subir, subir.... em 2014 ele podera valer 500 mil. Quem vai ter poder de compra desses imoveis????

      Aponte por favor.

      Excluir
    3. Que deselegante!

      Excluir
    4. Onde está a mentira na afirmação do Marcelo Kássia?

      Esse tal de Marcelo é um mentiroso. Chega aqui no meu blog tentando colocar palavras na minha boca. Ele deve fazer isso em outros sites: ou seja, fica fazendo fofoca. Então além de idiota, é fofoqueiro.

      E por qual motivo ele é um idiota? Simples: ele chega aqui, lê os meus artigos, não comprende, e sai falando bobagem: "Kassia, você disse que imóvel tem valorização eterna".

      Em uma simples frase ele deixa claro que le e não comprende o que lê, logo, faz parte da maioria de analfabetos funcionais do Brasil, que não têm condições de compreender um texto.

      Além disso, não sabe fazer uma simples pesquisa no Google: a caixa de pesquisa do meu blog está aí em cima, e também basta usar a pesquisa do google limitando o acesso ao meu blog site:politicaeconomia.com e procurar pelas afirmações que ele diz que eu fiz.

      E verá que não fiz nenhuma das afirmações que ele diz que eu fiz. Logo, para que vou perder meu tempo com um analfabeto funcional, idiota e fofoqueiro?

      Excluir
    5. Não vai mandar ele morrer no Inferno do Sofrimento do Terror Flagelante do Aluguel não? rss

      Eu poupo 70% da minha renda. Moro na Zona Sul do Rio,sozinho. Gasto 5 minutos pro trabalho andando. Tenho um carro quitado, e menos de 30 anos.

      Excluir
    6. A Kássia acha que aluguel é o fim do mundo. Mentalidade de país de terceiro mundo, dos empresários que querem enfiar os pobres coitados em dívidas intermináveis por 35 anos. Na proporção entre aluguel x venda atual, não compensa mais comprar. Antes aluguel era 1% do valor do imóvel, hoje não passa de 0,3%. E com os juros altos de financiamentos bancários e a alienação fiduciária, mais dois motivos que não compensam a compra de imóveis financiados. Fria.

      Excluir
  9. Kassia, raramente voce acha um imovel de menos de 300 mil nas capitais, e pra voce comprar um imovel de 300 mil tem que ter uma renda de 9.000 para não comprometer 30% do salario no financiamento de 30 anos... no maximo 20% dos brasileiro ganham acima de 9.000. A pergunta é simples e espero uma resposta simples.
    No seu raciocinio esse imovel vai subir, subir, subir... então que esse e a maioria dos imoveis mais barato vale no final do ano 500 mil.... quem vai ter renda pra comprar esses imovei???? quem????
    Olha, meu pai ja falecido me deixou uma frase: Quando voce encontrar um vizinho no elevador e ele falar que esta aplicando na bolsa de valores, é hora de voce sair fora !!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. @Marcelo, você é apenas um mentiroso idiota. Nada além disso.

      Excluir
    2. É isso aí, Tia! Escuta este idiota não, compra outro bolhudo logo! Vai subir ainda mais!

      Excluir
    3. Querido, você acha mesmo que eu preciso de conselhos de bolhotas? kkkk
      Eu não baseio minhas decisões de investimento em notícias de jornal, muito menos em conselhos de quem não consegue nem elaborar uma estratégia de investimento que lhe permita comprar um prosaico imóvel.
      Eu baseio minhas decisões em minhas convicções.
      E, por isso, estou negociando, neste momento, outro imóvel, na planta, no Noroeste.

      Excluir
    4. Só para não ficar em branco segue uma das INÚMERAS SENTENÇAs do escritório contra ilegalidades da TAXA DE CORRETAGEM. A restituição do valor cobrado foi em dobro sendo mais uma vez beneficiado o CONSUMIDOR! Claro é para quem diz que NUNCA VIU!

      http://www1.tjrj.jus.br/gedcacheweb/default.aspx?UZIP=1&GEDID=0003C90179A3130ACAFB2D9E978598F3C98571C4031D3828

      Excluir
    5. Porque será que quando a Kássia perde a razão ela usa a grosseria e termos chulos?

      Excluir
    6. Quanto está pagando no metro quadrado no imóvel na planta? Está comprando de imobiliária idônea e honesta?

      Excluir
    7. quem viver verá... não sou bolhota, tenho minha casa propria adquirida em 2007, hoje esta 130% valorizada, e hoje não aplico em imoveis porque não é bom investimento principalmente na planta. Economia é simples compre na baixa e venda na alta.... logo estamos na alta e não é hora de compra...simples né !!! Kassia, venda seus ativos enquanto é tempo, senão vai chorar, chorar, chorar !!!

      Excluir
  10. Se a Kassia ta comprando imoveis então esta na hora do Marcelo sair fora.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O mais importante é deixar de mentir. Já ajuda pra caramba.

      Excluir
  11. Kassia, eu sou mentiroso???? ok..vamos lá...eu afirmo que é, e repido que voce afirma que imovel sobe, sobe, sobe. Tanto é verdade que abaixo vou colocar alguns topicos deste anos de 2013..se quiser eu coloco mais. Só falta voce dizer que esses topicos são fontes de materia de jornais e noticiarios...mas acima voce acabou de dizer que não baseia seu investimentos em noticias de jornais...quem entende seus comentarios??? e eu quem sou mentiroso??? é só olhar seus topicos. Seus topicos são só subir .... enquanto que na verdade está caindo!!! eu estou mentindo ou você quem esta mentindo os fatos para os leitores????
    Olha ai os topicos:

    Imóveis novos em Curitiba podem subir 15% em 2013

    Mercado imobiliário do Rio em nova fase de valorização

    OCDE vê economia brasileira em expansão: imóveis valorizarão

    As boas perspectivas para o mercado imobiliário em 2013

    Preços dos imóveis valorizaram até 5,4% acima da inflação nos últimos seis meses

    Revista Exame: Imóvel virou bom negócio em 2013

    ABECIP: Preços dos imóveis no Rio de Janeiro subirá 15% em 2013

    Preços dos imóveis sobem mais aceleradamente em dezembro

    Samy Dana: alteração no FGTS provocará valorização dos imóveis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, você é mentiroso. E analfabeto funcional também. E tem problemas com lógica.

      Nenhum dos meus textos acima permite sequer uma inferência de que eu afirmo que "imóveis sempre sobem". Nenhum.

      O fato de eu achar que imóveis vão subir de preço em 2013 (como estão subindo), não permite concluir que eu ache que imóveis sempre sobem.

      O próprio modelo que eu sempre uso para avaliar o comportamento dos preços dos imóveis admite a queda: se os imóveis sobem respondendo à variações positivas de PIB e Bolsa de Valores, e negativas de juros, então, no caso de variação negativa do PIB e da Bolsa de Valores, e positiva dos juros, os imóveis vão apresentar variação negativa.

      Agora, pedir que um sujeito que não entende nem o português consiga entender um modelo econométrico é pedir muito mesmo.

      Excluir
    2. Notícias cada vez melhores: Só 9% conseguem financiar imóvel de R$ 300 mil em SP – Folha.com

      "http://www.bolhaimobiliaria.com/2013/03/18/so-9-conseguem-financiar-imovel-de-r-300-mil-em-sp-folha-com/"
      Uma pena que não passará da moderação.

      Excluir
    3. Vejamos:
      variações positivas de PIB - PIB decepcionante (0,9% de cresc.) e com gargalos em infraestrutura;
      variações positivas do IBOVESPA - patinando e sem direção definida para 2013;
      variações negativas de juros - cenário de ALTA de juros, o que explica o que você chamou de "bolha do Tesouro" (queda das NTN-B e NTN-F) no outro post.

      Não acredito em quedas apocalípticas pq, como explicou o cara do BNDES, se a casa do MCMV custa 200k em Formosa, a de Planaltina tem que ser 300k e a de Sobradinho 500k. Qualquer previsão que não considere isso é wishful thinking, nisso vc tem razão.

      Mas pelo seu próprio modelo, os imóveis não devem subir em 2013. Ou há algo que não bate.

      Excluir
    4. esta logica de o bairro a vale mais que o b que o c chega a um infinito de valorizacao a ponto das pessoas nao conseguirem mais comprar imovel estagnando o mercado. nao e a toa que samambai que e uma recem ex favela pedirem 4,000 e no plano 10,000. negocios estagnados em ambos. mercado em apuros. corretores amigos estao fechando as portas para abrir outro negocio. o auge da corretagem passou. fechar negocio hoje e raridade.

      Excluir
    5. Não, não chega a uma lógica infinita. Porque essa operação alavancada especulativa na qual a Kássia e muitos outros se deram bem depende de uma transferência de renda, e crédito é só antecipação de renda futura. Por outro lado, o MCMV coloca um piso na queda. Podemos chegar a um ponto que seja 200-250-350 em vez de 200-300-500? Claro. Mas quedas de 50% como alguns esperam?

      Excluir
    6. Não, não chega a uma lógica infinita. A renda uma hora acaba, mesmo renda futura (crédito). Mas o Governo impõe um limite para queda ao definir preço mínimo nos bairros mais distantes. O mesmo ocorre com aluguel e auxílio-moradia no Plano Piloto. Em resumo, tanto a Kássia quanto os bolhotas apocalípticos estão errados.

      Excluir
  12. Mais uma quente para discutir:
    "Só 9% conseguem financiar imóvel de R$ 300 mil em SP"

    http://classificados.folha.uol.com.br/imoveis/1247347-so-9-conseguem-financiar-imovel-de-r-300-mil-em-sp.shtml

    Notícias ruins pipocando diariamente.

    ResponderExcluir
  13. Kassia,

    Acho que o pessoal ai em cima esta apenas tentando te dizer:

    - o teu lucro esta na compra, vc nao pode ir contra o mercado, nao importa o PhD que tenha (lembre-se o Barings)

    - voce pode se dar bem fazer A e outros podem se dar bem fazendo o contrario (lei no marketing)

    Quem comprou cedo, se deu bem! Quem nao comprar tarde, tambem vai se dar bem, eh soh esperar!
    E um bando de gente que entrou tarde na onda, vai descobrir que o mercado premia mas tambem pune!

    Pelo tanto que voce anda apelando desconfio que a mare nao anda tao bem assim nao!

    Varios dos que comentam (os) aqui ganhamos na onda tambem, so nao acreditamos que va continuar assim
    por muito tempo!

    Se voce tem tanta certeza assim no mercado imobiliario fazemos um trato: entramos como parceiros com voce, nos maravilhosos investimentos imobiliarios que faz, assim voce ganha mais! So que se nao ganharmos o risco eh todo teu, voce devolve o nosso dinheiro corrigido pela poupanca, o que voce acha? A gente registra em cartorio!

    ResponderExcluir
  14. É óbvio que a arrecadação é recorde, doutora. A avaliação dos imóveis está nas alturas. Preços 50% acima dos praticados pelo mercado. O mesmo acontece no Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
  15. Estou aqui lendo alguns de seus posts e alguns de seus comentários (bem poucos) e vejo coisas como:
    "vocês, bolhotas, são LOSERS!"
    "Além disso, sites dedicados à Bolha Imobiliária reúnem muitos perdedores e fracassados"
    "Na boa, vocês, bolhotas, são uma piada pronta."

    Aquele que possui bons argumentos não tem necessidade de ofender ninguém, correto? Os argumentos são a base para seu raciocínio, diferente de você, que constantemente necessita dizer que as pessoas que acreditam em bolha imobiliária são inferiores (logo, vc é superior).

    Fico pensando um pouco em psicologia, mais especificamente no modelo Kubler Ross de mudança de paradigma, e você parece estar na fase de negação.

    Também penso um pouco em psicanálise, que tb se aplica um pouco, em alguns conceitos chave como: busca de superioridade / complexo de inferiodade / necessidade de segurança.

    Enfim, só estou passando pra deixar a dica. Acho válida a discussão, mas pra que ofender né?

    Abraços,

    ResponderExcluir
  16. Bombando mesmo: Venda de imóveis novos cai 20,6% na cidade de São Paulo
    Mais um link: "http://classificados.folha.uol.com.br/imoveis/1248744-venda-de-imoveis-novos-cai-206-na-cidade-de-sao-paulo.shtml"
    Pena que essas notícias geralmente são omitidas.

    ResponderExcluir
  17. Sou corretor de imóveis e pesquisador de mercado (perito avaliador de imoveis) aqui em Florianópolis e percebo que as construtoras estão baixando os preços virtualmente, oferecendo cozinha montada, desconto, aceitando carro, imoveis, etc... estamos atravessando um periodo de bastante incertezas com relacao aos precos aqui. Muita coisa parada em estoque que tivemos que reajustar os precos para que o mercado voltasse a aceitar.

    Comprei um apto de 1 dorm em 2009 por 83 mil, que hoje se vende por 140 pois surgiu um shopping em frente, as margens da br 101. Estou pondo a venda para saldar o debito e usar o lucro em leiloes de imoveis.

    ResponderExcluir
  18. Florianópolis é uma cidade muito bacana, mas os preços praticados nela estão totalmente fora da frente realidade salarial da população. O valor do m2 gira em torno dos 7k enquanto a média salarial não passa dos 3k por família.

    ResponderExcluir
  19. É uma cidade muito bacana para turismo. Para morar, só se for servidor público pois o mercado é mínimo. Gente vem aqui e acha que só pq a cidade é bonita é boa de morar e fica sem trabalho dando trabalho....

    Floripa não tem nem 500k pessoas. Trabalho aqui só para os altamente especializados, e olhe lá...

    ResponderExcluir
  20. Tia Kassia sou seu fa... Como voce consegue tamanha facanha?? Me aceita no seu facebook ...

    ResponderExcluir
  21. Kássia Tavares, li seus comentários e pude notar que você é uma pessoa que domina bem o vernáculo, entende razoavelmente de microeconomia e insulta as pessoas que têm opiniões contrárias às suas mas nada disso me intrigou tanto quanto a incoerência de seus atos. Explico: Como alguém que investe na compra de imóveis e obtém lucro com a locação dos mesmos fica convencendo-os a comprar imóveis? Se todos concordassem contigo quem iria locar seus imóveis? Tenho duas possíveis respostas para seus atos; 1 Você é corretora e não investidora isso justificaria o marketing pela valorização constante. 2 Você não é investidora nem corretora e pretende obter lucro com websites tendo usado o tema polêmico para ter muitos comentários. Antes que você responda, irei prever sua resposta. Irá criticar o uso do vernáculo, irá usar uma retórica sem fim e não apresentará nenhum dado recente de 2013 sobre a valorização dos imóveis em BSB. Boa sorte em seus investimentos e tente não ofender mais as pessoas que sustentam o ciclo de ganhos com a compra de imóveis, está demitindo seus clientes ou os clientes de seus clientes.

    ResponderExcluir
  22. Kássia você realmente acredita que o preço dos imóveis continuaram subir? acha que o preço do m² em São Paulo está dentro da realidade? Mais caro que Londres ou New York. você acha que isso é normal? e realmente acha que os preços não vão despencar depois dessa copa do mundo? pois nunca entrei nesse blog e ao ler esse monte de comentário ridículo, cheguei a conclusão que você não tem mais nada da vida pra fazer e ficar ai escrevendo merda. vai pro diabo que te carregue!!!

    ResponderExcluir

Observação: comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões) ou conteúdo ofensivo, racista, homofóbico ou de teor neonazista ou fascista (e outras aberrações do tipo) serão apagados sem prévio aviso.

alert('Olá prazer em conhecê-lo!'); alert('Olá ' + comment.authorUrl + ', prazer em conhecê-lo!');