domingo, 2 de outubro de 2011

A influência do Dólar no INCC - Índice Nacional de Construção Civil

O blog absoluto publicou um artigo que procura estabelecer os padrões pelos quais a variação da moeda norte-americana influencia os indicadores de preços de construção civil.

Prédio STJ

O artigo conclui que existe sim uma influência direta da variação do dólar sobre o INCC, que é o indicador por meio do qual o saldo devedor dos imóveis na planta são reajustados. O primeiro gráfico, mostrado abaixo, relaciona a cotação do dólar com o INCC tomado como base 100 em janeiro de 2000.



Além disso, para contribuir ainda mais nessa investigação, optamos por colocar em gráficos a variação mensal do INCC e compará-la com a variação mensal da cotação do dólar. Fizemos isso para quatro períodos diferentes. O primeiro deles foca a transição entre o governo FHC e Lula, em 2003, período no qual o dólar variou bastante.


Correlação INCC - Dólar - 2002

Pelo gráfico acima, pode-se verificar que o INCC parece ser pouco influenciado pelo dólar. Outro período que a moeda norte-americana mostrou grande volatilidade foi em 2008, após a eclosão da crise financeira internacional na sequencia da explosão da bolha imobiliária nos EUA. Esse período temos em dois gráficos a seguir.

Correlação INCC - Dólar - 2008

O primeiro, mostrado acima, colocando como centro do gráfico o ano de 2008. Novamente evidencia-se baixa correlação entre o dólar e o INCC.

Correlação INCC - Dólar - 2008 a 2011

O segundo gráfico relativo a 2008 colocamos um período mais amplo, chegando até 2011, para verificarmos a influência de longo-prazo do dólar no INCC, e novamente não identificamos essa correlação direta.

Correlação INCC - Dólar - 2010 E 2011

Por fim, o gráfico acima mostra a variação do dólar e do INCC entre agosto de 2010 e agosto de 2011, período onde o dólar veio perdendo valor frente ao real, e o INCC, por outro lado, subiu bastante, sobretudo em função dos reajustes de preços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões) ou conteúdo ofensivo, racista, homofóbico ou de teor neonazista ou fascista (e outras aberrações do tipo) serão apagados sem prévio aviso.

alert('Olá prazer em conhecê-lo!'); alert('Olá ' + comment.authorUrl + ', prazer em conhecê-lo!');