domingo, 11 de fevereiro de 2007

Neoliberalismo & Cyberliberalismo

Neoliberalismo e cyberliberalismo

Se Adam Smith ressussitasse, talvez entendesse os aspectos extremos do neoliberalismo como idéias avançadas do liberalismo. No neoliberalismo, a concepção de mercado separou-se da mera produção factual de bens e serviços, atravessando todos os aspectos da vida social.

Neoliberalismo e Cibercultura

Uma característica geral do neoliberalismo é o desejo intensificar e expandir o mercado, aumentando o número, a freqüência, a repetibilidade, e o formalisação das transações.

O objetivo (nunca atingido) final do neoliberalismo é um universo onde cada ação de cada indivíduo se consubstanciar numa transação de mercado, conduzida num ambiente competitivo, na qual cada transação influencia todas as demais transações, com temporalidade cada vez mais curta, porém com taxa de repetição progressivamente elevada. Alguns teóricos do neliberalismo prevêem o surgimento de uma versão ainda mais aperfeiçoada do neoliberalismo, que está convencionado-se chamar de cyberliberalismo.

Alguns aspectos específicos do neoliberalismo:
· Uma expansão constante do mercado no tempo e no espaço: mercado em escala global, por séculos, e constante procura de novas áreas passíveis de marketisation.


· A ênfase na propriedade privada, no liberalism do clássico, é substituída por uma ênfase no contrato. Seria estranho se encontrar na época de Adam Smith empreendedores sem nenhum recurso fixo, alugando meios de produção. Esse aspecto é normal no neoliberalismo.
· O maximização contratual é um elemento tipicamente neoliberal. Como exemplo, podemos citar a privatização do sistema ferroviário britânico, anteriormente adminstrado por uma estatal, conduziu a criação de 30.000 novos contratos.
· Os períodos contratuais são reduzidos, assim a freqüência do contrato é elevada. Um contrato de serviço, por exemplo, para a limpeza de escritório, pode ser reduzido de um ano, para três meses, e até um mês. A flexibilidade é a regra, inclusive nos contratos de trabalho. Esta flexibilização significa uma vida de funcionamento qualitativamente diferente.
· A intensificação das forças de mercado levam a um desenvolvimento de todos os mercados, com ganhos de eficiência para toda a economia, Exemplo: os serviços de correio usam softwares e tecnologia do GPS para permitir que os clientes rastreiem suas encomendas em trânsito. Este é um exemplo típico da hyper-provisão de informação no neoliberalismo.
· São criados novas formas de mercados, como trocas da energia elétrica, trocas de minutos telefônicos, levando a um traço típico do neoliberalismo, que é a falta de correlacionamento entre o crescimento no número das transações e a produção subjacente.
· Novas formas de alocação de recursos escassos levam a aperfeiçoamentos mercadológicos, com ganhos para toda a sociedade. Um caso típico é a sistemática de alocação de freqüências de rádio, tais como freqüências UMTS. Foram criadas novas formas competitivas de licenciamento, por meio de leiloes reversos, que são tomados como as formas mais eficientes de alocação de recursos, tornando os demais métodos precedentes como meros concursos de beleza.
· Transações artificiais são criadas, para aumentar o número e a intensidade das transações. Negociar em grandes escalas de derivativos é fenômeno tipicamente neoliberal. Muito embora os derivativos financeiros existam por séculos, é possível criar, no neoliberalismo, opções de opções, derivativos de derivativos. Este tipo de acumulação é uma característica do neoliberalismo. Novos derivativos são criados para dar conta de novas demandas de mercados, como mercados futuros de eletrecidade. Não existem limites para esta expansão, exceto o poder computacional, que cresce rapidamente de qualquer maneira.
· Negociação automatizada, e a criação de estruturas de mercado virtuais, são neoliberais no sentido de intensificação dos processos transacionais.
· Esta expansão da interatividade significa que as sociedades neoliberais são sociedades em rede, melhor ainda que as “sociedades abertas” dos liberais clássicos. A igualdade e os acessos formais não são suficientes para os neoliberais: devem ser usados mecanismos para criação de redes de interação entre outros membros das sociedade. A Internet é um fenômeno tipicamente neoliberal.
· Por causa do expansionismo contratual, os custos transacionais tem um papel crescente na economia neoliberal. Todos aqueles 30 000 contratos das ferrovias britânicas tiveram que ser esboçados por advogados, todas as avaliações tiveram que ser feitas por assessores. Há sempre custos advindos da competição, que aumenta quando a intensidade das transações aumenta.
· O crescimento do setor de serviços financeiros é uma resultado óbvio dessas características neoliberais, melhor que a todo o deslocamento inerente às economias de serviço. O setor inteiro é próprio dos custos de trasações. Praticamente não existiam sistemas financeiros nas economias de planejamento centralizado.
· A velocidade de negociar é elevada. Os dados e informações de mercado são caros, porém está disponíveis em qualquer parte, a qualquer um. Os mercados movem-se assim rapidamente, sintonizados com a velocidade com que circula a informação, e essa velocidade conduz a volumes nomiais de negociação enormes, sobretudo nos mercados monetários internacionais, movimentando, muitas vezes o PIB do planeta inteiro em poucas horas.
· A criação dos sub-mercados dentro de uma empresa. Sub-contratações são práticas antigas de mercado, mas era geralmente fora da firma. É agora prática padrão para que as companhias grandes críem a competição entre suas unidades constituintes. Esta prática é também capaz da extensão quase infinita e sua promoção é uma característica do neoliberalismo. Algumas companhias requereram que cada empregado individual registre-se como uma empresa, a fim de competir por seu lugar de trabalho.
· Maximalização do fornecedor: isto estende a escala das empresas que competem para cada contrato. O ideal seria que cada empresa compete para cada contrato oferecido, maximizando forças de competição e de mercado. No exemplo do mercado de trabalho, o ideal neoliberal é o empregado absolutamente flexível e empregável. Na realidade, um indivíduo não pode executar cada tipo do trabalho - mas há um desenvolvimento real para empresas não especializadas, especialmente no setor de serviços. No neoliberalismo não existem barões do aço ou da mídia. No neoliberalismo existem corporações globais que fazem comunicação social entre ops povos, entre as culturas.

Neoliberalismo: uma filosofia de vida
O neoliberalismo não é simplesmente uma estrutura econômica, ele é uma filosofia. Isto é o mais visível nas atitudes da sociedade, dos indivíduos e nos empregos. Os neoliberais tendem a ver o mundo em termos de mercados, inclusive as ações. Sendo assim, A Alemanha compete com a Grã-Bretanha e com os EUA. Compra-se Brasil e vende-se Argentina. As dinâmicas de mercado não são aplicadas apenas entre países, mas entre cidades e regiões também. Na política regional neoliberal, as cidades estão vendendo-se em um mercado nacional e global de cidades. São considerados equivalente a um empreendedor que vende um produto, mas o produto é a cidade (ou região) como uma posição para empreendedores. A venda bem sucedida do produto é a decisão de um empreendedor de estabelecer uma empresa lá, não simplesmente a venda da terra ou fábricas. Esta vista das cidades como empresas paraleliza a criação dos sub-markets dentro das firmas reais.

Há um lobby neoliberal dentro do União Européia, representado pelo conselho de Lisboa, embora o mundo nos termos de blocos de comércio competindo melhor que cidades competindo ou regiões. Entretanto, não está desobstruído como um continente poderia ser funcionado como uma firma do negócio - mesmo seus habitantes queridos isso. (mais na geografia econômica neoliberal abaixo).

O neoliberalismo como uma filosofia completa tem respostas às perguntas filosóficas mais básicas: Porque estamos nós aqui? O que eu faço? Nós somos aqui para o mercado, e você deve competir.

Os neoliberais tendem a acreditar que os seres humanos existem para o mercado, e não a outra maneira ao redor: certamente no sentido que é bom participar no mercado, e que aqueles que não participam falharam em alguma maneira. Na ética pessoal, a visão neoliberal geral é que cada ser humano é um empreendedor que controla sua própria vida, e deve agir assim. Os filósofos morais chamam estas éticas de virtude, onde os seres humanos comparam suas ações à maneira que um tipo ideal agiria - neste caso o empreendedor ideal. Os indivíduos que escolhem seus amigos, passatempos, esportes, e sócios, para maximizar seu status com empregadores futuros, são éticamente neoliberais. Esta atitude - nao incomum entre estudantes ambiciosos - é desconhecida em toda a filosofia moral pre-existente, e é ausente no liberalismo. Tais ações sociais não são necessariamente monetarizadas, mas representam uma extensão do princípio do mercado em áreas não econômicas da vida - outra característica tííca do neoliberalismo.

A idéia da empregabilidade é caracterìstica neoliberal. Significa que os neoliberaos o vêem como um dever moral de seres humanos, arranjar suas vidas para maxizar suas vantagens competitivas no mercado de trabalho.

Na prática muitos neoliberais acreditam também que há uma categoria separada de povos, que não podem participar inteiramente no mercado. Os ideólogos do Workfare condenam essas subdivisões em classes como funções incompatíveis com dinâmicas de mercado. Anote, entretanto, que uma vez reconhecida uma sub-classe social não compatível com dinâmicas de mercado, reconhece-se tais subsistemas sociais e determinam-se suas reivindicações sobre a aplicabilidade  universal de princípios do mercado.

Os preceitos éticos gerais do neoliberalismo podem ser relacionados da seguinte forma:

· Aja em conformidade das com as forças de mercado
· Dentro destes limites, aja também para maximizar a oportunidade para que outros conformem-se às forças de mercado geradas por sua ação
· não vislumbre nenhum outro objetivo

Se todos as pessoas viverem sob tais preceitos inter-culturais e inter-sociais, então sobrevierá uma sociedade em que não só a produção de bens e serviços, mas toda a vida humana e social serão produtos de forças de mercado.

Os liberais ortodoxos, teóricos tradicionais do mercado, assim como os neoliberais, entendem os empreendedores como funções quase-heróicas na sociedade, e sobretudo em seu acoplamento no mercado.  Um discurso proferido em 1998 pelo empreendedor alemão Jost Stollmann é típico: suas idéias neoliberais jogaram um papel proeminente nas eleições nacionais alemãs em 1998. Stollmann inclui sua filosofia moral pessoal, tal como ele é...

“SEJA O MAIS MELHOR QUE VOCÊ PODE SER”Jost Stollmann

A idéia que todos devem ser empreendedores é distintamente neoliberal. Os liberais clássicos nunca esperaram que a maioria da população com suas próprias propriedades, nem administrando negócios próprios (a participação dos pobres no mercado foi limitada a aceitar todo o trabalho que fossem oferecidos). As práticas não flexíveis de mercado pareciam estranhas aos liberais. Por exemplo, os indivíduos ajustaram acima uma agência de emprego one-person com a uma pessoa nos livros, ela mesma - em parte para o imposto raciocinou, mas para encontrar-se com também o ideal do empreendedor.
A política para aumentar o número dos empreendedores é tipicamente neoliberal, embora ironicamente deva ser executada pelo estado. Um mercado-liberal clássico não diria que um mercado livre é menos de um mercado livre, porque somente 10% da população são empreendedores. Para neoliberals não é suficiente que há um mercado: não deve haver nada que não é mercado.

Uma piada neoliberalMarxistas: "os trabalhadores não têm nada a oferecerm a não ser sua força de trabalho"
Neoliberal: "eu ofereço cursos sobre como vender sua força de trabalho como um tubarão do mercado."

Não há conseqüentemente nenhuma distinção entre uma economia de mercado e uma sociedade de mercado no neoliberalismo. Com as atitudes e a ética ajustadas acima, é tudo mercado: introduza no mercado a sociedade, cultura do mercado, valores de mercado, marketing das pessoas. No sentido um neoliberalismo retornou à posição do liberalismo clássico - que combinou também a cultura, os valores e o ética com a economia. Mas o neoliberalismo traz ' um mercado distante mais intensive ' - substituindo não somente as formas sociais tradicionais, mas também o conceito da vida privada. Ao mesmo tempo este ' mercado ' é cada vez mais remoto da necessidade da produção, que era assim real para os liberais adiantados - quando havia ainda famines regulares em Europa. No fato é assim remoto da percepção cultural existente ' de um mercado ', isso que talvez seria melhor usar alguma outra palavra.

Finalmente, o neoliberalismo tornou-se associado com culturas específicas (em especial a cultura dos Estados Unidos da América) e uma língua específica (inglesa). Isto não é surpresa: o liberalismo anglo-americano teve a maioria de influência no neoliberalismo.

Neoliberalismo como ideologia não é associado e nenhuma cultura ou língua. É verdade que uma única língua global facilitaria o livre-comércio, o que na prática existe a promoção da língua inglesa, das políticas neoliberais, e da política extrangeira pro-Americana, vai geralmente junto: isto era especial verdadeiro na central e na Europa Oriental.
Globalização & neoliberalismo

Frequentemente os termos "globalização" e "neoliberalismo" são usados como sinônimos. Isso seria correto dentro de uma abordagem limitada, como por exemplo os aspectos do neo-mercantilismo da ideologia neoliberal. Eu tentarei esclarecer o relacionamento percebido e real entre os dois, especialmente para o uso que o termo neoliberalismo é tomando na América do Sul.

A ideologia neoliberal vê a nação primeiramente como uma empresa, um negócio, como exemplificado acima. O país está vendendo-se como uma posição do investimento, que é uma abordagem muito mais ampla do que simplesmente vendendo sua pauta exportadora. Se nenhum governo acreditar nesta ideologia, não haverá nenhuma conseqüência. Se entretanto, um governo neoliberal estiver no poder, perseguirá as políticas projetadas para fazer a nação mais atrativa como uma posição do investimento. Estas políticas são geralmente pro-negócio, e são percebidas como tal pelos opositores da ideologia neoliberal.
Mas recorde que o ideology é neo-neo-mercantilist: as políticas são políticas nacionais, dirigidas finalmente no bem-estar da nação e não do mercado. Paradoxically, são um formulário do protectionism: se houver um mercado global de posições do investimento, então é ' competição unfair ' para que os governos aumentem artificial o attractiveness de seu próprio país. Tais governos são, estritamente falando, liberais nao bons do mercado. a Duro-linha liberais clássicos do mercado shrug seus ombros na eleição de um governo anti-business. o "negócio irá em outra parte, o país tornar-se-á pobre, que é a maneira os trabalhos globais do mercado, deixa o mercado sozinho", diriam. Não desperdiçariam seu tempo que tenta começar um governo do pro-negócio eleito lá. Na realidade poucos liberais estão assim que consistente, os neoliberals não são certamente. Mas seu rhetoric ' de competitiveness' nacionais é um formulário do nationalism econômico: é uma versão moderna do insistence nacionalista velho, aquele que a nação inteira deve trabalhar junto. Revitalises o jingoism, chauvinism, bandeira-acenando e estrangeiro-foreigner-bashing: Blair tony é provavelmente o mais melhor exemplo.

Não diga a me que um país com nossos history e heritage, que boasts hoje seis dos dez negócios superiores no todo de Europa, com Londres a cidade superior do negócio em Europa, que é um líder do mundo na tecnologia e a comunicação e os negócios do futuro, isso sob nós alcançou France e Italy para se transformar a quarta economia a maior no mundo, que tem a língua da economia nova, uns artistas, uns atores e os diretores mais brilhantes do que todo o país comparável no mundo, a alguns dos mais melhores cientistas e inventores no mundo, às mais melhores forças armadas no mundo, aos mais melhores professores e a doutores e enfermeiras, mais melhores povos que toda a nação poderia desejar para. Não me diga com todo o o isso que vai para nós que nós não temos o espírito para se encontrar com todos os desafios antes de nós.http://babelfish.altavista.com/babelfish/trurl_pagecontent?lp=en_pt&trurl=http%3a%2f%2fwww.guardianunlimited.co.uk%2flabour2000%2fstory%2f0,7369,373640,00.htmlDiscurso da conferência de Blair, 26 setembro 2000

Agora, um governo neoliberal apelará quase certamente ' ao globalisation ' como uma justificação e um legitimisation de suas políticas - Blair tony certamente. Pelo globalisation significam, mais ou menos, que o mercado global de posições do investimento existe agora, e que é um desenvolvimento histórico inevitável. Os oponentes do governo neoliberal, por sua vez, oporã0 este ' globalisation '. Entretanto, isso não significa que o mercado global das nações existe realmente. A existência de governos neoliberal, perseguindo as políticas neoliberal justificadas por uma apelação ao globalisation, não significa que uma ordem global nova substituiu a ordem de estados da nação. O fato very, aquele é ainda primeiramente o estado da nação que ' está sendo introduzído no mercado ' nesta maneira, mostra que a nação não desapareceu.



Antes de considerar a realidade da ordem global, é também necessário considerar a opinião dos oponentes de um governo tão neoliberal. Outra vez paradoxically, muitos deles aceitam sem dúvida a reivindicação neoliberal que há um processo histórico a longo prazo ' do globalisation ', transformando a nação em uma firma do negócio em um mercado global das nação-firmas. Mais mau, se a nação for um negócio então que é frequentemente claramente fraco - todos pode ver que Argentina é economicamente mais má fora de do que os estados unidos. Um governo neoliberal tentará conseqüentemente converter uma nação tal como Argentina ' em um jogador forte ', que signifique worsening as condições vivas de muita da população. Agora é aqui o paradox seguinte: a resposta dos oponentes é também um nationalism econômico, esta vez com a ênfase no protectionism. A percepção da oposição do globalisation difere em um respeito: para eles é um desenvolvimento histórico mas nao espontâneo. Para eles é uma política imposta por um elite global non-nacional, dirigido de encontro às nações individuais.

Em sua vista, as instituições financeiras internacionais são equivalentes a um poder imperial, que tenha países colonised facto de de tais como Argentina. No formulário caricatural: acreditam que um império novo e poderoso veio na existência, o império do IMF-ia-ia, em uma posição indeterminada. O governo neoliberal, nesta vista, é um elite traitorous que age como um Viceroy colonial para o império IMF-ian-ian. A oposição quer substitui-lo com um governo que ' liberate ' a nação do mercado global, de seu status colonial. Esse ' liberation ' é compreendido geralmente como: retirada do nação-firme do mercado global das nação-firmas, do protectionism, do nationalism econômico, e do self-sufficiency em vez do comércio. Aqui demasiado há um paradox: os movimentos do oppositional não são anti-business: vêem geralmente o negócio nacional como uma vítima do negócio global. (o negócio local em Ámérica do Sul está na posição confortável, essa neoliberals e os anti-neoliberals querem ajudar-lhe, para razões diferentes).
' o modelo IMF-ia-ia ' está em parte correto: as instituições financeiras globais são certamente um bastion do ideology neoliberal, e podem bully alguns países pobres em adotar políticas neoliberal. Mas não podem fazer aquela aos poders ocidentais ricos, no fato que não existiriam sem a sustentação destes poders. Não são nações exteriores de uma força, elas não são um poder imperial. As instituições financeiras globais são, nos termos os mais simples, um instrumento da política dos E. U. - e se houver um poder quasi-imperial, é os estados unidos.


O ponto é, uma vez que outra vez, que a verdade da opinião sobre o globalisation é própria irrelevant. Se todo o governo e povoa acredita que um país estivesse atacado por dragons fogo-respirando, a seguir o governo pôde distribuir ternos do asbesto à população, e a oposição pôde queixar-se que não havia bastantes deles. Os ideologies e a política podem operar sobre uma base completamente fictive. Os milhões de Europeus morreram ' para resolver ' edições theological tais como o nascimento de virgin de Mary, mãe do deus.
Assim as percepções elas mesmas geraram uma realidade política: na base de uma opinião ' no globalisation ' alguns governos perseguem as políticas neoliberal, que são neo-neo-mercantilist em sua lógica e alvos. Em tais circunstâncias a oposição ao globalisation e ao neoliberalism coincide, melhor que neoliberalism que é idêntico ou synonymous com o globalisation. Ambos os lados compartilham de um fallacy comum: esses comércio e sovereignty são opostos, um par da zero-soma. Os neoliberals acreditam que o sucesso nacional - "no mercado global de hoje" - requer o abandono da autonomia e do sovereignty econômicos nacionais. Seus oponentes acreditam que o bem-estar nacional requer o minimisation das ligações de comércio e externas: acreditam que o comércio e a invasão são equivalentes, embora no-one diga aquele outright. Uma vez que outra vez, as equivalências e as percepções em ambos os lados são falsas. A maioria do produto global bruto é amarrado aos estados individuais da nação para razões técnicas, climáticas, logistical, e cultural. Para a maioria de decisões do investimento, não há nenhum mercado global das posições. E o sovereignty não é necessariamente inverso ao regime do volume de comércio e do comércio. Um país poderoso tal como os estados unidos pode ter um GNP relative.to elevado do volume de comércio. Muitas colônias - pela definição nao sovereign - tiveram um GNP relative.to baixo do volume de comércio, porque o volume ' do GNP ' consistiu na agricultura peasant. Mas mesmo uma opinião fallacious pode aparentemente suportar não apenas um, mas dois formulários competindo do nationalism econômico.
Assim que é a realidade atrás do globalisation percebido? Uma realidade é que os estados da nação dominam ainda estruturas sociais e econômicas globais. Entretanto este a nação indica-se formulário um arranjo específico de um tipo específico de estado. As reivindicações de Globalisation parecem lógicas se você vir estados da nação como consoles isolados, mas aquela não é a realidade histórica. A existência very de um mundo de estados da nação, indica algum formulário da ordem global de estados da nação. O que estes estados da nação - negocíe ou nenhuns comércio, fluxos importantes ou nenhuns fluxos importantes - é irrelevant a essa edição. O que é já global não pode logicamente ser globalised: conseqüentemente não há nenhum globalisation, no sentido extensamente usado. Nenhuma transição não é terminado underway, ou recentemente, a uma estrutura global fundamental diferente. Porque a ordem existente de estados da nação é já global, o intensification de fluxos globais, ou o comércio global, ou uma comunicação global não undermine a, ou altere-a fundamental. Se alguma parte do mundo dever quebrar com esta ordem global - por exemplo um caliphate autarkic futuro que seja uma mudança radical. Quando as nações negocíam com se, aquela indica simplesmente que a ordem global das nações está funcionando como esperado.
A premissa falsa no thesis do globalisation é no fato a reivindicação nacionalista padrão, essa cada nação é uma entidade separada e particular. Na realidade as nações são coletivamente uma estrutura global e do universalist: o equivalente funcional de um estado nacionalista do mundo. As funções do mundo como se um governo nacionalista do mundo tinha apreendido o poder no 1ø século, conduzido por Mazzini e Garibaldi e amigos. A maioria de estados existentes foram estabelecidos certamente por grupos nacionalistas. Os nacionalistas cooperam para manter uma ordem (nacionalista) do mundo e para excluir outra. O estado da nação é um não particularity, existindo por se na isolação, mas parte de um projeto global. Os supporters da reivindicação do thesis do globalisation, aquela um mundo de estados isolados da nação existiram no passado recente - antes de 1989, ou mais aproximadamente antes de 1950. Reivindicam que estes estados isolados da nação estão sendo corroídos agora em um processo global: inclui a formação ' do mercado reivindicado neoliberals das nações.
O globalization econômico representa uma transformação principal na organização territorial da atividade econômica e o sovereignty politico-econômico do poder....The do estado moderno foi concentrado mutuamente em territórios do exclusive e a concentração do sovereignty no globalization econômico das nações... contribuiu a um denationalizing do território nacional...Saskia Sassen. Controle Perdedor: Sovereignty em uma idade do globalization (1996).
Mas a ordem global de estados da nação está desaparecendo, em qualquer lugar? Na realidade, não há nenhum colapso do estado da nação a ser visto. Os estados da nação não sofreram qualquer coisa comparável à dissolução dos impérios Austro-austro-Hungarian ou do ottoman. Tudo que o remains daqueles impérios é palácios oversized em Viena e em Istambul. O descanso de suas instituições desapareceu completamente: não há um medidor quadrado do território de Habsburg ou de ottoman à esquerda em Europa. Há não mais longo um exército imperial Austro-austro-Hungarian, ou polícias, ou cortes, ou parliament. Os estados da nação sucederam os impérios multi-ethnic, apreenderam todo seu território, e remodelaram toda a sociedade nesse território. A recolocação era total. Onde é ' o colapso equivalente ' do estado da nação? Há poucos lugares na terra sem as instituições de um estado da nação - talvez Somália, mas aquela não é o resultado do globalisation. Se o mundo for verdadeiramente ' globalised ' então o estiver cheio de edifícios disused do parliament nacional - e não de um exército nacional na vista. O mundo não é como aquele, e não será como aquele no futuro imediato.
Ou seja ' o globalisation ' remanesce uma opinião melhor que uma realidade. É uma opinião instrumental com influência e efeito políticos grandes. É apelado por ambos os neoliberals do neo-neo-mercantilist e a seus oponentes do econômico-nacionalista. Os nacionalistas têm uma tradição de apelar às ameaças externas para reforçar a unidade nacional. A nação deve unir-se e para trabalhar junto, disseram - derrotar o hun, ou a ameaça do bolshevik, ou o peril amarelo, ou o inimigo dentro das portas, ou do escaninho Ladin de Osama. O uso instrumental ' do globalisation ' está na mesma categoria dishonourable.
Conclusões

Os aspectos principais do neoliberalismo:


· maximização das transações
· maximização do volume das transações (fluxos globais)
· ênfase nos contratos
· maximização dos fornecedores/contratantes
· conversão dos atos os mais sociais em transações de mercado
· maximização da competição
· criação dos quase-mercados
· redução do intervalo da inter-transação
· maximização dos interventores transacionais
· maximização do alcance e do efeito de cada transação
· maximização de transações no mercado de trabalho (turnover nominal)
· maximalisation dos fatores da avaliação, por que a conformidade com um contrato é medida
· redução do intervalo da inter-avaliação
Se existe uma definição para o Neoliberalismo, ela seria esta:

"Neoliberalismo é uma filosofia em que a existência e a operação de um mercado são avaliadas separadamente  de todo o relacionamento precedente com a produção dos bens e dos serviços, e sem nenhuma tentativa de justificá-los nos termos de seu efeito na produção dos bens e dos serviços; e onde a operação de um mercado ou de uma estrutura de mercado é vista como éticas específicas, capaz de agir como uma guia para toda a ação humana, e de substituir toda a opinião ética previamente existente."


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões) ou conteúdo ofensivo, racista, homofóbico ou de teor neonazista ou fascista (e outras aberrações do tipo) serão apagados sem prévio aviso.

alert('Olá prazer em conhecê-lo!'); alert('Olá ' + comment.authorUrl + ', prazer em conhecê-lo!');