domingo, 22 de dezembro de 2019

O que é o bolsonarismo? breve resumo de origens e ideologias

Muita gente fica confusa com o Bolsonarismo. Não se sabe direito o que ele significa, tendo em vista que há bandeiras aparentemente antagônicas, como por exemplo defesa de privatizações e o nacionalismo. Este artigo faz um breve resumo desses diversos pontos que foram o momento.


O Bolsonarismo é um movimento meio que desorganizado, sem uma unicidade lógica ou ideológica. E isso começa com a falta de consistência ideológica do próprio Jair Bolsonaro. A pauta do Deputado Jair Bolsonaro foi historicamente a defesa de causas corporativistas da classe militar e policial - um segmento que sempre foi anti-esquerda e anti-PT, simplesmente porque a esquerda em geral, e o PT em particular, nunca teve proposta para Segurança Pública.


Mas em 2015 Bolsonaro resolveu ser candidato a Presidente da República, e aí ele começou a ser demandado a se posicionar sobre outros assuntos, como Economia e setores estratégicos, como Minas e Energia, Telecomunicações, Petróleo, e etc.

Major Vitor Hugo

Ele não entendia nada sobre isso. E aí que entrou o Major Vitor Hugo, hoje líder do Governo na Câmara dos Deputados. Na época, Vitor Hugo, servidor da Câmara dos Deputados, organizou uma série de resumos sobre várias áreas da economia, como telecomunicações, petróleo, educação e municiava Jair Bolsonaro com tais informações, o que permitiu ao candidato ter noções mínimas de tais setores para poder responder perguntas de repórteres sobre tais assuntos.

Entretanto, até hoje o conhecimento do Jair Bolsonaro sobre tais assuntos é bem básico. É um político que nunca teve preparo e conhecimento nessas áreas, e ainda não tem.

Flávio Bolsonaro


O Flávio Bolsonaro é a mesma linha do pai. Imita o pai na defesa de interesses corporativos de policiais e militares. Não tem vida política própria. Não tem ideologia, nada. Apenas defende o pai.

Eduardo Bolsonaro

O filho 02 (Eduardo) é o mais sofisticado intelectualmente. Ele é a vertente do Bolsonarismo que se enveredou pelo liberalismo econômico. Advogado de boa formação, fala inglês fluentemente. E tem pós-graduação em economia austríaca no Instituto Millennium. Ou seja, é um sujeito preparado e com estofo intelectual na área de Economia de mercado.

Eduardo Bolsonaro

O fato de Eduardo Bolsonaro ter feito pós-graduação em Economia no Instituto Milenium aproximou o hoje Deputado do então banqueiro Paulo Guedes (que é fundador desse think tank Instituto Millenium). Paulo Guedes sempre foi um prócere ultra-liberal essa aproximação que fez com que Eduardo Bolsonaro levasse Paulo Guedes para a campanha de Jair Bolsonaro, e agora ele é o Ministro da Economia.

Carlos Bolsonaro (Carluxo)

O Calos Bolsonaro enveredou pela doutrinação do Olavo de Carvalho. Só o que o Olavo de Carvalho sempre foi anti-PT, conservador e etc, e foi o fundador de um site que chamava "Mídia Sem Máscara" - o qual juntava uma penca de reacionário de tudo quanto é tipo lá, que ira de militares aposentados, defensores dos EUA e de Israel, e também defensores do liberalismo econômico, entre outros.

Carlos Bolsonaro (Carluxo)

Entretanto, um tempo depois houve um racha na seita do Olavo de Carvalho porque os defensores direita moderna liberal não aceitava muito a pauta ultra conservadora do Olavo. Isso começou quando o Bolsonaro começou a implicar com causas LGBT e anti-drogas, e os defensores do liberalismo econômico são todos a favor de casamento Gay, liberação de drogas e etc. Então teve esse curto circuito.

Olavo de Carvalho

A seita do Olavo tem um forte componente de teoria conspiratória. Eles vêem "comunismo" está em todos os lugares, na imprensa, Foro de São Paulo, e etc. Olavo chegou a defender que até mesmo o Bill Clinton era comunista. Então, todos os seguidores de Olavo vivem paranoia conspiratória. E o Carlos Bolsonaro é bem isso, e o mais fraco intelectualmente do clã, o mais afeito a teorias conspiratórias, o mais paranoico. Tem formação cultural fraca, e frequentemente comete erros básicos de Português.

Instituto Millenium

O Instituto Millenium surgiu desse racha, porque antes todos escreviam no Mídia Sem Máscara, inclusive o Paulo Guedes. Mas quando rachou, os defensores do liberalismo econômico criaram o Instituto Millenium, especialmente seguidores do liberalismo austríaco (Mises-Hayek). Há ainda um grupo que está no Millenium, é liberal, mas da linha monetarista do Milton Friedman.

Instituto Millenium

Todo esse pessoal embarcou na eleição do Bolsonaro porque o Paulo Guedes entrou. Então embarcaram mesmo torcendo o nariz para a"pauta de costumes" e as teorias conspiratórias.

Conclusão

O Bolsonarismo não é uma ideologia. É uma colcha de retalhos formada por defensores de diversos ramos da chamada "Direita", algumas das quais contraditórias entre si.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões) ou conteúdo ofensivo, racista, homofóbico ou de teor neonazista ou fascista (e outras aberrações do tipo) serão apagados sem prévio aviso.

alert('Olá prazer em conhecê-lo!'); alert('Olá ' + comment.authorUrl + ', prazer em conhecê-lo!');