Na situação acima, de votos totais, Haddad deve aparecer com 43%, enquanto Bolsonaro surgirá ainda numericamente à frente, com 44%. A tendência é de empate, mas com Haddad crescendo, e Bolsonaro caindo.
Já em votos válidos, a diferença entre os dois será de 2%, com Bolsonaro caindo de 59% para 51%, enquanto Haddad subindo de 41% para 49%.
Fernando Haddad será eleito no domingo
A imprensa inteira dá como certa a eleição de Bolsonaro, mas todos sairão surpresos, porque será, de fato, uma virada histórica, e isso se explica pelos seguintes motivos:
- Eficácia da campanha negativa do PT: é importante considerar que, desde 1998, ninguém sobreviveu à campanha negativa do PT. E Bolsonaro é apenas mais um. O PT encontrou pontos do programa do PSL e criou eficientes mensagens que desconstruíram Bolsonaro, o resultado é que a rejeição de Bolsonaro disparou, e de Haddad caiu.
- Imprensa ajudou Haddad: não é segredo para ninguém que a imprensa (com raras exceções) torce por Haddad. A notícia da Folha sobre o WhatsApp e as inúmeras reportagens sobre violência física de eleitores de Bolsonaro foram explorados à exaustão.
- Bolsonaro achou que já estava eleito: esta semana, Jair Bolsonaro considerou-se eleito, e passou a atuar como presidente já. Largou a campanha e foi negociar transição com o Temer. Com isso, deixou o campo livre para o PT atuar. E isso foi fatal.
- PSL substimou o PT: a campanha do Bolsonaro achou que já estava eleita e subestimou a capacidade do PT. O PT venceu todas as eleições presidenciais desde 1998. Subestimar esse partido é coisa de idiota.
- Bolsonaro dá tiros no pé: Bolsonaro no domingo fez um discurso inconsequente e temerário nas manifestações do último domingo. Ele disse que seus inimigos seriam "eliminados ou banidos". Isso não é discurso de candidato à presidência da República, e afugentou muitos dos que estavam tendentes a votar nele.
- Bolsonaro dá tiros no no pé 2: Nesta semana, Bolsonaro disse que as ações afirmativas contra negros, gays e pessoas de baixa renda é "coitadismo". Isso é uma vergonha, e mostra que Bolsonaro não tem noção do que acontece no Brasil. Outra coisa de idiota.
- Idiotas não se elegem presidente da República.
Verdade, vidente. Idiotas não se elegem presidente da República. Kkkk
ResponderExcluir