A nova variante do Corona vírus, a Ômicron, pode ajudar nas perspectivas eleitorais do atual presidente Jair Bolsonaro por dois canais: Petróleo, e nos juros americanos.
Em relação ao Petróleo, a cotação do WTI em Londres caiu de U$ 87 para US$ 67. A chegada da Ômicron nos EUA e Europa reduz o crescimento da economia desses locais, o que gera menor demanda de petróleo, levando as cotações para baixo.
A ainda tem o fato que a OPEP disse essa semana que vai manter a produção. Então temos mais um fator que deve manter os preços do Petróleo abaixo de US$ 70. Isso vai permitir Petrobrás reduzir preço da gasolina no Brasil, consequentemente reduz inflação. Com inflação menor, a taxa SELIC não precisa subir tanto.
Outro canal que beneficia o Brasil são os juros nos EUA. Principal é o de 10 anos dos EUA. Essa taxa chegou bater em 1,65%. No começo do ano chegou 1,8%. Agora está em 1,33%. Essa é a principal taxa de juros do planeta. Todas as outras taxas de juros, inclusive a brasileira, é relativa a essa dos EUA. Como o Ômicron esfria a economia dos EUA, então os juros lá ficam menores.
Como a taxa brasileira é relativa a essa taxa americana, então a taxa brasileira SELIC pode cair mais apenas porque a taxa americana está caindo.
Com as taxas no Brasil caindo, economia cresce mais. Consequentemente o desemprego cai mais. Com menor desemprego e economia mais forte em 2022, melhoram as perspectivas eleitorais do Bolsonaro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões) ou conteúdo ofensivo, racista, homofóbico ou de teor neonazista ou fascista (e outras aberrações do tipo) serão apagados sem prévio aviso.