sábado, 14 de dezembro de 2019

Resenha: Religando as arenas institucionais, de Peres e Carvalho

Resenha: PERES, Paulo; CARVALHO, Ernani. “Religando as arenas institucionais: uma proposta de abordagens multidimensionais nos estudos legislativos”.


Os estudos legislativos posteriores à segunda metade dos anos 1990 procuram explicar as dinâmicas legislativas com base em variáveis exógenas, como o sistema eleitoral, e endógenas, como as competências decisórias do Presidente da República e dos líderes partidários.


No caso das abordagens endógenas, a partidária traz um insulamento do Poder Legislativo, com foco na autodeterminação desse poder. Já a distributivista, insere o sistema eleitoral como elemento central - no caso brasileiro, fomentando uma atitude paroquialista dos parlamentares brasileiros. O autor alerta que dada a relevância recente do Poder Judiciário, este deve ser levado em consideração no jogo político.

A abordagem partidária coloca os partidos como centrais no processo legislativo, enquanto a distributiva sustenta que o sistema eleitoral brasileiro os enfraquece, fortalecendo os políticos individualmente. A questão é: os partidos têm ou não relevância?

Até os anos 90 persistia uma avaliação que a democracia brasileira não se consolidaria em função das tensões em Executivo e Legislativo, e também pelo caráter personalista dos parlamentares. Nesse sentido, propunha-se reformas para dar ao Executivo maiores ferramentas para propor e aprovar matérias legislativas, e para consolidar os partidos - os quais deveriam ser mais programático e coesos, com foco central na governabilidade.

O modelo brasileiro trazia uma formatação que reduzia a eficiência da governabilidade, com multiplicação partidária, parlamentares fortes e com tendência paroquialista, e Executivo sem instrumentos para formar uma coalização estável para aprovar as reformas, tornando o processo excessivamente lento e caro. Havia um prognóstico de crises constantes de governabilidade. A literatura propunha a adoção do parlamentarismo, e o sistema eleitoral deveria promover a redução do número de partidos, e fortalecimento destes, como o estudado em “REYNOLDS, A. Diseño de Sistemas Electorales.”

A partir da segunda metade do século dos anos 1990 surgiram críticas a estas abordagens, com argumentos de que parlamentares não decidem individualmente, e a dinâmica da decisão coletiva precisa ser levado em consideração, e é necessário ainda levar em consideração os instrumentos de controle nas mãos dos líderes partidários e do próprio PR. Limongi e Figueiredo em estudo concluíram que há disciplina partidária, e, portanto, previsibilidade legislativa.

Em relação à governabilidade, o autor sustenta que o poder de agenda do PR é usado para influenciar os parlamentares à cooperação com o Executivo, evitando a dispersão do processo legislativo, especialmente as emendas orçamentárias.

A influência do Poder Judiciário, por sua vez, é cada vez maior no que se convencionou chamar de “judicialização da política”, levada a cabo pela oposição parlamentar questionando judicialmente decisões da situação, e usando o Poder Judiciário como uma arena adicional do jogo político. Os estudos concluíram que os partidos têm papel de destaque no jogo político, e o processo político brasileiro é bastante judicializado.

Por fim, os autores consideram que as análises partidárias ou distributivas, com duas dimensões de análise, ainda são insuficientes para entender a dinâmica legislativa, sendo necessárias novas abordagens multidimensionais que levem em consideração não apenas o sistema eleitoral e a força dos partidos, mas também aspectos como a influência do Poder Judiciário no processo político.

Bibliografia

PERES, Paulo; CARVALHO, Ernani. “Religando as arenas institucionais: uma proposta de abordagens multidimensionais nos estudos legislativos”. Revista de Sociologia e Política, v. 20, n. 43, p. 81-106, 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões) ou conteúdo ofensivo, racista, homofóbico ou de teor neonazista ou fascista (e outras aberrações do tipo) serão apagados sem prévio aviso.

alert('Olá prazer em conhecê-lo!'); alert('Olá ' + comment.authorUrl + ', prazer em conhecê-lo!');