sábado, 17 de fevereiro de 2007

O que é um esquerdinha? Definição, teoria, conceitos e casos práticos

O termo "esquerdinha" vem sendo usado em redes sociais para designar aquele tipo conhecido destrambelhado, que repete incansavelmente alguns dogmas decorados em panfletos. Esse espécime social, em geral, se auto intitula como "ativista" de alguma causa.

Esquerdistas

Um esquerdinha é um ser bastante desprovido de conhecimento, e sempre está seguindo um líder, preferencialmente com pinta de macho latino-americano, que fale grosso (mesmo que seja a maior bobagem). Esse comportamento do líder faz com que os esquerdinhas sintam-se orgulhosos de sua condição. 

O esquerdinha não consegue compreender raciocínios lógicos, aspectos racionais, ou construções intelectuais mais complexas. Um esquerdinha não conhece nada de lógica, de matemática (alguns admitem que não sabem a diferença entre Álgebra e Aritmética), então eles acreditam em bobagens como as ditas por Chavez, por Lula, por Evo Morales. 

Esquerdinhas não têm a capacidade de entender que o que o Evo Morales faz na Bolívia, nacionalizando as refinarias, só deixou o povo boliviano mais pobre. Mas o esquerdinha acha lindo que o Evo Zacarias Morales coloca exército na frente das refinarias: trata-se de uma questão puramente estética, sem qualquer componente racional.

Da mesma forma, ele não consegue compreender como é que FHC, com seu governo neoliberal, tirou quase 20 milhões de pessoas da pobreza no governo dele. Como que o neoliberal FHC praticamente erradicou o trabalho infantil.

O esquerdinha é apenas susceptível a discursos inflamados. Apenas isso…ele ouve um discurso inflamado e fica todo ouriçado. O esquema mental de esquerdinha é bem simplório, portanato ele precisa de representações rudimentares da realidade (EUA malvado, Cuba boazinha / PSDB malvado, PT bonzinho / Bush Malvado, Chavez bonzinho / Neoliberalismo malvado, socialismo bonzinho).

E assim os esquerdistas e esquerdinhas saem por aí repetindo as baboseiras, passando atatestado de ignorância em praça pública, e servindo de humorista para pessoas inteligentes.

Chávez,é um problema venezuelano e os próprios terão que se livrar dele,o problema que ele é um populista burro,que parece que não sabe que preços e câmbio,são coisas determinadas pelo mercado.
Um aspecto que realmente intriga a mente esquerdista é o conceito de mercado. "Mercado" é um conceito de uma construção abstrata. Para qualquer liberal a frase acima é clara e objetiva, entretanto, um esquerdinha não compreende o que isso quer dizer. 

O esquema mental rudimentar dos esquerdinhas não lhes permite entender as relações sociais em termos de processos. Mercado não é uma entidade, mercado é processo social. Esquerdinhas não entendem processos, pois entender um processo é algo que exige um pouco de sofisticação intelectual.

Em geral pessoas que estão familiarizadas com matemática avançada têm mais facilidade de entender dinâmicas. Note que os esquerdinhas trabalham com entidades. Entidades não são processos, são coisas estáticas. Eles falam em “capitalismo” como entidade. Mercado também é entidade, para eles. Então, como são entidades, eles entendem que o mercado pode ser malvado, dotado de razão, e que, então, estipulará os preços para oprimir os mais pobres. 

A difícil cura do esquerdismo

Todas essas características tornam difícil a cura de um esquerdinha. O percentual de cura do esquerdismo é muito baixo, pois para se curar do esquerdismo você não pode ser muito limitado intelectualmente, o que é a (triste) realidade de muitos esquerdinhas, que estão condenados à eterna escuridão em termos intelectuais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões) ou conteúdo ofensivo, racista, homofóbico ou de teor neonazista ou fascista (e outras aberrações do tipo) serão apagados sem prévio aviso.

alert('Olá prazer em conhecê-lo!'); alert('Olá ' + comment.authorUrl + ', prazer em conhecê-lo!');