O mercado imobiliário em São Paulo observou uma evolução nas vendas de 10,1% em agosto quando comparado com o resultado do mês anterior, com vendas totais de 1.860 unidades. O volume geral de vendas observou aceleração ainda maior: crescimento de 14,9%, para R$ 978,8 milhões.
O mês de agosto também representou uma evolução nos lançamentos, com 2.078 unidades - uma alta de 19,6% em relação às 1.737 de julho, evidenciando a boa fase do mercado imobiliário em SP com uma combinação de avanço em vendas, lançamentos e preços.
Preços em elevação - valorização
Um ponto importante a observar em SP são os preços, que têm mostrado uma trajetória de aceleração na valorização ao longo do ano, sendo que só no mês de setembro os preços subiram 1.5%, segundo o índice FIPE-ZAP, com valorização acumulada nos últimos 12 meses de 17,9%, e de 12,3% só em 2012 - trata-se do terceiro melhor resultado anual, perdendo apenas para Recife e Fortaleza, com 15,5% e 12,7% respectivamente.
Essa valorização observada no mercado de Sâo Paulo é especialmente interessante pois ocorreu em um cenário de desaceleração de vendas, uma vez que o mercado sofreu os efeitos do desaquecimento da economia brasileira, uma vez que, no acumulado do ano observou-se queda de 6,6% em vendas e de 38,3% em número de lançamentos.
Conclusão
O mercado imobiliário em SP observou uma das maiores valorizações reais mesmo em um cenário de desaceleração das vendas. Entretanto, as vendas estão paulatinamente recuperando seu vigor, e a valorização em SP está se acelerando.
Isso mostra que o mercado imobiliário está observando uma aceleração ainda maior de vendas e preços a partir deste final de 2012 - algo que confirma nossa tese que, quem não comprar imóvel agora, vai pagar mais caro no futuro.
Com infomrações: SECOVI-SP
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões) ou conteúdo ofensivo, racista, homofóbico ou de teor neonazista ou fascista (e outras aberrações do tipo) serão apagados sem prévio aviso.