sábado, 14 de dezembro de 2019

Sociedade civil, instituições participativas e representação política

O autor AVRITZER, Leonardo aponta em seu texto “Sociedade civil, instituições participativas e representação: da autorização à legitimidade da ação” que a sociedade civil vem ampliando sua participação nas políticas públicas e nas instituições participativas, como os “conselhos” dos governos do PT - muito dos quais agora cancelados no governo Bolsonaro - e que essa “nova” forma de “representação” é diferente - seria “pluralista” - da “representação” parlamentar.

Sociedade civil, instituições participativas e representação política

A teoria da representação, de Pitkin, tem fundamento em Hobbes no conceito de autorização: o representante fala em nome do representado pois tem autoridade para isso. O autor questiona as condições de legitimidade da representação no contexto de eleições - processo ao qual ele atribui status monopolista em territórios - e que esse modelo consolidou a forma de governo baseada em unidade da comunidade política. Recentemente esse conceito de representação monopolista vem sendo criticada, com outros tipos de representação surgindo, como: “representação virtual”, “representação além da eleitoral”, e “representação discursiva”.

Há uma crítica às concepções modernas de “representação virtual” sob o argumentando que o clássico autor Burke sustenta que os representantes são livres, ou seja, eles devem atuar segundo suas próprias concepções, e segue teorizado para sustentar a legitimidade da representação dos monarcas - não eleito - o que seria uma “representação virtual” - não eleitoral. Como se sabe, esse tipo de representação não vingou historicamente, prevalecendo o sistema eleitoral nas formas descritas por Maurice DUVERGER em “Os partidos e a representação da opinião”. 

Outro conceito ampliado de representação é comentado por Urbinati, apontando que a eleição é apenas uma das dimensões de representação entre Estado e sociedade civil, e que a representação eleitoral não dá conta da totalidade das relações representados - Estado. Nesse sentido, aponta que a possibilidade de revogação de mandatos e a possibilidade de revisão de leis como formas ampliadas de representação.

Uma terceira forma de representação seria, conforme proposto por Dryzec, criar uma câmara de discursos - uma espécie de câmara de ideias, sem poder deliberativo, que seria anexo às câmaras de representantes - com o objetivo de ampliar a pluralidade de discursos.

Há ainda o tipo de representação “por afinidade”, como o caso do Greenpeace ou ONGs que atuam em defesa de mulheres, com atuação transnacional, e que, em muitos casos, não tem “autorização” nem dos grupos que supostamente representam.

Há, portanto, uma superposição de representações, à qual se soma ainda a “representação da sociedade civil”, na qual atores que atuam há muito tempo com determinadas temáticas são alocados em conselhos ou organismos de discussão de políticas públicas. Esta é uma representação por afinidade, a qual, segundo o autor, é legítima, porque os representantes pensam como os representados.

No tempo em que o artigo foi escrito, a primeira década do século XXI, em 2007, havia a hegemonia dos governos do PT, os quais tinham a característica de criar conselhos para colocar pessoas para discutir políticas públicas, entre os quais o maior de todos, o CDES - Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) - no qual representantes da sociedade civil, como empresários, sindicalistas, ONG´s, e etc, discutiam para assessorar o presidente da República em todas as áreas de atuação do Poder Executivo Federal.

Assim, fica claro que o artigo é uma tentativa de criar um fundamento teórico para a proliferação de conselhos com milhares de representantes da sociedade civil não eleitos e bancados com recursos públicos e que proliferam exponencialmente nos governos petistas - a maioria dos quais extintos atualmente, sem sinais de que estão fazendo falta.

Bibliografia 

AVRITZER, Leonardo. “Sociedade civil, instituições participativas e representação: da autorização à legitimidade da ação”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões) ou conteúdo ofensivo, racista, homofóbico ou de teor neonazista ou fascista (e outras aberrações do tipo) serão apagados sem prévio aviso.

alert('Olá prazer em conhecê-lo!'); alert('Olá ' + comment.authorUrl + ', prazer em conhecê-lo!');