O governo Bolsonaro venceu ontem (03/02/2019) uma batalha fundamental no processo de consolidação de seu poder: a eleição do senador Davi Alcolumbre para a presidência do Senado Federal, derrotando o alagoano Renan Calheiros.
A vitória do governo Bolsonaro na Câmara Alta dá ao governo uma musculatura política impressionante, reforça o poder do Presidente, e, sobretudo, do ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni - até agora visto com certo desdém pelo jornalismo político.
Os reflexos dessa eleição no Senado já começarão a se refletir na vida das pessoas na próxima segunda feira, quando os mercados de capitais devem abrir com ralis de alta na Bolsa de Valores e nos mercados de títulos.
Isso ocorrerá pois haverá um influxo de capitais no Brasil em face de um cenário que se tornou muito mais provável, e a um custo político menor, a aprovação da Reforma da Previdência.
E também pelo fato de que o governo Bolsonaro mostra, em sua primeira batalha fundamental, uma capacidade política de articulação impressionante. E isso significa que o governo TEM o controle do Congresso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões) ou conteúdo ofensivo, racista, homofóbico ou de teor neonazista ou fascista (e outras aberrações do tipo) serão apagados sem prévio aviso.