sábado, 26 de maio de 2012

Consumo de cimento per capita como indicador de Bolha Imobiliária

O Goldman Sachs publicou um gráfico que correlaciona o consumo de cimento per capita e o PIB per capita.


Como pode ser observado, o consumo de cimento no Brasil está abaixo da média, o que mostra que o mercado brasileiro tem potencial de crescimento, e indica também que não há bolha de preços ou uma atividade excessiva no setor de construção civil. China e Arábia Saudita, por outro lado, estão com consumo muito acima da média.


Outro aspecto importante a considerar é que em países que já passaram por bolhas imobiliárias, como EUA e Espenha, o gráfico acima, que correlaciona consumo de cimento relativo (per-capita) com Renda Per capita (GDP - Percapita) irá indicar uma situação de normalidade. Isso acontece pois o estouro da bolha de preços imobiliários indica oferta excessiva de imóveis.

Consumo de cimento após o estouro de bolha - EUA, Espanha

Nessa situação, o setor de construção civil para de construir, e o consumo de cimento despenca, como pode ser observado no gráfico acima.


Um comentário:

  1. Este e o indicador mais idiota e sem sentido que ja vi na vida, nao vale a pena nem debater.

    ResponderExcluir

Observação: comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões) ou conteúdo ofensivo, racista, homofóbico ou de teor neonazista ou fascista (e outras aberrações do tipo) serão apagados sem prévio aviso.

alert('Olá prazer em conhecê-lo!'); alert('Olá ' + comment.authorUrl + ', prazer em conhecê-lo!');