domingo, 24 de março de 2019

Bolsonaro, esqueça Lula e Temer. Inspire-se em FHC, que aprovou 34 PEC´s no Congresso e não está preso

Ao ser questionado sobre as críticas feitas por Rodrigo Maia à falta de empenho do governo para aprovar a Reforma da Previdência, o presidente Jair Bolsonaro disse: "O que é articulação? O que está faltando eu fazer? O que foi feito no passado? Eu não seguirei o mesmo destino de ex-presidentes, pode ter certeza disso”.


Bolsonaro insinua Lula e Temer estão presos porque fizeram articulações para aprovar seus projetos no Congresso, o que não é verdade. Lula está preso por um crime que aconteceu após sua saída da presidência, e Temer está encarcerado por suspeitas relativas a 2014, antes, portanto, de se tornar presidente.

Além disso, o presidente Jair Bolsonaro deveria analisar como operou um outro ex-presidente, Fernando Henrique Cardoso, que promoveu enormes mudanças no Brasil, com a aprovação de dezenas de Emendas Constitucionais, uma das quais instituindo a possibilidade de sua própria reeleição, e com FHC "não deu errado". Ao contrário, deu muito certo.

No período em que FHC foi Ministro da Fazenda, ele aprovou 6 PEC´s no Congresso Nacional. Depois, como Presidente da República, FHC aprovou no Congresso Nacional nada menos que 34 Emendas Constitucionais, da EC5 até a EC39, muitas das quais em temas altamente polêmicos, como privatizações de estatais, criação de agências reguladoras, e etc.

FHC no período dele também aprovou 33 Leis Complementares, que são leis com quórum qualificado, e são bem mais difíceis de serem aprovadas que as Leis Ordinárias. E nesse rol estavam temas altamente controversos, como a Lei de Responsabilidade Fiscal - que tirou muito poder dos governadores.

Além do mais, Jair Bolsonaro não pode alegar que "responde apenas pelo Executivo" como desculpa para a falta de competência de seu governo em formar uma base no Congresso, porque, caso ele ainda não saiba, o cargo que ele ocupa - a Presidência da República - é de Chefe de Estado, e não apenas Chefe do Poder Executivo. Ou seja, ele reponde por tudo que acontece no Brasil, inclusive o que será ou não aprovado no Congresso Nacional.

Conclusão

Jair Bolsonaro precisa começar a fazer política se quiser que seu governo dê certo. E fazer política significa se empenhar para que suas propostas sejam aprovadas no Congresso Nacional. Há formas de fazer isso de forma republicana, sem incorrer em ilicitudes e em crimes, como bem mostra a trajetória de FHC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões) ou conteúdo ofensivo, racista, homofóbico ou de teor neonazista ou fascista (e outras aberrações do tipo) serão apagados sem prévio aviso.

alert('Olá prazer em conhecê-lo!'); alert('Olá ' + comment.authorUrl + ', prazer em conhecê-lo!');