domingo, 2 de outubro de 2011

Mercado imobiliário no Brasil tem espaço para expansão, segundo Standard and Poor´s

A analista de crédito da Standard and Poor´s, Debora Confortini, fala sobre os fundamentos do setor de construção civil no Brasil, os quais, segundo a economista, se mostram sólidos em função da boa e imediata disponibilidade de crédito tanto para incorporadoras quanto para os compradores finais.

Mercado Imobiliário no Brasil

Segundo, Débora, o mercado imobiliário brasileiro ainda está na fase inicial e apresenta grande potencial de expansão, pois há há uma forte demanda reprimida que as incorporadoras podem atender. No link a seguir você ouve o podcast com a análise da economista da SP no Brasil.


Além disso, o crédito imobiliário no Brasil tem potencial de expansão, pois sua participação como proporção do PIB, somando o crédito concedido tanto pelas instituições privadas quanto as públicas representa 4% do PIB em 2010, comparado a 1m4% em 2005.

Apesar da evolução, o número ainda é tímido quando comparado no cenário internacional. A evolução resulta das condições econômicas mais estáveis do Brasil e também dos incentivos ao financiamento imobiliário.

Desafios

Os principais desafios apontados pela analista da Standard and Poor´s para o segmento imobiliário no Brasil são: inflação de custos e restrição na disponibilidade de equipamentos e de mão de obra, sobretudo em centros urbanos.

Outro ponto que precisa ser enfrentado pelo setor é a elevação dos preços dos terrenos. Entretanto, até o momento, as empresas do segmento de construção civil estão mostrando bons resultados pois a elevação dos preços dos imóveis compensa a inflação dos custos, permitindo a manutenção de boas margens de lucro.

Um comentário:

  1. Muito bem - Vi a matéria em Obras de Christiane Pelajo (Jornal da Globo) e de fato, podemos dizer que o Brasil é um grande canteiro de Obras.

    Um forte Abraço.

    ResponderExcluir

Observação: comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões) ou conteúdo ofensivo, racista, homofóbico ou de teor neonazista ou fascista (e outras aberrações do tipo) serão apagados sem prévio aviso.

alert('Olá prazer em conhecê-lo!'); alert('Olá ' + comment.authorUrl + ', prazer em conhecê-lo!');