domingo, 4 de outubro de 2020

O Regime Militar no Brasil: causas e motivos da revolução de 64

Muito se fala que o regime de 64 foi motivado, principalmente, pela necessidade de desmantelar o "modelo populista" que vinha sendo implantando por João Goulart. Neste artigo sustento que o regime militar de 1964 aconteceu como uma solução política para um problema político - a paralisia decisória do Poder Executivo e do Legislativo.
O Regime Militar no Brasil: causas e motivos da revolução de 64
Fernando Henrique Cardoso argumenta em “Associated-Dependent Development" que o regime de 64 veio ´para desmantelar o modelo populista, e garantir “reintegração do Brasil à economia internacional, agora dentro da lógica dependente-associada“. Essa tese não se sustenta. Em primeiro lugar, conforme dados do IBGE, o crescimento econômico foi de 9,7% em 1960 e de 10,3% em 1961, quando assumiu Goulart. Já sob a administração de Goulart, o crescimento caiu para 5,3% em 1962, depois desabou para 1,5% em 1963. Em 1964 foi de 2,9%.
Crescimento da economia entre 1960 e 1970 - regime militar
A inflação com Goulart disparou. Passou de 29,3% em 1960 para estratosféricos 91,4% em 1964, quando ocorreu a intervenção militar.
Inflação no Brasil de 1960 a 1970 - regime militar
Por outro lado, a economia cresceu aceleradamente depois que Goulart saiu, passando a taxas de 5,1% já em 1966, depois 8,4% em 1968, 9% em 1969 chegando a 11,3% em 1970. A inflação, por outro lado, desabou, caindo para 41,3% em 1966, 22,3% em 1968 e 13,7% em 1971.

Inflação elevada causa desigualdade. Então a elevada inflação do governo Goulart e o baixo crescimento da economia gerou a desigualdade. Esse quadro econômico perverso no governo Goulart adveio da paralisia decisória, como aponta Moreira (2011, As raízes do Golpe) sobre a reflexão de Wanderley Guilherme dos Santos no texto complementar “As raízes do Golpe”.
Crescimento de renda - Brasil - regime militar
O cientista político Wanderley Guilherme dos Santos sustenta essa análise de paralisia decisória em dados empíricos da conjuntura política e também de indicadores como “índices de fragmentação partidária ou dispersão política e de polarização ideológica,”índice de fragmentação de Rae, escala de Guttman para medir a polarização ideológica, índice de Martin e Gray para aferir o equilíbrio parlamentar, índice de coesão de Rice para medir a unidade partidária”. Essas indicadores foram usados para sustentar a tese da crise no sistema político entre 1962 e 1964. Essa paralisia decisória que determinou a crise econômica, e não o contrário.

Tanto é assim, que a economia brasileira crescia em ritmo acelerado com inflação controlada antes de Goulart e depois de Goulart. E só COM Goulart que houve crise, evidenciando que ele era o foco do problema.

A ideia de que objetiva-se enfraquecer a “pauta reformista’ também é falha, porque quem venceu as eleições presidenciais foi Jânio Quadros, em uma plataforma liberal e conservadora, como o era o Congresso e o sistema político. A plataforma “reformista” não tinha sido vencedora na eleição.

Dessa forma, é errada a tese segundo a qual o regime de 64 veio para “desmantelar o modelo populista”. O modelo populista não foi o vencedor da eleição. A tentativa de impor um modelo populista levou a uma crise política, que afetou a economia e a sociedade. O impasse político foi solucionado com a remoção do causador do problema, João Goulart.

Nesse contexto, o Congresso brasileiro eleito em 1960 era de corte conservador e queria limitar os poderes de Goulart, o qual pretendia implantar uma agenda não convergente com o que saiu das urnas. O Congresso implantou um "parlamentarismo", que perdurou por apenas 9 meses. Os militares não aceitavam Goulart. Criou-se um impasse político que teve reflexos na economia e na sociedade. Portanto, o advento do regime dos militares veio como solução de natureza política para um problema político. Imediatamente solucionado o problema político (Goulart), a economia voltou a crescer, a inflação cair, e o país melhorou substancialmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões) ou conteúdo ofensivo, racista, homofóbico ou de teor neonazista ou fascista (e outras aberrações do tipo) serão apagados sem prévio aviso.

alert('Olá prazer em conhecê-lo!'); alert('Olá ' + comment.authorUrl + ', prazer em conhecê-lo!');