sábado, 14 de dezembro de 2019

Parlamentarismo é superior ao Presidencialismo?

Formas de governo (presidencialismo e parlamentarismo) têm sido tratadas de forma acadêmica apontando o parlamentarismo superior ao presidencialismo na formatação de governos mais cooperativos, e sobre a legislação partidária, sustentando uma revisão crítica com atenção ao nível de centralização do processo decisório e sua influência na performance do governo.

Parlamentarismo é superior ao Presidencialismo?

A primeira seção analisa a questão da paralisia decisória em governos parlamentaristas, que são tidos como formas de governo que foram “automaticamente” governos de maioria. O autor mostra dado de Kaare Strom apontando que, no período do pós-guerra, 36,2% dos governos parlamentaristas foram minoritários - o que coloca em xeque essa noção. Além disso, situações históricas como na Grécia 1989, Dinamarca em 1990, e podemos colocar Espanha, em 2019, mostram que governos parlamentaristas não estão imunes à paralisia.

Em relação ao presidencialismo, este seria mais afeito à paralisia decisória por conta da separação, inclusive eleitoral, entre Legislativo e Executivo. Entretanto, o autor sustenta que governos presidencialistas podem ter sucesso, mesmo que minoritários, formando coalizões, mostrando dado que na América Latina 56,1% dos governos presidencialistas foram apoiados por coalizões.

Em relação à disciplina partidária, o presidencialismo, com mandatos com temporalidade fixa dos parlamentares, e não vinculação ao Executivo, tende a gerar maior indisciplina, e o parlamentarismo, com mandato dependente do governo (em função do voto de desconfiança), favorece a disciplina, pois em caso de fim do governo, seus mandatos também acabam - o que gera incentivos para atuação cooperativa dos parlamentares.

Quando se observa a influência do sistema eleitoral, como observamos no texto “Os partidos e a representação política”, do Duverger, na disciplina partidária, constata-se que sistemas nos quais os líderes partidários formam listas fazem com que os políticos atuem primordialmente dentro dos partidos, relegando a formação de base, enquanto que nos sistemas que os líderes não têm controle sobre a lista, favorece-se a política de maior vínculo com os eleitores. No primeiro caso tem-se partidos fortes, enquanto no último, fracos.

Dentro dos sistemas proporcionais, o autor sustenta que nos sistemas de lista aberta (voto preferencial), o eleitor tem maior controle sobre os políticos, já que não há tanta interferência da burocracia partidária na determinação da eleição quanto no sistema de lista pré-ordenada - algo abordado também no texto “Os dilemas organizativos”, de Panebianco. Ademais, sistemas proporcionais têm voto partidário, enquanto os majoritários caracterizam-se por votos pessoais. Há ainda uma conexão de maior força dos partidos com qualidade de políticas públicas, em decorrência de maior coerência interna. Inversamente, partidos fracos levam a crises de governabilidade.

Em relação ao processo decisório dentro do Legislativo, sustenta-se que o voto pessoal tende a levar ao sistema de comissões (descentralizado) e associado ao presidencialismo, enquanto sistema decisório centralizado é decorrente de voto partidário e observável em parlamentarismo. 

O autor sustenta que sistemas presidencialistas de presidentes fracos (como o norte-americano) favorecem o processo democrático, já que o presidente é obrigado a negociar com o Legislativo. Já no caso inverso, em que os presidentes têm muito poder legislativo, como o caso do Brasil, com a Medida Provisória, há uma menor tendência de fusão de poderes, assemelhando o sistema ao parlamentarismo, sem que isso ameace a ordem democrática.

Bibliografia

LIMONGI, Fernando. “Formas de governos, leis partidárias e processos decisório”. BIB, n. 41,1996, p. 7-39.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões) ou conteúdo ofensivo, racista, homofóbico ou de teor neonazista ou fascista (e outras aberrações do tipo) serão apagados sem prévio aviso.

alert('Olá prazer em conhecê-lo!'); alert('Olá ' + comment.authorUrl + ', prazer em conhecê-lo!');