segunda-feira, 14 de novembro de 2022

A conexão entre criptomoedas, MMT e finanças públicas

Sobre a conexão entre criptomoeda e MMT (Modern Monetary Therory), e o que isso nos diz sobre dinheiro e finanças públicas.
A conexão entre criptomoedas, MMT e finanças públicas
Os movimento criptográfico era sobre privatizar dinheiro. Uma tecno-utopia descentralizada onde a sociedade deveria se libertar da "tirania" do dinheiro fiduciário.

Já o MMT movimento do MMT era exatamente o oposto - podemos ter um mundo utópico, desde que haja um governo centralizado com seu próprio dinheiro fiduciário.

Ambos se mostraram bobagens. O dinheiro é um bem público, não confiança pública. E deve permanecer como tal. Há muito de que podemos nos beneficiar, se pudermos administrar o dinheiro adequadamente em um nível social - esse é todo o campo da economia monetária - estudá-lo (mas como ciência), é fascinante.

Sim, às vezes o dinheiro não é bem administrado - pense no Zimbábue ou na Turquia mais recentemente. Mas não há solução tecno-algorítmica para isso. Aqueles que almejam o padrão-ouro não conhecem história, nem dinheiro.

A realidade sobre o dinheiro é que às vezes você tem que mantê-lo "apertado" para manter a inflação sob controle, e outras vezes você tem que mantê-lo "solto" para manter a demanda suficiente.

Nenhum algoritmo pode descobrir isso. Mas, assim como o câncer etc, os humanos estão ficando melhores em descobrir como fazer isso.,

Para ter uma sociedade civilizada, precisamos criar um sistema que selecione indivíduos competentes e corretos, que então governem até o fim de seus mandatos.

Governar o dinheiro não é diferente, "nós" temos que fazer funcionar, Satoshi Nakamoto não pode fazer isso por nós.

Vamos ao MMT, ou melhor, às finanças públicas agora. Se conseguirmos administrar bem nosso dinheiro coletivo, há um prêmio que todos podemos compartilhar. Qual é o prêmio?

Simplificando, se pudermos convencer as pessoas a nos entregarem as maçãs e laranjas que cresceram com grande esforço em troca de um "pedaço de papel" - o pedaço de papel de repente tem "valor".

Sempre soubemos disso. Este é exatamente o objetivo de todo o campo da economia monetária - administrar o dinheiro de uma maneira que *mantenha* seu valor.

E quando o dinheiro é bem administrado para que tenha valor, o tesouro do governo pode "extrair" parte desse valor para pagar os bens públicos. Sim, é verdade - mas sempre soubemos disso.

É isso que conecta a economia monetária com as finanças públicas, ou teoria fiscal. Estude-o, como ciência, não como MMT - que é besteira!

Para aqueles mais interessados na conexão formal entre dinheiro e finanças públicas, termino com um artigo recente com @ludwigstraub e @profsufi "A Goldilocks Theory of Fiscal Deficits.

O artigo mostra o déficit máximo que um governo pode ter para extrair totalmente o "rendimento de conveniência" que seu dinheiro bem governado gera.


Fonte: Atif Mian

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões) ou conteúdo ofensivo, racista, homofóbico ou de teor neonazista ou fascista (e outras aberrações do tipo) serão apagados sem prévio aviso.

alert('Olá prazer em conhecê-lo!'); alert('Olá ' + comment.authorUrl + ', prazer em conhecê-lo!');