sexta-feira, 18 de maio de 2012

FGV: O Brasil não está em uma Bolha Imobiliária

O Brasil não está em uma bolha imobiliária e passa por mudança estrutural no mercado de imóveis, na avaliação do pesquisador do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV) Paulo Picchetti. Para ele, a transformação pela qual o país passa está baseada no crescimento da renda da população, na estabilidade do mercado de trabalho e na manutenção do nível de inadimplência.

Brazil - Real Estate

“Não é porque os imóveis se valorizaram fortemente nos últimos anos e hoje não se valorizam com a mesma intensidade que estamos em uma bolha imobiliária. É preciso lembrar que o mercado imobiliário brasileiro ficou por muitos anos estagnado”, disse Picchetti, que participou de evento promovido pela FGV.

Em sua avaliação, a mudança estrutural também passa pela forma como os brasileiros enxergam os imóveis, ativos que agora são vistos como poupança. “Esse processo tem semelhanças com o que foi observado nos Estados Unidos. Só que os americanos têm uma tradição muito maior em fazer poupança com imóveis.”

De acordo com Picchetti, o Brasil atualmente não corre risco de sofrer os efeitos de uma bolha imobiliária, como ocorreu nos Estados Unidos em 2008, já que no país o crédito é “mais seletivo”, a alavancagem é menor e não existem mecanismos tão sofisticados para a negociação de imóveis.

Brazil - Proprety Bubble

Picchetti enxerga o déficit habitacional existente no país como uma ferramenta para apoiar o crescimento do mercado imobiliário, mesmo que a taxas mais baixas que no passado recente. Além disso, ele acrescenta que eventos como Copa do Mundo e Olimpíada são outros fatores que poderão sustentar avanços no setor nos próximos anos.

Fonte: Valor Econômico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões) ou conteúdo ofensivo, racista, homofóbico ou de teor neonazista ou fascista (e outras aberrações do tipo) serão apagados sem prévio aviso.

alert('Olá prazer em conhecê-lo!'); alert('Olá ' + comment.authorUrl + ', prazer em conhecê-lo!');