quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Mercado Imobiliário no DF - Arrecadação do ITBI

Os indicadores do mercado imobiliário em 2011 apontam números aparentemente conflitantes. Enquanto os dados do SECOVI apontam uma redução nos negócios em relação à 2010, o índice FIPE-ZAP, assim como os valores médios de comercialização, continuam a apontar uma tendência de valorização nos imóveis. O paradoxo fica evidente: vendas em queda e preços em alta, como é possível? O fato é que o mercado em 2010 estava vivendo um climax, onde lançamentos imobiliários eram vendidos em um ou dois meses, sendo que em alguns casos, em semanas ou dias, o que indicava que o mercado não suportava aquele nível de demanda, provocando uma elevação dos preços e equilibrando novamente a demanda e a oferta de imóveis em um nível mais elevado de preços.

Arrecadação ITBI - Distrito Federal - 2011 x 2010 x 2009

Um indicador relativamente confiável do desempenho do mercado imobiliário é a arrecadação do ITBI - Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis - que incide a uma alíquota de 2% sobre uma transferência de imóveis. Assim, uma elevação na arrecadação do ITBI indica um mercado imobiliário mais aquecido, e vice-versa. O primeiro gráfico (acima) mostra uma comparação da arrecadação acumulada de ITBI de Janeiro a Junho relativo aos anos de 2009, 2010 e 2011. Como podemos observar, 2011, apesar da retração nas vendas, ainda mostra maior arrecadação 3,22% maior que a de 2010, que por sua vez foi 37,8% superior à verificada no mesmo período de 2009.

Arrecadação ITBI - Distrito Federal

O gráfico acima mostra os valores mensais de arrecadação do ITBI para o Distrito Federal entre janeiro de 2009 e junho de 2011, evidenciando uma certa estabilidade nominal - já captada pelo gráfico anterior - em relação à 2010. É importante observar que, dada a valorização dos imóveis e a retração na quantidade vendida, o mercado imobiliário do DF está transacionando menos imóveis, porém a preços mais elevados.

Tendência da Arrecadação ITBI - Distrito Federal

O último gráfico mostra o comportamento da arredação do ITBI de janeiro de 2009 a junho de 2011, aplicando uma linha de tendência polinomial de grau 2. Como pode ser verificado, a linha tendencial indica que a arrecação do ITBI pode estar iniciando uma trajetória de queda, o que ainda precisa ser confirmado com os números que ainda serão divulgados.


Por outro lado, a comparação de arrecadação mês a mês mostra que a arrecadação do ITBI em abril, maio e junho de 2011 apresenta uma evolução significativa em relação à de 2010, o que permite-nos supor que a tendência de queda na arrecadação apontada pela linha de tendência do gráfico anterior provavelmente não irá se confirmar.

Arrecadação ITBI DF - Acumulado de janeiro a junho - 2009 x 2010 x 2011

O gráfico com a arrecadação acumulada de janeiro a junho para os três anos mostra que 2011 começou muito fraco. Entretanto, como a arrecadação mensal veio subindo, em maio de 2011 o valor acumulado já era superior ao de 2010. Esse fenômeno indica uma recuperação do mercado imobiliário do DF ao longo do ano.


Considerações

Ao analisar os números do ITBI é preciso levar em conta que o ITBI não capta a venda de imóveis na planta, tendo em vista que ele só é arrecadado quando ocorre uma transferência de propriedade, o que só ocorre quando o imóvel é entregue ao proprietário.

Em que pese esses aspectos, o comportamento de sua arrecadação é um indicador do que ocorre no mercado imobiliário. Os números mostrados evidenciam que o mercado em 2011 está menos aquecido que em 2010, mas ainda opera em um ritmo superior ao de 2009.

Fonte: Tesouro Nacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões) ou conteúdo ofensivo, racista, homofóbico ou de teor neonazista ou fascista (e outras aberrações do tipo) serão apagados sem prévio aviso.

alert('Olá prazer em conhecê-lo!'); alert('Olá ' + comment.authorUrl + ', prazer em conhecê-lo!');