domingo, 29 de janeiro de 2012

Pichação: a expressão mais visível da idiotia

São Paulo vem desenvolvendo há alguns anos uma batalha contra a poluição visual, com esforços e resultados importantes, como a Lei Cidade Limpa, a demolição de edifícios abandonados e o planejamento da derrubada do Minhocão.

Pìchadores em São Paulo - idiotas

Entretanto, a batalha mais importante dessa cruzada para deixar uma cidade mais limpa e agradável para todos é contra a imbecilidade e idiotia humana expressa na pichação e no graffiti. Li no New York Times que esses dementes que picham São Paulo acreditam estar fazendo "protesto social".

Tipos como Rafael Guedes Augustaitiz, que já tem 27 anos, ainda acham que "praticam guerra de classe" com a imundície que ele e sua gangue disseminam na cidade. Ele lidera um bando de bestas que arriscam a vida subindo em edifícios para deixar sua marca estúpida.

Essas gangues de pichadores são constituídas em média por dez idiotas, em geral idiotas jovens da periferia. Retardados que se juntam em associações de gangues, que podem ter até 50 estúpidos, com nomes patéticos como "Os primeiros 50" ou "Registrados sob o Código Penal".

Alguns morrem na tarefa, mas como a capacidade de proliferação dos idiotas é enorme, isso não é realmente um problema para eles. Sempre será agradável, porém, saber quando um deles se deu mal, como o babaca pichador de 18 anos de Campinas que caiu de um edifício, ou o pichador em Belo Horizonte morto a tiros por um vigia noturno quando se preparava para sujar a cidade sua sua estupidez.



No documentário "Pixo", de John Weiner, fica evidenciada o tamanho da estupidez. Esses ignorantes gastam seu já pouco dinheiro e arriscam a vida subindo em edifícios para pichar...e depois reclamam da "injustiça social". O problema não é injustiça social, é demência, retardamento mental. Pois só isso explica uma pessoa que já não tem dinheiro, gastar o pouco que tem com uma inutilidade dessa.

Grafitti: a imbecilidade travestida de arte

Grafitti em Sâo Paulo

Mas existem também os que se acham "artistas", os pichadores chamados de grafiteiros. Acreditam estar fazendo arte ao sujar as ruas com seus desenhos de mau gosto. Não é uma coisa nem outra. É apenas uma forma menos vazia de tornar a cidade mais feia. Da mesma forma, a racionalidade sugere que não deveriam perder seu tempo e seu dinheiro com isso.



São Paulo em particular e o Brasil em geral precisam adotar uma postura mais firme com relação a esses dementes. Se eles não podem cuidar de si próprios, o Estado e a sociedade precisam adotar meios para coibir essa prática de forma mais afirmativa.

As cidades de Nova York e Las Vegas nos EUA também tiveram problemas com esses dementes, mas incentivaram a população a acionar a Polícia quando constatavam um evento como esse em curso. As penas foram aumentadas e a repressão foi reforçada. O resultado são cidades mais limpas e agradáveis para todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões) ou conteúdo ofensivo, racista, homofóbico ou de teor neonazista ou fascista (e outras aberrações do tipo) serão apagados sem prévio aviso.

alert('Olá prazer em conhecê-lo!'); alert('Olá ' + comment.authorUrl + ', prazer em conhecê-lo!');