quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Mercado imobiliário em SP bateu recordes no primeiro semestre

O mercado imobiliário na região metropolitana de São Paulo apresentou um desempenho positivo no primeiro semestre de 2013. Segundo dados do Secovi-SP, a vendas de imóveis novos aumentaram 46% em relação ao primeiro semestre de 2012 (o valor de comercialização dos imóveis passou de R$ 6,3 bilhões para R$ 10,6 bilhões) e o número de lançamentos, pesquisado pela Embraesp, cresceu 51%.


A explicação para a boa performance do setor é em parte atribuída ao arrefecimento da alta de preços imobiliários em 2013, e, também, a um maior crescimento da economia neste ano comparativamente a 2012. Consta também que a desaceleração no ritmo de valorização atingiu, inclusive, o mercado de lotes edificáveis - um dos principais vetores de custo do segmento.


Um terceiro aspecto diz respeito ao comportamento do consumidor, que tem preferido adquirir a moradia própria a se endividar para a compra de outros bens. Em São Paulo e no Rio, por exemplo, isso se explica pelo elevado valor dos aluguéis. A comparação entre a prestação e o aluguel estimula a aquisição financiada do imóvel, se o comprador tiver poupança para dar a entrada. Em média, a entrada corresponde a quase 1/3 do valor do imóvel nas operações do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE), que opera com recursos das cadernetas.

Bairros centrais mais valorizados

A situação caótica do trânsito em São Paulo também impacta o mercado imobiliário, já que as famílias optam por adquirir imóveis menores, porém melhor localizados, para não enfrentar os problemas de transporte a que estariam sujeitas se seus membros residissem em bairros distantes ou em municípios vizinhos.

Desaceleração no segundo semestre

Apesar da aceleração do H1, as perspectivas para o segundo semestre de 2013 para o mercado em São Paulo são de desaceleração no ritmo de crescimento até o fim do ano, conforme estimativa do Secovi-SP. Isso se deve em decorrência do forte aumento de lançamento nos seis primeiros meses - algo que não deve se repetir agora.

Estoques



O estoque de imóveis na capital paulista está no patamar de 18 mil unidades, nível histórico, considerado, porém, confortável.

255 comentários:


  1. eu também fico trolhando você, que está no desespero danado para tentar avender o seu bolhudo a preço de ouro. ninguém mais cai nessa pegadinha de preço alto não. abaixa o preço que vende meu colega corretor.

    ResponderExcluir
  2. rindo nada, não estão conseguindo vender. estão num desespero louco para vender mas não vende, cairam na pegadinha que imovel valoriza. mas vender que é bom, nada.

    e meu dinheiro no banco hoje vale mais, posso escolher qual vou comprar.

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    sentado tomando toddyinho de litrão e pipoca.

    ResponderExcluir
  3. Venda de imóveis é igual a venda da coca cola. As pessoas foram enganadas durante anos sobre a existência de substâncias potencialmente cancerígenas como o caramelo IV que tem muitas vezes mais no Brasil em relação a Califórnia.

    Daqui a alguns anos seremos informados destes anos, em que as construtoras foram muito com sede ao pote e cobraram preços muito altos e fizeram apartamentos de qualidade muito ruim (basta ver o quanto aumentaram as reclamações no Procon e na Justiça em relação a imobiliárias e construtoras nestes anos).

    ResponderExcluir
  4. O que é o financiamento bancário? É um empréstimo de um dinheiro que você não, ou seja de terceiros (banco) atualizado monetariamente e remunerado por juros. Ou seja, o dinheiro não é seu, mas sim do Banco. Vejo muitas pessoas falando das prestações exorbitantes dos financiamentos bancários, com prestações de R$ 6mil, R$ 7mil, R$ 8 mil, R$ 10 mil, com contratos de 20, 25, 30 anos... Realmente é um absurdo isso! Mas o que as pessoas não estão conseguindo ver é que o maior de matemática não é o valor das parcelas ou o prazo para pagamento, mas sim a quantidade de dinheiro de terceiro emprestado. Muito dinheiro de terceiro e pouco capital próprio empregado na operação. Tem gente que quer comprar um imóvel amplo, com localização top nos melhores bairros, com apenas R$ 100, 200 mil no bolso para entrada... Aí é uma loucura mesmo! Só MANÉ mesmo para entrar nessa... Recomendo fazer o dever de casa e começar a poupar com mais afinco... Recomendo também começar pelos apartamentos mais baratos, localizados nos bairros menos nobres da sua cidade... Compre, financie e quite o primeiro apê naquele bairro médio... Pode até aceitar essas cozinhas planejadas de cortesia para economizar um pouco... Garanto que em poucos anos (ou décadas dependendo do seu rendimento) vocês estarão comprando um belo apê no melhor bairro da sua cidade... E não deixem de tomar aquela coca-cola geladinha de R$ 3,50 de vez em quando... A vida é curta e uma coca-cola vai bem no calor..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem posso tomar coca-cola. Sou pré-diabético.

      E a diet causa câncer, rss.

      Só restou a água mesmo, que já vem no condomínio. rsss

      Excluir
    2. A Coca zero vai ter dar câncer se vc beber 3 litros por dia.
      Em suma, se vc beber ela no lugar de água.
      O povo exagera demais.

      Excluir
    3. Depois não diga que não foi avisado...

      Excluir
    4. Ao anônimo de 21:55.
      Se eu beber 300 ml de refrigerante em um mês é muito. Prefiro e bebo suco. Aliás, todos sem açúcar, inclusive limonada suiça.
      Tenho certeza absoluta de que a pessoa que beber refrigerante com moderação não terá problemas. Aliás, qualquer coisa em exagero prejudica.
      E não bebo coca. Quando bebo refri, bebo guaraná zero.

      Excluir
    5. Nos Estados Unidos algumas substâncias foram praticamente eliminadas por conta do risco do câncer na coca cola.

      Excluir
    6. Eu só tomo suco integral. Mas não deveria também. Tem nível elevado de frutose, que também se transforma em glicose no sangue.

      Excluir
    7. eu só tomo água, porque agora não dá para ter luxos, tenho que pagar a parcela do meu financiamento no Noroeste. As prestações são muito altas e reajustadas pela TR, e se eu deixar de pagar uma só parcela o banco toma o meu imóvel. Daqui a 10 anos volto a tomar suco e refrigerante.

      Excluir
    8. Visitante, tudo vira glicose.
      Não há nada que vc consuma que não se transforme em glicose.
      Exceto a água.

      Excluir
    9. Aminoácidos só viram glicose se consumidos em grande proporção. No mais, eles vão diretamente para construção muscular e celular.

      Excluir
  5. KKKKK ainda tomando todynho? Não saiu da casa da mamãe não?

    ResponderExcluir
  6. Só se esqueceu de ver a continuação da notícia: "Na parcial do ano, porém, criação de vagas caiu 21,9%, para 1,07 milhão."

    ResponderExcluir
  7. E os 80 mil reais do GB, será que estão rendendo muito no banco? Esse mês deram quanto, 400 reais na poupança? Dá pra tomar muito toddynho com pipoca!

    ResponderExcluir
  8. Engraçado como é essa bolha imobiliária.

    Eu morava de aluguel na Tijuca até ano passado. Aí acabou o contrato. O proprietário pediu 100% de reajuste. Eu tinha como pagar, mas não quis renovar lá (embora o proprietário estivesse disposto a negociar).

    Soube que demorou 3 meses para realugá-lo, e foi pra 4 caras que, segundo o porteiro, já estavam detonando o apartamento. Mas nesses porteiros fofoqueiros não se deve confiar plenamente no que dizem.

    Então, voltando, fui procurar um novo imóvel, para alugar, e pasme.....hahaha, a bolha imobiliária me expulsou de um bairro de subúrbio pra um bairro da Zona Sul, logradouro da praia, e não é favela (e também não é praia de botafogo que é outro logradouro de praia favelístico).

    Só essa bolha pra me fazer morar melhor (na Zona Sul), com uma condição de garantia pior (seguro fiança, antes era depósito) e no total líquido pagar MENOS do que eu pagava na Tijuca. haha.

    Antes morava a 20 minutos de metrô do meu trabalho (mais 20 do percursos estação-casa e estação-trabalho). Agora moro a 5 minutos a pé do trabalho.

    Sabe quando eu iria poder morar no mesmo imóvel que moro hoje comprando isso aqui? Provavelmente só daqui a 15 ou 20 anos ( a vista) ou financiando em 35 anos.

    ResponderExcluir
  9. Tá bom. Então segundo vc todos os apartamentos tem acabamento ruim.
    Fico imaginando onde vc procura imóvel e qual construtora que vc visita.
    O pessoal do BI mete o ferro em MRV, Direcional e PDG.
    Nisso eu concordo. É tudo porcaria. Mas é para classe pobre. Esse tipo de empreendimento eu nem visito.
    Quero ver falar mal da Caparaó, Patrimar e Prisbel, por exemplo.

    ResponderExcluir
  10. Depois que digo que esse povo do bolha é burro.
    Toddyinho eh feito com soro de leite. Para quem não sabe, soro de leite é resto de leite.
    Imagina o quanto de química tem que se colocar nesse lixo para ficar doce.
    Mas, gostei do comentário dele.
    "meu dinheiro no banco hoje vale mais, posso escolher qual vou comprar".
    kkkkkkkkkkkkk
    Tem que rir.
    Poupança perde da inflação. Acho que a química do toddyinho soro de leite tá pirando sua cabeça.

    ResponderExcluir
  11. Não exagere.
    O pessoal do BI não fala em quedas de 99%. Eles estão aguardando apenas 85% de queda.
    kkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  12. Melhor pagar menos morando de aluguel do que comprar o imóvel (comprar não, pagar juros por 35 anos para o banco). Mas esse povo de imobiliária e construtora quer abalar quem mora de aluguel. Amigos da onça esse povo né.

    ResponderExcluir
  13. Tem empresas de renome que também são cheias de reclamação como a JC Gontijo e a EBM em Brasília. Alto padrão, só no nome, de resto quem duvida basta olhar no site reclameaqui e nos órgãos de defesa do consumidor.

    ResponderExcluir
  14. Tomar toddynho é melhor do que tomar no c.... com financiamentos que demoram mais que casamentos. E você é espertalhão? Então financia 8.000 em 35 anos.

    ResponderExcluir
  15. Todos imóveis não tem acabamento ruim, só os construídos entre 2008-2012.

    ResponderExcluir
  16. Carro estacionado fora de shopping existe desde que shopping foi inaugurado.
    Os caras pegam uma situação e interpretam do jeito que o fato seja algo que configure a crise que provocará 85% de queda nos imóveis.
    Mas, vamos lá.
    Se o pessoal está sem grana para pagar o estacionamento do shopping baixada fluminense, significa então que na baixada a bolha já estourou.
    Então pergunto: os preços dos imóveis já caíram 85%?
    kkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  17. Para saber se toddyinho é melhor do que tomar no c...., significa que vc já tomou né?
    kkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  18. Lá vem eles de novo. Sempre dizendo que todo mundo financia em 35 anos.
    Mas, melhor pagar 35 anos de juros para o banco do que a vida toda pagando aluguel.

    ResponderExcluir
  19. Pobre é foda.
    Realmente o público que compra um Patrimar no Lourdes estah dando entradinha de 50 mil reais.
    Ridículo o mundo em que esse povo vive. Só tem pobre que financia em 35 anos dando 30% de entrada.

    ResponderExcluir
  20. Não é não, porque no aluguem você só paga 2500 de aluguel, no financiamento, você paga prestação de 8000. Diferença e tanta não?

    ResponderExcluir
  21. Sem contar que quem paga aluguel vai economizar o valor da entrada, que no caso é de mais de 400.000 reais.

    ResponderExcluir
  22. Não tomei colega, porque eu pesquiso antes de fazer algo. E fui pesquisar sobre construtoras, contratos de compra e venda e financiamento com um advogado antes de comprar e o conselho foi um só: você quer assinar um documento que em que a construtora e o banco tem todos direitos e você comprador não tem direitos, somente deveres?

    Quem gosta de pedir para ser prejudicado?

    ResponderExcluir
  23. Deve ser o mesmo povo que lê revista Veja e assiste Fantástico. Povo iludido. E ainda acredita nas propagandas feitas no Estado de Minas sobre imóveis e valorizações em 2013.

    ResponderExcluir
  24. Eu definitivamente não entendo certas moderações que você faz tiazinha Kássia.

    ResponderExcluir
  25. Engraçado um anônimo aí falar que soro do leite é resto do leite.

    Sabe qual é a proteína mais amada, idolatrada, salve salve dos marombeiros e esportistas?

    Whey Protein. Tradução Literal: Proteína do Soro do Leite.

    É que é o resto do leite, sabe? É refugo. Serve pra nada. rsss

    ResponderExcluir
  26. Quanto aos -80% na baixada.......Sei lá.

    1º: Nunca acreditei na possibilidade de -80%. Acredito que num auge de correção de preços, com uma crise catalisada, possa chegar a -40%.

    2º: Estou pouco me lixando para os preços na Baixada. Mais burro do que comprar imóvel hoje em dia nas "condições de mercado" é comprar imóvel em locais que nem deveriam existir no mapa.

    ResponderExcluir
  27. Essa é definitivamente a mentalidade do bananense:

    "O pessoal do BI mete o ferro em MRV, Direcional e PDG.
    Nisso eu concordo. É tudo porcaria. MAS É PRA CLASSE POBRE. Esse tipo de empreendimento eu nem visito."

    Ou seja, pra pobre é justificável vender porcaria cara.

    ResponderExcluir
  28. Menos, anonymous das 12:17.

    Vamos pegar um exemplo para comparação. O imóvel que resido cobra R$1.400 de aluguel (atualmente está um bocado abaixo da média da região pro mesmo tipo de imóvel, vamos ser "realistas" e colocar o preço de R$1.800 pra efeito de aluguel).

    No zap tem um imóvel no mesmo prédio que o meu, pior localizado que meu imóvel sendo ofertado por R$600.000,00. O que acho muito acima da média dos mesmos imóveis da região. Sejamos "realistas", também, e coloquemos um preço realista de R$480.000,00 que é perto da média de valores anunciados de imóveis com as mesmas características (R$ 500.000,00 a R$520.000,00 na média).

    Fiz a simulação no site da caixa com taxa balcão, e segundo minhas condições de idade e renda.

    Entrada: R$48.000 CET: 9,4077%+TR a.a. Prazo: 35 anos Primeira Parcela: R$ 4.206,91 Última Parcela: R$1.060,86 Parcela que Iguala ao Aluguel: número 333.

    Mas aí o cara que reclama dos 35 anos vai chiar. Por isso, uma outra simulação foi realizada.

    Simulação 72% de entrada e 6 anos de financiamento:

    Não deixa eu financiar em 72 meses, só em 92 meses. Entrada: R$345.600,00 CET: 10,4135%+TR Prazo: 7,6 anos Primeira Parcela: R$2414,00 Última Parcela: R$ 1471,19. Parcela que iguala o valor do aluguel: número 60.


    Enfim, está certo que essa experiência envolve uma amostra de apenas 1 elemento. Mas dado essa realidade, se eu pegasse o valor de entrada na situação dos 72% e colocasse na poupança, renderia R$1728,00. Para complementar o valor do aluguel faltaria apenas 72 reais.

    Ainda tem diversas outras contas sobre guardar a diferença entre a parcela e o preço do aluguel pra poder comprar a vista no futuro ou então dar uma entrada maior mas estou com preguiça de falar aqui.

    ResponderExcluir
  29. E pra rico também vendem porcaria. Veja as reclamações contra a JC Gontijo no Setor Park Sul.

    ResponderExcluir
  30. Briga feia entre visitante carioca e Kássia!
    Acho que ainda vai dar em casamento.

    ResponderExcluir
  31. Soro de leite é resto de leite.
    E desde quando Whey Protein é coisa boa?

    ResponderExcluir
  32. O "pequeno detalhe" do seu estudo não considera que depois de 6 anos eu não pagarei mais aluguel e terei o imóvel que sempre quis ter.
    Já se estivesse no aluguel continuaria pagando até morrer.
    Eu garanto que consigo pagar 6 anos. Agora, aluguel a vida toda eu não garanto que consigo pagar.

    ResponderExcluir
  33. Se você ficar tirando o rendimento para pagar o aluguel, você estará todo mês mais pobre.
    Isso o pessoal do BI não fala.

    ResponderExcluir
  34. Vocês não estão considerando uma coisa: em muitos financiamentos bancários, o valor que sej paga de JUROS NA PRESTAÇÃO é mais alto do que o valor do ALUGUEL.

    Na simulação de um apartamento de 1 milhão, onde se dá mais de 400 mil de entrada, fica com saldo devedor de mais de 500.000, e a prestação inicial de 8.000.

    Este mesmo apartamento se você aluga, você consegue achar um por 2.500 ou 3.000 nas mesmas condições.

    E na prestação de 8.000, você não está abatendo 8.000 do saldo devedor, mas 2.500 do saldo devedor, onde mais de 3.000 é JUROS.

    Ou seja, você paga mais de juros do que de aluguel. E a diferença você pode poupar e juntar para comprar à vista, ou pelo menos juntar uns 5 anos para lá na frente dar uma entrada maior. Quanto menos financiar melhor.

    E este pagamento de juros aos bancos as construtoras, as imobiliárias, os corretores, os gerentes de banco não falam, porque?

    Porque mesmo tendo abaixado os juros, eles ainda são altíssimos, porque o financiamento bancário para imóveis tem garantia muito forte para o banco, que é o próprio apartamento.

    ResponderExcluir
  35. Não dá para generalizar. Dos milhares de visitantes do blog bolhaimobiliária, quantos acham que vai ter queda de 80%? A maioria não acha isso. Não tente desmoralizar, acredito que seus compradores concordem com a bolha e agora você está com raiva batendo pé no chão. Aceite a realidade colega.

    ResponderExcluir
  36. http://economia.ig.com.br/financas/casapropria/2013-09-24/estouro-de-bolha-imobiliaria-no-brasil-teria-consequencias-menores-cre-shiller.html
    Neste link tem uma entrevista com o Robert Shiller, profeta da bolha no s EUA.
    Há 3 destaques interessantes:
    1 - ele diz que no Brasil ninguém falou sobre bolha com ele.
    Mas a bolha não está na boca do povo?
    2 - ele diz que a situação aqui é DIFERENTE dos EUA.
    Mas tem gente que jura que eh igual.
    3 - ele diz que a bolha nos EUA os preços caíram em torno de 40%.
    Mas tem gente que tá esperando 85%.
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Precisa ver os comentários no BI a respeito da reportagem.
      Os caras ficam dizendo que o R.S. não quis dizer a real.
      Tem que rir de mais daqueles comédias.

      Excluir
  37. Anonimo 10:10.
    Você está enganado colega.
    Não sou corretor, não vivo desse mercado.
    Sou servidor público federal e não dependo em nada desse mercado.
    E sim. O pessoal lá diz categoricamente que estão esperando 80 a 85% de quedas.
    Acorda para a vida! Para vcs todos que discordam da bolha é corretor.

    ResponderExcluir
  38. Ninguém vive de aluguel a vida toda. A não ser que assim se decida viver.

    Aluguel é uma alternativa para momentos de alta de mercado, é uma opção para transferências geográficas de trabalho, para pessoas que gostam de experimentar mais de um lugar para viver. Aluguel tem um papel social importante. Ele permite que as pessoas que não tem condição de ter uma casa possam ter um lar.

    Mas acho que o melhor papel dele é o de ser um substituto em épocas de auge do ciclo de ativos.

    Todos os mercados de ativos no mundo são cíclicos. Todos, sem exceção. Alguns ciclos possuem tendência. Outros ciclos são estacionários de primeira e segunda ordem, mas todos os mercados de ativos são cíclicos.

    Se não estamos no auge do ciclo dos imóveis, com certeza estamos no período ascendente do ciclo. Basta a você julgar se o ciclo dos imóveis segue uma tendência de longo prazo de preço real altista ( e comprar um imóvel) ou se ele segue um ciclo estacionário pelo menos de primeira ordem ( aí ficar no aluguel e esperar o vale do período do ciclo).

    ResponderExcluir
  39. Este blog ainda está aberto? kkkkkkkk
    É o único blog onde quase ninguém concorda com os artigos shuauhauhahuahuuhauhahua

    ResponderExcluir
  40. Ai ai, dizem que a loucos e a ignorantes não se deve contrariar.

    Ok, queridos. Qualquer arbitragem financeira é burrice e eu deveria comprar meu imóvel aos preços atuais e com financiamento bancário. Pena que sou um cabeça dura e insisto em achar que morar de aluguel é bom.

    Acho que vou me auto-flagelar até me convencer do contrário. Quem sabe algum dia eu me curo e me endivido e saio da Idade Média pessoal que me enfiei.

    Imagina, que sacrilégio dos grandes. Morar de aluguel e arbitrar diferencial de preços, juros e ciclo de valorização de ativos. Tinha que ser condenado ao apedrejamento em praça pública.

    ResponderExcluir
  41. Gastos de brasileiros no exterior batem recorde.
    Cadê a crise?

    ResponderExcluir
  42. Engraçado. Carro vende pra caramba e a imprensa vive anunciando recordes de vendas.
    A matéria é comprada também?
    Por que anunciar recordes de vendas se está vendendo?
    kkkkkkkkkk
    É cada besteira que esses bolhistas escrevem.

    ResponderExcluir

Observação: comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões) ou conteúdo ofensivo, racista, homofóbico ou de teor neonazista ou fascista (e outras aberrações do tipo) serão apagados sem prévio aviso.

alert('Olá prazer em conhecê-lo!'); alert('Olá ' + comment.authorUrl + ', prazer em conhecê-lo!');