quarta-feira, 21 de fevereiro de 2007

O benefício do agronegócio para o Brasil: aspectos macroeconômicos e sociais

MST x Agronegócio: quem faz mais pelo Brasil? Essa pergunta foi respondida por um estudo da ESALQ, que mostra os benefícios da agricultura empresarial para a economia brasileira, e que apresenta reflexos positivos, inclusive, em indicadores macro econômicos. 

Agronegocio, Economia

O estudo: Agronegócio - o sucesso de uma estratégia, com dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada, evidenciam que um dos vetores fundamentais da vitalidade da economia brasileira contemporânea é exatamente o agronegócio.

Esse artigo da CEPEA – Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada – da ESALQ (Escola da Agricultura Luiz de Queiroz / USP), não deixa dúvidas: foi o liberalismo aplicado ao campo, apesar da destruição provocada pelo MST, que tornou a agricultura brasileira altamente competitiva em termos mundiais.

Segundo tal estudo, o sucesso da agricultura empresarial derrubou os preços ao consumidor dos alimentos em 40% entre 1994 e 2005. Só esta queda tem um impacto fundamental na redução da SELIC e no melhoramento da vida das classes mais pobres. 

O barateamento da comida beneficia principalmente as classes C, D e , representando, em termos de transferência de renda, algo como R$ 1 trilhão, dinheiro apropriado diretamente pelos setores empobrecidos da população, e transformado em aumento de poder aquisitivo de bens e serviços.

Nenhum programa social do governo – nem mesmo o Bolsa Família, foi tão poderoso para a melhora das condições de vida dos mais pobres que a oferta de comida barata, e isso só foi possível com a aplicação de muito liberalismo à agricultura, competição empresarial e busca pelo lucro das empresas de agronegócios. 

Por outro lado, constata-se que o resultado das ações do MST para a melhoria de vida da população pobre é zero. Na realidade, é pior que zero, pois a ação do MST pior a vida da população pobre.  Se o MST não existisse, provavelmente os trabalhadores pobres do campo estariam em melhor situação, com maior renda e maior oferta de empregos.

A combinação de incentivos gerais para o aumento da produção com desenvolvimentos de tecnologia aplicada fez mais pelo bem estar da sociedade que todo o dirigismo concebido pelos burocratas do governo.

2 comentários:

  1. Na verdade neoliberalismo é uma briga atual com o antigo liberalismo existente??

    ResponderExcluir
  2. Olá.. o que é
    neoliberal?

    ResponderExcluir

Observação: comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões) ou conteúdo ofensivo, racista, homofóbico ou de teor neonazista ou fascista (e outras aberrações do tipo) serão apagados sem prévio aviso.