sábado, 3 de setembro de 2011

Não há espaço para redução de preços de imóveis no Brasil

Outra análise segundo a qual não há bolha imobiliária no mercado brasileiro provém da consultoria imobiliária Cushman & Wakefield, segundo a qual o Brasil não não observará redução de preços nos imóveis nos próximos anos.

mercado imobiliario - bolha imobiliaria

Segundo a consultoria, a necessidade de investimento em infraestrutura, melhor distribuição de renda com a ascensão das classes C e D, sustentarão a manutenção dos preços no País, mesmo o Brasil já contando com um um dos mercados imobiliários para escritório mais caros das Américas.

O mercado de imóveis para escritórios foi um dos que mais sofreu aceleração de preços nos últimos cinco anos. Essa falta de espaços para escritórios no Brasil distorce os preços e complica a vida dos investidores, e mesmo com todos os problemas financeiros observados nos últimos 60 dias, os preços não recuaram, o que evidencia que não há qualquer sinal de bolha de preços imobiliários no Brasil.

taxa de vacância - imoveis - Brasil

Segundo o relatório relativo ao segundo trimestre de 2011 da consultoria, a pujança do mercado imobiliário brasileiro fica evidenciado pela redução da taxa de desocupação dos imóveis comerciais brasileiros, observada nas principais cidades brasileiras. Em termos de média nacional, a taxa de vacância está em 8,4% no 2 trimestre de 2011, um valor mais baixo que os 8,8% há um ano atrás.


Como resultado da elevada ocupação dos imóveis, o preço do aluguel continua a subir no Brasil em todas as regiões. São Paulo observou uma elevação de 22% no preço dos aluguéis comerciais quando comparado com o mesmo período de 2010, com o valor médio do aluguel comercial atingindo R$ 107,2 / metro quadrado.


O mercado do Rio de Janeiro por sua vez apresentou elevação de 5% no preço do aluguel comercial, atingindo R$ 110 / metro quadrado, uma evolução de 5% sobre o segundo trimestre de 2010. O fato de o Rio de Janeiro apresentar uma evolução de preços mais lenta relaciona-se com o fato de que há mais empreendimentos comerciais sendo entregues na cidade, aumentando a oferta.


Além disso, como o mercado imobiliário brasileiro mostra-se cada vez mais interessante, há muitos investidores olhando para o Brasil e despejando muito dinheiro no País. Os juros altos e um segmento de crédito imobiliário pequeno trarão uma nova etapa de crescimento para o mercado. Com a queda das taxas de juros o setor imobiliário terá uma demanda de capital ainda maior. até mesmo porque o mercado imobiliário brasileiro vive uma evolução recente.

mercado imobiliario - Rio de Janeiro - bolha imobiliaria

Outro ponto a favor do Brasil é a boa fase vivenciada pela economia local, que é um porto com alguma segurança para investidores e tem diferenciais competitivos e positivos que trazem recursos interessantes para o País. Há muita ebulição e negócios acontecendo, motivo pelo qual o setor imobiliário local vive um momento de forte aquecimento.

Com informações [O Estado de São Paulo]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões) ou conteúdo ofensivo, racista, homofóbico ou de teor neonazista ou fascista (e outras aberrações do tipo) serão apagados sem prévio aviso.

alert('Olá prazer em conhecê-lo!'); alert('Olá ' + comment.authorUrl + ', prazer em conhecê-lo!');