quinta-feira, 27 de outubro de 2011

INCC com perspectiva de aceleração em novembro de 2011

Em outubro, o Índice Nacional de Custo da Construção – M (INCC-M) subiu 0,20%, puxado em grande parte pelo aumento do custo com mão de obra. Responsável pela metade do índice, o grupo vai subir ainda mais em novembro, de acordo com Ana Maria Castelo, coordenadora de projetos do Instituto Brasileiro de Economia (IBRE) da Fundação Getúlio Vargas (FGV), que apura o índice.

Evolução do INCC 2011

Responsável por 0,16 pontos no INCC-M de outubro, a mão de obra no mês foi puxada pela antecipação de aumento salarial por parte de algumas empresas mineiras. Como resultado, o índice em Belo Horizonte ficou em 0,86% no mês, o maior entre as sete capitais pesquisadas pela FGV. Em São Paulo, o acréscimo foi de 0,12%, enquanto no Rio de Janeiro ficou em 0,15%.

De acordo com Ana Maria Castelo, estão previstos reajustes salariais em Minas Gerais, Recife e Distrito Federal, que negociou, neste ano, o aumento em duas parcelas. “A média dos reajustes está em 10%. Brasília destoa um pouco e vai ser de 16%, mas a primeira parte já foi concedida”, afirmou.

No acumulado do ano, mão de obra registra acréscimo de 9,4%. Nos últimos 12 meses, o índice aumentou 11,23%. O item foi responsável por 68% da alta do INCC-M neste ano.

Evolução do INCC - 2011 e 2010

O custo com mão de obra na construção civil vem aumentando acima dos Índices Gerais de Preços (IGPs) nos últimos anos, reflexo do aquecimento do setor, segundo a economista. “Os salários vêm ganhando aumento real, influenciados também pelo forte crescimento da construção civil como um todo. A escassez de trabalhadores qualificados e a demanda por obras no país dão mais condições aos sindicatos na hora de negociar.”

No ano, o INCC-M deve fechar um pouco acima dos 7,5% registrados em 2010. O item materiais e equipamentos, que aumentou 0,23% em outubro em relação a setembro, reflete o crescimento da economia como um todo neste ano. Até outubro, o grupo, responsável por 39% do índice, estava em 3,73%. Serviços tem alta acumulada de 5,45% no ano, e 0,34% neste mês, mas corresponde por 11% do INCC-M.

Para 2012, o mercado da construção civil no país deve continuar aquecido, provocando reflexos na mão de obra. As obras de mobilidade urbana e infraestrutura para a Copa do Mundo e Olimpíada, somadas aos projetos já existentes do governo, como o Minha Casa Minha Vida e o Plano de Aceleração do Crescimento 2 (PAC), devem manter o INCC-M acima dos índices gerais de preços. Além disso, a mão de obra vai encarecer também em virtude do aumento do salário mínimo já previsto para o ano que vem.

O INCC-M é calculado com base nos preços coletados entre os dias 21 do mês anterior e 20 do mês de referência.

Fonte: Valor Econômico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões) ou conteúdo ofensivo, racista, homofóbico ou de teor neonazista ou fascista (e outras aberrações do tipo) serão apagados sem prévio aviso.

alert('Olá prazer em conhecê-lo!'); alert('Olá ' + comment.authorUrl + ', prazer em conhecê-lo!');