A ideologia neoliberal

O Neoliberalismo é uma doutrina econômica surgida nos anos 30 do século XX, antes da eclosão da Segunda Guerra Mundial, e procura aperfeiçoar a doutrina liberal, de forma a responder aos questionamentos por parte dos socialistas e dos que advogavam pela maior intervenção do Estado na economia.

Segundo a ideologia Neoliberal, as economias de planejamento central do tipo socialistas estão fadadas ao fracasso. As economias planificadas são as oriundas da aplicação da doutrina socialista, e que funcionavam com base em uma burocracia central estabelecendo os níveis de produção dos bens e serviços.

Neoliberalismo

Em uma economia neoliberal os agentes econômicos - produtores e consumidores - são livres para produzir e consumir, assim como para especificar os preços, dentro de um contexto de competição de mercado, tendo em vista que em economias neoliberais não existem entraves à entrada de novos atores no mercado.

Sendo assim, o funcionamento básico de uma economia neoliberal é baseada no sistema de mercado, onde os produtores de bens e serviços procuram ajustar os seus custos de produção com base no preço de venda dos bens - definidos no mercado por meio do funcionamento da lei da oferta e da procura.

A inovação do Neoliberalismo em relação ao Liberalismo reside no fato de que os Neoliberais consideram importante e fundamental a intervenção do Estado na economia, de forma a ampliar o bem estar social. Entretanto, de forma contrária aos socialistas - que entendem que o Estado deve assumir o papel de executor -, no Neoliberalismo o Estado fica com o papel de Regulador da Economia, atuando para melhorar o ambiente de mercado, combatendo os cartéis e trustes.

Sendo assim, o Estado Neoliberal tem atuação decisiva na Economia. Um exemplo de instituição neoliberal no Brasil são as Agências Reguladoras, como ANATEL (Telecomunicações), ANEEL (Energia Elétrica), ANVISA (Vigilância Sanitária), ANP (Petróleo), ANAC (Aviação Civil), entre outras. 

Esses órgãos de Estado não têm a função de produzir, mas de regular o mercado em seus respectivos setores. As Agências cuidam para que o ambiente de livre competição de mercado esteja presente para, assim, produzir bens e serviços de melhor qualidade a preços mais baixos para os consumidores.

No âmbito social, o Neoliberalismo entende que é necessária uma atuação do Estado para prestar auxílio aos segmentos sociais excluídos da economia de mercado, tomando medidas para reduzir as injustiças econômicas. De forma geral, os neoliberais consideram que a atuação do Estado no campo social é fundamental.

Como exemplo de país neoliberal temos os Estados Unidos da América. Onde o Estado americano não atua na produção, mas tem um forte aparato regulador, na forma de agências reguladoras, além de mecanismos eficientes de atuação social. O Brasil, por sua vez, também pode ser considerado um país Neoliberal, desde as mudanças introduzidas pelo governo de Fernando Henrique Cardoso.

Enfim, a ideologia neoliberal é o sistema de organização social e econômico mais evoluído que existe, tendo em vista que ele tende a ampliar o desenvolvimento econômico e social das nações, com uma atuação fundamental e complementar de Poder Público - no papel de regulador e no campo social - e da iniciativa privada, na parte de produção.

15 comentários:

  1. Neoliberalismo é o sistema que mais produz pobreza e miséria do mundo. Uma vergonha!

    ResponderExcluir
  2. Errado. O sistema que mais produz pobreza e miséria no mundo é o socialismo. Compare: EUA (país mais rico do mundo - neoliberal) x Cuba (um dos mais pobres países da América Latina - socialista).
    EUA - neoliberal - rico
    Cuba - socialista - miserável.
    Entendeu, agora?

    ResponderExcluir
  3. Só tem papagaio no Brasil. "Neoliberalismo é mau, currupaco". "Capitalismo é malvado, currupaco". Com toda nossa "sabedoria", nunca saímos do terceiro mundo.

    ResponderExcluir
  4. EUA rico: isso é obvio!!! É a nossa riqueza natural os nossos commodities que alimentam o desenvolvimento econômico de países como os EUA!!! E isto é possível graças ao sistema capitalista que tem como uma de suas ideologias o neoliberalismo!!! Já ouviu falar em mais-valia?? Pois é, com todo respeito acho que deveria ler o livro "As veias Abertas da América Latina" de Eduardo Galeano. Depois da leitura tenho esperança que você perceba que o neoliberalismo mantem o Brasil no papel de eterno proletariado submisso aos EUA e à Europa, os quais quando se deparam com países que vão contra sua ideologia fazem de tudo para estagná-los.

    ResponderExcluir
  5. Meu querido anônimo, os EUA são o país mais rico do mundo pois eles são os líderes em tecnologia e a economia deles é a mais produtiva e inovadora do planeta, fruto de um sistema de organização social que engloba economia de mercado e Democracia. Enquanto no Brasil estamos ensinando nossas crianças que passar em concurso público é o que melhor se pode fazer, nos EUA eles estão incentivando suas crianças a criarem coisas novas, empreender e liberar a criatividade. Não é por outro motivo que empresas como IBM, Intel, Google, Facebook, e etc são americanas. No Brasil e na América Latina o máximo que conseguimos é criar empresas que arrancam recursos naturais.

    ResponderExcluir
  6. Exatamente!!! Este sistema de organização social NÃO EXISTIRIA se não houvessem países explorados para sustentá-lo. Esses recursos naturais arrancados daqui é que alimentam o desenvolvimento do exterior. O que quis dizer é que no sistema neoliberal é necessário que alguns sejam inferiores para que outros usufruam do esforço destes. É o sistema capitalista da livre concorrência e do individualismo que dificulta a transformação do Brasil. Neste sistema é mais difícil que o Brasil consiga parar de ensinar as crianças a passar em concurso público e passe a incentivá-las a criarem coisas novas! É exatamente o neoliberalismo que impede o avanço de todos os países! Pois é a nossa derrota que alimenta a vitória alheia, a nossa pobreza está implícita na vitória dos outros! Se o capitalismo fosse tão eficiente não haveria pobreza nos EUA que é um país tão desenvolvido!!! Outra coisa os países socialistas podem até não possuir grandes economias mas, em Cuba por exemplo a taxa de alfabetização é de 99,8% e a saúde é de ótima qualidade e muito acessível.
    Olha... falando sério desculpe se estou escrevendo de um jeito grosseiro. É que tenho aversão ao capitalismo, não que eu seja totalmente contra esse sistema ou totalmente a favor do socialismo. Os dois sistemas têm suas falhas. É que gostaria mesmo que você desse uma olhada no livro "As veias abertas da América Latina" de Eduardo Galeano então talvez você mudasse de opinião ou... quem sabe me faria mudar? Afinal, apesar de termos pontos de vista divergentes nós duas queremos o desenvolvimento do país não é mesmo? E sem união ninguém chega a lugar nenhum... Então por favor dê uma olhada no livro para me compreender melhor e porque não me indica um livro também?

    ResponderExcluir
  7. Essa é a explicação simplista e errada: os países pobres são pobres porque os outros ricos os exploram. Interessante que falam que os EUA compram nossas matérias primas! E se os EUA nao comprassem as comoditites, nos iriamos vender o que? Nao se produz nada de alta tecnologia no Brasil para poder ser vendido.
    Cuba nao e exmplo para nada. Veja nossos artigos sobre Cuba que ira saber a verdade sobre Cuba:
    http://www.politicaeconomia.com/search/label/Cuba
    Ah! EUA tem pobreza porque mais de 10 milhoes de pobres migram para os EUA todos os anos. E e por isso que tem pobreza la. Entretatno, os pobres que entram, logo entram no mercado de consumo e deixam de ser pobres. Mas sempre estao entrando pobres la, e ate que deixem de ser pobres eles alargam as estatisticas dos EUA. na realidade os EUA ajudam a acabar com a pobreza no mundo de varias e varias formas: produzindo riquezas, ajudando outros paises, fazendo doacoes de alimentos, e ainda absorvendo em seu mercado os pobres oriundo de outros paises, que depois iram enviar dinheiro para seus familiares nos paises de origem.

    ResponderExcluir
  8. huuum.. e os estadunidenses pobres vieram de onde? Quando falo da exploração ser a causa da pobreza quero dizer que é isso que nos fez exportar somente commodities!!! LEIA O LIVRO "AS VEIAS ABERTAS DA AMÉRICA LATINA" então você vai me entender e ver que meus argumentos têm fundamento!!!!!!!! Me recomende um livro!
    Os EUA ajudam muitos países mesmo: são as suas multinacionais que exploram os países subdesenvolvidos, os pobres mal conseguem entrar nos EUA entram ilegalmente e não por caridade do governo, interferem ou apoiam ditaduras de acordo com seu interesse político, preferem aguentar desastres ambientais ao invés de tentar reduzir a emissão de gases que provocam o efeito estufa, dentre outros benefícios mundiais. POR FAVOR LEIA O LIVRO E ME RECOMENDE UM TAMBÉM!!!

    ResponderExcluir
  9. Os EUA exploram e oprimem! É do interesse deles que continuemos exportando somente commodities!!! Quando algum país foge ao seu domínio este é vítima desta opressão! O embargo dos EUA sobre Cuba é um exemplo. Muito estranho um embargo vindo de um país que só quer "ajudar". O que está em questão é que para que qualquer país capitalista se desenvolva outros precisam ser oprimidos!!!

    ResponderExcluir
  10. Desde quando EUA exploram e oprimem? Graças aos Estados Unidos da América o Iraque hoje é um país liberto do jugo da tirania opressora que vigorava no governo de Hussein. Os EUA foram lá, libertaram o Iraque e os ensinaram a Democracia, e o Iraque hoje é uma das poucas nações democráticas do mundo árabe! Graças aos EUA a humanidade ficou livre da tirania do Nazismo! Graças aos EUA o mundo ficou livre da tirania comunista da União Soviética. E além de tudo, os EUA acolhem milhões de imigrantes em seu território todos os anos.
    É incrível como os anti-americanos não consequem enxergar os fatos!

    ResponderExcluir
  11. Concordo com você anônimo e também já li esse livro! É muito bom!!!
    Eu também acho que você deveria recomendar um livro Kássia para provar que seus argumentos têm fundamento.

    ResponderExcluir
  12. Uma indicação de livro: Capitalismo e Liberdade, do Nobel de Economia Milton Friedman:
    http://pt.scribd.com/doc/3270743/Milton-Friedman-Capitalismo-e-Liberdade

    ResponderExcluir
  13. Já percebi que você só responde algumas partes dos argumentos que são contrários à sua opinião. Será que falta argumentação para responder às outras partes? Por exemplo: o senhor anônimo 5 te perguntou de onde vieram os estadunidenses pobres não havendo resposta, além disso disse também: "Os EUA ajudam muitos países mesmo: são as suas multinacionais que exploram os países subdesenvolvidos, os pobres mal conseguem entrar nos EUA entram ilegalmente e não por caridade do governo, interferem ou apoiam ditaduras de acordo com seu interesse político, preferem aguentar desastres ambientais ao invés de tentar reduzir a emissão de gases que provocam o efeito estufa, dentre outros benefícios mundiais." Também não houve resposta! Dentre outras coisas que não foram contra-argumentadas. Falta argumento? Ou um gato comeu o seu dedo?

    ResponderExcluir
  14. Os americanos pobres vêm da imigração, pois os EUA recebem mais de 10 milhões de imigrantes por ano, que chegam pobres e suas gerações se incluem na classe média.

    Quanto às multinacionais americanas, elas se instalam nos outros países, geram milhares de empregos, pagam bilhões em impostos locais, exportam bilhões de dólares engordando o caixa dos governos nacionais e ainda transferem tecnologia para esses países, auxiliando na educação e saúde. Não é por outro motivo que todos os governos imploram por multinacionais americanas em seus territórios.

    ResponderExcluir
  15. Muito interessante esse site adorei!!

    ResponderExcluir

Observação: comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões) ou conteúdo ofensivo, racista, homofóbico ou de teor neonazista ou fascista (e outras aberrações do tipo) serão apagados sem prévio aviso.

alert('Olá prazer em conhecê-lo!'); alert('Olá ' + comment.authorUrl + ', prazer em conhecê-lo!');