terça-feira, 25 de setembro de 2012

Fitch: risco baixo de bolha imobiliária no Brasil

A agência norte-americana de classificação de riscos Fitch divulgou um estudo onde avalia que é baixo o risco de o Brasil estar vivendo uma bolha imobiliária. Além disso, o estudo conclui que no cenário mais provável, os preços dos imóveis não irão se reduzir, apesar de a valorização estar acontecendo em ritmo menor.

Bolha Imobiliaria no Brasil

Segundo a agência, os motivos que levaram a alta recente dos preços foram: evolução da economia (PIB) associada com o aumento da oferta de crédito, o que permitiu a mais pessoas terem acesso à moradia. Em um cenário de oferta restrita, o preço subiu para equilibrar o mercado.

É importante considerar que nada do que a Fitch disse é novidade para este blog. Que os preços são influenciados por PIB e juros nós já sabíamos faz tempo, conforme pode ser observado no nosso artigo "O que explica a valorização nos preços dos imóveis no Brasil?", o qual é baseado em um estudo econométrico do BIS.

Além disso, que a alta de preços tem como fundamento, também, a evolução de crédito, isso deixamos claro em nosso artigo: "Bolha Imobiliária no Brasil: a culpa é do governo federal". É por esse motivo que a imprensa internacional também não acredita em bolha no Brasil, conforme pode ser visto no vídeo abaixo:



De qualquer forma, é interessante verificar como as opiniões sérias e embasadas em estudos técnicos convergem todas para o fato de que não há bolha imobiliária no Brasil, e que a tendência dos preços é de maior valorização, em face das perspectivas de maior crescimento da economia brasileira. Ou seja, quem não comprar hoje, vai pagar mais caro no futuro, com aconteceu com o casal no vídeo abaixo, e também com pessoas que chegaram a ter prejuízos de R$ 75.000 reais por acreditar em bolha (veja aqui).



Confira o estudo completo da Fitch abaixo:

Fitch

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões) ou conteúdo ofensivo, racista, homofóbico ou de teor neonazista ou fascista (e outras aberrações do tipo) serão apagados sem prévio aviso.

alert('Olá prazer em conhecê-lo!'); alert('Olá ' + comment.authorUrl + ', prazer em conhecê-lo!');