quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Chapa liberal vence a eleição para o DCE da UnB

A chapa Aliança pela Liberdade foi declarada vencedora das eleições para o Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade de Brasília (UnB), obtendo 1.280 dos 5.782 votos válidos. A chapa vitoriosa alinha-se com os idéias de liberdade, meritocracia e democracia.

Aliança pela Liberdade - UnB

Um dos principais pontos da campanha da chapa Aliança pela Liberdade é a adoção de um sistema parlamentarista no DCE. Outros aspectos apoiados pela Aliança pela Liberdade da UnB é o retorno ao policiamento no campus, e um maior foco nos problemas vividos pelos estudantes, afastamento dos movimentos sociais e de partidos políticos que historicamente dominam a política estudantil.

A Aliança pela Liberdade conta com 30 membros, com predominância de alunos dos cursos de ciência política, economia, engenharia civil e direito. Para sua gestão, a chapa pretende modificar o sistema eleitoral do DCE. "Queremos implementar um sistema parlamentarista, no qual os centros acadêmicos indiquem os representantes do Conselho. Assim, teríamos um órgão plural, sem o domínio desse ou daquele grupo político", explica o vice-presidente da chapa. 

Aliança pela Liberdade - UnB

A proposta é explicada em detalhes no blog da chapa. Também foi pautada pela chapa a melhoria da infra-estrutura dos câmpus, incluindo o fornecimento de papel higiênico e toalhas de papel nos banheiros da instituição.

Foco na universidade

O DCE da UnB tem se notabilizado, desde 2000, quando foi reaberto, por ser aparelhado e financiado por partidos de esquerda, e também por usar a estrutura do DCE principalmente para questões extra-acadêmicas, como o apoio ao Santuário dos Pajés.

Aliança pela Liberdade - UnB

A chapa Aliança pela Liberdade pretende mudar essas pautas e focar na UnB, menos preocupações com revoluções e mais temas que afetem o ambiente universitário.


Enfim, um sopro de renovação da UnB. Parabéns à Aliança pela Liberdade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões) ou conteúdo ofensivo, racista, homofóbico ou de teor neonazista ou fascista (e outras aberrações do tipo) serão apagados sem prévio aviso.

alert('Olá prazer em conhecê-lo!'); alert('Olá ' + comment.authorUrl + ', prazer em conhecê-lo!');