segunda-feira, 28 de março de 2011

O legado da CEPAL: subdesenvolvimento e pobreza na América Latina

A CEPAL é a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe criada em 25 de fevereiro de 1948, pelo Conselho Econômico e Social das Nações Unidas (ECOSOC), com sede em Santiago, Chile, e é responsável pela formulação de políticas econômicas protecionistas e nacionalistas, muitas das quais adotadas por países da América Latina.

América Latina - CEPAL

A CEPAL pode ser considerada uma das responsáveis pelo atraso econômico da América Latina, tendo vista que as políticas econômicas adotadas pelos países da região fizeram com que o PIB Percapta da região se distanciasse do verificado nos Estados Unidos (o maior do mundo).

Um fenômeno econômico há muito conhecido é o que postula que a renda percapta de países cujas economias tem elevada integração econômica tende a se equalizar. Ou seja, países que adotam políticas econômicas neoliberais tendem a observar uma equalização dos níveis de renda.

Renda PerCapta - América Latina - EUA

Ocorre que desde 1950, logo após a criação da CEPAL e a conseqüente ascensão de idéias nacionalistas e protecionista, a renda per-capta da região (com algumas exceções que confirmam a regra) tem se distanciado da observada nos EUA.

Por outro lado, economias como as do Chile, Colômbia e Peru - países que adotam políticas econômicas neoliberais - mostram um crescimento mais acelerado da renda per-capta. 

Conclusão

Os países que adotam políticas econômicas neoliberais e mais distantes do sugerido pela CEPAL - nacionalista e protecionista - obtiveram maior sucesso econômico, enquanto que aqueles que usaram as formulações cepalinas continuam na pobreza e no subdesenvolvimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões) ou conteúdo ofensivo, racista, homofóbico ou de teor neonazista ou fascista (e outras aberrações do tipo) serão apagados sem prévio aviso.

alert('Olá prazer em conhecê-lo!'); alert('Olá ' + comment.authorUrl + ', prazer em conhecê-lo!');