sábado, 17 de fevereiro de 2007

Medidas neoliberais

Vamos citar apenas três das idéias de Friedman que foram aplicadas no mundo inteiro:


Reforma dos sistemas previdenciários. Todas as reformas que estão sendo conduzidas no mundo inteiro, inclusive no sistema previdenciário dos EUA, são decorrentes de formulações do Friedman.


Imposto de Renda Negativo. Todos os programas de transferência de renda em vigor no mundo ocidental, aí incluído o Bolsa-Escola/Bolsa-Família, foram criados segundo as formulações do Friedman.

Política Monetária. Todos as autoridades monetárias do mundo trabalham com instrumentos de análise e de execução de Política Monetária criados e desenvolvidos por Friedman.

Mas tem muito mais. É claro que não foram todas as idéias de Friedman, e não só as dele, foram aplicadas em nenhum país democrático do mundo, porque países democráticos respeitam as diversas concepções políticas que existem na sociedade. Então o resultado final é influenciado em menor ou menor grau por todos essas concepções. Achar que um tipo de doutrina política ou econômica será aplicada na íntegra em países democráticos é uma concepção infantil.

Russia, volta do capitalismo e da liberdade, logo, aumento de prostituição

Que ótimo! Qual o problema da prostituição? Prostituição é um dado da realidade. Existem pessoas que querem pagar para transar, e outras que querem receber para transar. Ser contra a prostituição é ser radicalmente conservador.

Teorias econômicas não orientam o mercado

Descobriu a pólvora! Teorias econômicas servem para entender o funcionamento dos mercados e de outros fenômenos econômicos. Até hoje não existiu nenhuma teoria econômica que tivesse o objetivo de orientar o mercado.

Thather, afinal, neoliberal ou não?

Ela privatizou a Inglaterra inteira e não era neoliberal....quem é neoliberal então? Será que você percebe a diferença de funções entre um intelectual (Friedman) e um político (Thather)?

“Sim mas o resultado disto não foi o estado enxuto, o dinheiro poupado com a assistência social foi gasto em orçamentos militares generosos. O governo da mocréia era tão perdulário como qualquer outro.”

Pode não ter sido um estado enxuto. Na realidade não tenho dados para afirmar com certeza, porém, obviamente deve ser um Estado menor do que o anterior, afinal passou-se para a iniciativa privada grandes segmentos que estavam nas mãos do Estado.

Porém, é necessário verificar que essas políticas liberalizantes são processos de maturação de prazos que transcendem prazos de governos. Hoje a Inglaterra é a economia que mais cresce na Europa, mais do que Alemanha, mais do que França. É a economia com menor taxa de desemprego. Esses resultados são atribuídos às reformas da Dama de Ferro.

Um comentário:

Observação: comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões) ou conteúdo ofensivo, racista, homofóbico ou de teor neonazista ou fascista (e outras aberrações do tipo) serão apagados sem prévio aviso.

alert('Olá prazer em conhecê-lo!'); alert('Olá ' + comment.authorUrl + ', prazer em conhecê-lo!');