domingo, 17 de fevereiro de 2013

Mercado imobiliário do Rio em nova fase de valorização

A coluna da jornalista Flávia Oliveira, no jornal O Globo, trouxe, na edição de 16/02/2013, que a alta do aluguel está se espalhando na cidade do Rio de Janeiro. Segundo a colunista, após subida no preço de compra e venda, a locação fica mais cara em bairros como Gávea, Vila Isabel, Madureira e Bangu.

Bolha Imobiliária - Rio

Isso mostra que o mercado imobiliário carioca está entrando numa nova fase de valorização, depois da onda que levou às alturas valores de compra, venda e locação em Ipanema, Leblon (bairros mais nobres da Zona Sul) e na Tijuca pósUPPs. Agora é a vez de Gávea, Jardim Botânico, Vila Isabel, além de Madureira, Bangu e seus vizinhos nas zonas Norte e Oeste, respectivamente.


O diagnóstico estará no Panorama do Mercado Imobiliário, que o Secovi-Rio, lança mês que vem. A colunista teve acesso a uma prévia da alta dos aluguéis em 2012. O metro quadrado de um dois quartos na Gávea saiu de R$ 41,16 para R$ 56,66. Nos imóveis de três quartos no mesmo bairro, a valorização chegou a 28,3%; no Jardim Botânico, a 29%.

Chamamos isso de efeito cascata. Primeiro, sobem os preços de compra e venda em bairros mais nobres. Depois, as áreas do entorno se valorizam. Os aluguéis encarecem em um a dois anos, por causa da duração dos contratos”, explica Leonardo Schneider, vice-presidente do Secovi. A mesma tendência já ocorre em Bangu, Campo Grande e Santa Cruz, pós-inauguração do BRT; em Madureira, após o parque; em Vila Isabel, pós-UPP do Morro dos Macacos.

Valorização de 37,67% em um ano

Foi a variação média do aluguel de apartamentos de dois quartos na Gávea, em 2012, segundo o Secovi-Rio. Jardim Botânico, Flamengo, Méier, Tijuca e Vila Isabel também se valorizaram mais de 20%.

Bolha Imobiliária - Rio

Nota: a notícia acima evidencia o quão errados estão aqueles que tentam se auto-enganar achando que morar de aluguel é bom negócio. Não é. Como ficou evidente, os preços dos aluguéis têm uma defasagem temporal em relação à valorização imobiliária, pois eles operam em contratos de prazos mais longos. Mas  uma hora ou outra o aumento de preço vem, e quem mora de alguel corre o sério risco de ser expulso do bairro onde vive em decorrência da alta de preços.

Isso já não acontece com quem tem imóvel próprio, mesmo os financiados, visto que as parcelas do financiamento imobiliário são decrescentes ao longo do tempo, enquanto o aluguel tende a subir. Além disso, com a tendência de valorização dos imóveis, quem deixar para comprar no futuro, acreditando nas profecias de baixas de preços, terá surpresas ruins, e pagará mais caro.

Fonte: Coluna Negócios & Cia - Flávia Oliveira - O Globo - 16/-2/2013

31 comentários:

  1. Bom, a alta do aluguel só é válida para novos contratos, já que os contratos antigos são corrigidos pelo IGPM.
    Como já fui dono de apartamento alugado, posso afirmar que aluguel é um bom negócio para o inquilino, e quanto mais velho ele for, menos ele paga.
    E uma coisa que a senhora
    Kássia afirma não é verdade! Você jamais consegue retomar o apartamento alugado, se o inquilino continuar pagando o aluguel. E digo isso por experiência própria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Denúncia vazia significa o rompimento de um acordo por parte de proprietário de um bem, sem a apresentação de justificativa alguma.

      A denúncia vazia é permitida no Brasil, com fulcro no art. 46, § 2º, da Lei 8.245/91 (Lei do Inquilinato).

      A resolução do contrato poderá ocorrer independente de notificação ou aviso.

      Após o término de um contrato residencial por prazo determinado (30 meses ou mais), o inquilino permanece no imóvel, sem manifestação do proprietário, tornando o contrato por prazo indeterminado.

      Após isso, pode o proprietário reaver o seu imóvel, ajuizando uma ação de despejo por denúncia vazia.

      A denúncia vazia de imóvel não-residencial é baseada nos artigos 56 e 57 da lei acima mencionada (Lei 8245/91). Até trinta dias do vencimento a ação de despejo pode ser ajuizada sem qualquer notificação na hipótese do primeiro artigo.

      Na hipótese do segundo artigo, estando a locação vigorando por mais de trinta dias após o vencimento do contrato, então sim, é necessário a notificação chamada de premonitoria, onde o locatário deve ser comunicado da intenção do locador em retomar o imóvel, apenas deixando claro que deve desocupar o mesmo no prazo de trinta dias. Não o fazendo, então sim, ajuiza-se na sequência a ação de despejo.

      Excluir
    2. kássia, vc é de uma desonestidade absurda. Tenta fazer malabarismos para tentar comprovar um absurdo.

      a lei é clara e denúncia vazia é permitida em um único caso: Contratos com mais de 30 meses, se após o fim do contrato o inquilino continuar no imóvel sem renovar o contrato.

      se isso acontecer o contrato fica por tempo indeterminado e, aí sim, o proprietário pode pedir o imóvel de volta com aviso de 30 dias.

      com o simples ato de renovar o contrato ao final do prazo o locador nunca poderá pedir o imóvel antes de findo o prazo....

      Excluir
    3. Interessante, você apenas repetiu o que eu escrevi e fala que eu sou "desonesta"....rs..rs.

      Excluir
    4. A lei é muito linda no papel, mas na prática é quase impossível tirar alguém do imóvel. Os trâmites de despejo se arrastam tranquilamente por mais de um ano. E se a família tiver menores de idade ou idosos, juiz nenhum irá dar ganho de causa para o proprietário. Ou seja, eles vão morar de graça por MUITO tempo.

      Excluir
  2. Que farra? Não entendo, mas fato é que as vendas continuam e preços longe de sofrer quedas brutas. Evidentemente, os decontos ocorrem, como sempre acontecem nas negociações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Detalhe: observo que neste início de 2013 o mercado está bem mais aquecido que em 2012, com muitas vendas ocorrendo e bastante procura por parte de compradores finais. O mercado imobiliário em 2013 viverá uma boa fase, não resta dúvida.

      Excluir
    2. Sim por isso em SP se venderam apenas 200 imóveis esse ano com 450 imobiliarias cadastradas e devem ter mais umas mil fora essas, tá ótimo mesmo

      Excluir
    3. Quantas vendas em 2013? Vendas efetivas com quitação do imóvel ou de apartamento na pranta?

      Excluir
  3. O valor dos aluguéis pode subir, mas ele tem um entrave muito grande, que á renda mensal das famílias. Se o valor subir muito, os inquilinos devolvem os imóveis e vão morar em locais mais baratos, já que a oferta de imóveis está muito grande. Ainda mais porque muitos dos compradores de imóveis novos, o fez para investir e vai pagar o financiamento com a renda do aluguel, portanto, se não aluga o imóvel, não consegue pagar o financiamento. E um efeito nisto pode ser desastroso para todo o mercado imobiliário.

    ResponderExcluir
  4. o aluguel subiu porque todos os potenciais compradores correram pra alugar, hoje quem quer um imovel não pensa em comprar mais, só em alugar, pq todos sabem de uma forma ou de outra que "algo está errado com os preços"

    pense que o aluguel é a alternativa da compra e vice-versa

    obviamente com um monte de gente indo alugar, subiu o preço...

    mas eu acredito que quando o preço dos imoveis cairem, muita gente vai sair do aluguel e voltar a comprar, o que baixará o valor dos alugueis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "mas eu acredito que quando o preço dos imoveis cairem"

      Os preços dos imóveis não vão cair. Ao contrário: estão subindo. E os aluguéis também.

      Excluir
    2. Aluguel não tem como parcelar em 35 anos, Tia.

      Por isso é IMPOSSÍVEL o aluguel acompanhar a valorização dos imóveis. Fique feliz com 0,25% de rendimentos. E ainda torça para não destruírem seu apartamento ou deixarem de pagar. E ainda tem que pagar 10% para a imobiliária e 15% para o Leão.

      Olha, é um excelente investimento comprar apartamento na pRanta pra alugar!!!

      Excluir
    3. 15% pro Leão? Bondade sua!

      Tabela de IR de rendimento oriundo de aluguel de imóveis é o mesmo que do ajuste pessoa física. Como as alíquotas mais baixas são todas exauridas com as outras rendas do trabalho da pessoa, a alíquota de IR para rendimento oriundo de aluguéis de imóveis vai para 27,5%.

      Excluir
  5. Bom.

    Meu aluguel foi reajustado em 100%, e adivinhem só, antes eu pagava 0,1923% do valor de venda anunciado do imóvel. Agora, eu pago 0,3538% do valor de venda anunciado.

    Ó, supondo que eu tivesse a vista os 650 mil que custam o imóvel onde resido, realmente, viver de aluguel é tão tão financeiramente desvantajoso.

    Até a poupança nova da Dilma tem um custo de oportunidade que me diz que é vantajoso permanecer no aluguel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esta semana eu resolvi falar uma simulação de financiamento imobiliário na Caixa Econômica Federal.

      Para o meu susto o valor que eu pagaria de JUROS no financiamento é bem mais do que o valor do aluguel.

      Vou ficar no aluguel.

      Excluir
  6. Vai subir com certeza!!!!

    A lei de mercado aqui é diferente: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/imoveis/93091-venda-de-imoveis-recua-78-em-brasilia.shtml

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A verbo está errado: o correto é "recuou em 2012". Agora, em 2013, as vendas estão DISPARANDO. O mercado em BSB está maravilhoso, principalmente o de usados.

      Excluir
    2. E isso vocês vão constatar em alguns meses nos boletins do SECOVI, mas eu já adianto para vocês agora: o mercado imobiliário em Brasília está aquecido e vendendo BEM mais que em 2012. Bem mais. Os preços vão subir.

      Excluir
    3. disparando é mais que dobrando?

      Excluir
    4. Disparando para baixo!!!!!!!!!!!!!!!

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Você é demais Kássia.

      Excluir
    5. As vendas de 2013 teriam que QUADRIPLICAR em relação a 2012 só para empatar com 2011.

      Xiiiiiiiii.........

      Excluir
    6. Quem está disparado para baixo é o Tesouro Direto:

      http://www.politicaeconomia.com/2013/02/a-bolha-estourou-nao-imobiliaria-mas-do.html

      Ou seja, quem deixou a grana na Renda Fixa esperando o preços dos imóveis caírem, perdeu DUPLAMENTE: PERDEU dinheiro no Tesouro Direto e ainda viu os imóveis ficar mais caros.

      Rá..Rá..Rá..Ou seja, cada vez meu vaticício fica mais correto: quem não comprou imóveis até agora vai pagar [bem] mais caro. Rá...Rá..

      Chorem e esperneiem bolhotas....o choro é livre...kkkkkkkkkk

      Excluir
    7. Dona Kátia: sinceramente , os imóveis que tenho buscado estão baixando de preço , chegam a dar 20% ou mais de desconto só no início da conversa! imóvel anunciado por 200 mil aceitam 150, e assim por diante....
      Ano retrasado , em 2011 este cenério era inimaginável!Os corretores falavam que ia subir ainda mais!
      Está baixando , dona kássia.... os preços pararam de subir e estão caindo. O aluguel tem baixado....eu mesmo negociei meu comércio com o proprietário com desconto!
      Abraços.

      Excluir
  7. Brasília: Venda de imóveis Recua 78% em 2012, quando comparado a 2011:

    http://www1.folha.uol.com.br/fsp/imoveis/93091-venda-de-imoveis-recua-78-em-brasilia.shtml

    Isso quer dizer que as vendas precisam quadruplicar esse ano só para emparadar com o nível de 2011.

    Xiiiiiii............

    ResponderExcluir
  8. Com o encalhe dos imóveis a venda por falta de capacidade financeira, o povo busca o aluguel e os preços sobem. É uma das fases da bolha imobiliária.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Putz, que sina os bolhotas, heim? Já não têm dinheiro para comprar imóveis, vão ficar sem dinheiro para alugar também.
      Isso que dá acreditar em bolha...kkkkkkkkkkkk

      Excluir
    2. Me aluga um quarto no seu maravilhoso apartamento no Noroeste. Te pago dando repelentes, botas, velas e lanternas para o dia a dia.

      E comer um pão dormido comprado do outro laaaaaaaaaaaaaado, lá na Asa Norte, é tão bom!

      Excluir
  9. Brasileiro nunca aprende mesmo... por mais que voce avisa e abre o olho dele o cara acha que é inveja e enfia o pé na bosta.
    Em 2008 comprei uma casa onde eu moro...comprei na baixa e a vista. Hoje não tem casa no meu setor menos de 3 vezes o valor que comprei. Hj tenho recurso pra comprar outro imovel e não tenho tesão algum em adquirir outro bem pra investimento.
    o que justifica esse aumento?? a inflação não é..juros não é...então é a demanda pelo credito facil.
    Para os que não sabem o governo pega dinheiro no banco com juros e repassa para os trouxas...o trouxa pega o dinheiro com juros altos e ainda compra o bem caro apostando no aumento eterno.
    Pessoal....acorda.... não cai na mesma tudo de novo...ja basta a avestruz master, piramide, fazenda boi gordo, overnight e outros. Não estou dizendo de partido politico no caso do PT, mas o dinheiro sai de um lugar e vai pra outro. A farra vai acabar. A china esta produzindo e poupando... EUA, Europa e America do Sul não produz e ainda torra o credito com bens. Se voce conversar com qualquer Grego e perguntar o que aconteceu lá, a resposta é a mesma, pegamos dinheiro de credito pra gastar com bens e hoje a fatura ta chegando pra pagar.
    Estou com dinheiro na poupança e não acredito em nenhum milagre financeiro atualmente. Ate a poupança ja ferrou muita gente na epoca do Collor.
    Só mais uma dica...faz uma reserva e não seja ganancioso, ate 2016 quem for ganancioso pode ser dar bem...mas pode perder tudo e morar de favor.
    As apostas estão abertas...que comece o Jogo!!!!!

    ResponderExcluir
  10. O problema do aluguel é a pratica da exigencia de fiador ou de seguro extorsão fiança locaticia. Isso é um complicador a mais para quem procura alugar um imovel, mesmo sendo cidadão em dia e funcionario publico. No Rio de Janeiro os alugueis estão em alta, condominios aumentaram por conta das novas regras dos empregados prediais. Os seguros de autos não caem. O mercado, especulador que é, está forçando a alta por conta da politica de segurança, que já está vazando água - toda hora morre um policial numa favela "uppeada", toda hora estupro, assalto nas ruas e imoveis. A aposta é de que os governantes, parceiros do negócio, segurarão a politica de segurança (que já está vazando) até 2016, depois soltarão as rédeas de novo, porque aí o lucro das mamatas envolvendo Copa e Olimpiadas deixará de entrar e os ganhos com o crime organizado retomarão sua importancia. Então, quem tiver financiado seu imovel verá o valor real deste despencar, enquanto a prestação, mesmo que reduzindo-se a cada mes, continuará sendo produto de um financiamento feito na alta. Os aluguéis vão subir, mas, em regiões cercadas por favelas, como Vila Isabel, Grajau, Tijuca, São Conrado, Sta Tereza, etc, eles tenderão a cair de novo, enquanto que na Zona Oeste manterão alta.

    ResponderExcluir

Observação: comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões) ou conteúdo ofensivo, racista, homofóbico ou de teor neonazista ou fascista (e outras aberrações do tipo) serão apagados sem prévio aviso.

alert('Olá prazer em conhecê-lo!'); alert('Olá ' + comment.authorUrl + ', prazer em conhecê-lo!');