quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Demanda por imóveis na planta continua forte.

No início de agosto, a Febraban - Federação Brasileira de Bancos divulgou sua Pesquisa de Projeções Macroeconômicas e Expectativa de Mercado para este ano e para 2012 mantendo as previsões de 3,9% de crescimento aferidas na última pesquisa da Federação realizada em junho deste ano. Com uma população confiante em sua economia, cresceu o número de requisições de financiamentos em bancos, normalmente direcionados para a compra de imóveis.

Mercado Imobiliário - Imóveis na planta

De fato, nunca se comercializou tantos imóveis como nos últimos anos no Brasil, o que tem gerado uma forte valorização nas propriedades nos últimos anos e uma das modalidades preferidas pelo consumidor brasileiro são os imóveis na planta, em detrimento do aluguel ou de imóveis já concluídos. A valorização de um apartamento na planta chega a 50% do preço inicial de venda, muitas vezes antes mesmo da entrega das chaves.

Para quem opta por imóveis como investimento, as vantagens dos imóveis em construção são são ainda maiores já que a valorização do imóvel em muitos casos chega em torno de 50% do valor inicial de compra, e em muitos casos ultrapassando esse patamar, configurando-se uma ótima opção de investimento em longo prazo.

Vantagens de comprar imóveis na planta

A compra de um imóvel na planta é mais fácil que um similar pronto, tendo em vista os valores menores de entrada e parcelas. Além disso, ao longo da construção pode-se amortizar o saldo devedor, facilitando a quitação do imóvel quando ele estiver pronto.

Vale a pena comprar apartamento na planta?

Outra vantagem é poder escolher a localização do andar do apartamento, disposição de quartos e banheiros, o que é é possível quando o imóvel ainda está em construção. Comprar um imóvel no seu pré-lançamento possibilitou vantagens como dar uma entrada menor, escolher o andar e até mudar os pontos elétricos e hidráulicos.

Cuidados ao adquirir um imóvel na planta

Apesar das grandes vantagens econômicas, comprar um imóvel na planta também exige alguns cuidados básicos. Um aspecto relevante, quando da compra de apartamentos na planta se refere às áreas comuns e à quantidade, tamanho, localização e acesso às vagas de garagem. Preferencialmente devem estar demarcadas no memorial de incorporação e determinadas para cada unidade residencial.

Outro aspecto que precisa ser observado são as especificações do imóvel, que devem ser claras e precisas, detalhando os materiais, equipamentos e tecnologias a serem empregados. O uso de expressões como “ou similar” e “ou equivalente” nas especificações não confere ao comprador absoluta segurança do que está sendo adquirido. Também é importante que o comprador examine outras obras da mesma construtora, já prontas, para verificar os cuidados com a execução do acabamento.

Outro aspecto a ser observado é a legalidade do empreendimento. O memorial de incorporação deve estar registrado e a obra deve ter um alvará de construção, expedido pela prefeitura do município. As plantas devem também estar aprovadas por todos os órgãos competentes e pelo CREA – Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões) ou conteúdo ofensivo, racista, homofóbico ou de teor neonazista ou fascista (e outras aberrações do tipo) serão apagados sem prévio aviso.

alert('Olá prazer em conhecê-lo!'); alert('Olá ' + comment.authorUrl + ', prazer em conhecê-lo!');